O que seria das histórias dos jogos sem um plot twist (reviravoltas)? Desfechos imprevisíveis são quase sempre garantidos para proporcionar momentos únicos e emocionantes.
Se você joga videogame há bastante tempo, provavelmente pode apontar alguns jogos com reviravoltas que mudaram a maneira como você pensava sobre a história e os personagens. Então aqui vai a lista com as reviravoltas mais emocionantes dos jogos!
10. PORTAL
Portal começa com uma série de testes sendo executados nas instalações da Aperture Science, e logo se torna aparente que algo muito mais sinistro está acontecendo. GLaDOS, a inteligência artificial que administra a instalação, leva Chell a várias pistas de obstáculos, prometendo uma grande recompensa se ela concluir todos os níveis.
Esta recompensa seria um tanto troiana: jogar nossa personagem em um incinerador. Dessa forma, a máscara da vilã artificial cai com a sua corrupção revelada antes de Chell acordar. Além disso, a inteligência artificial matou todas as outras pessoas na instalação, deixando unicamente a personagem para jogar seu jogo. Meio Jogos Mortais, não?
9. FINAL FANTASY VII
A maior reviravolta de Final Fantasy VII ocorre no meio do jogo quando Aerith, um dos personagens principais da história, é morto por Sephiroth. Uma das personagens mais heróicas do jogo, Aerith pode guardar o segredo para salvar seu planeta, mas ela é abatida pelo vilão antes que ela possa cumprir a sua missão. Embora ela seja provocada por um interesse amoroso pelo protagonista Cloud Strife, o relacionamento deles nunca se concretiza devido à morte de Aerith.
8. METROID
Era incomum ver um videogame na década de 1980 com uma protagonista feminina. Por esse motivo, foi chocante naquela época quando a verdadeira identidade de Samus Aran foi revelada no final de Metroid. Você joga como um “blindão” bravo de armadura no início e depois descobre que é uma mulher com o icônico traje poderoso. Naquele tempo, muitos ficaram chocados, mas foi interessante por parte da Nintendo ter decidido trocar os papéis de gênero fazendo de Samus uma mulher.
Confira: 10 Jogos Baseados em Livros!
7. ASSASSIN’S CREED 3
Assassin’s Creed III é um exemplo em que o mocinho é na verdade o bandido. O jogador é levado a acreditar que Haytham Kenway é um Assassino, procurando um santuário dos Templários nas colônias com a ajuda do seu filho, o Assassino Connor. Porém é revelado que Haytham era na verdade um Templário, e enquanto a trama parecia uma aventura de pai e filho, Connor precisou matá-lo para conter o crescimento dos Templários.
6. CALL OF DUTY: MODERN WARFARE 2
Modern Warfare 2 começa com o General Shepherd aparentemente superado do trauma de sua derrota por uma bomba nuclear, dessa vez liderando os Rangers. A reviravolta aparece no final da missão Loose Ends. Dois integrantes da Força Tarefa 141 foram assassinados a sangue frio pelo General em sua queima de arquivo. No fim, os últimos sobreviventes da 141 pedem ajuda ao vilão Makarov para encontrar Shepherd, vingar a morte dos colegas e revelar ao mundo a conspiração que ele havia criado para apagar a mancha desastrosa do seu passado, que custou a vida de milhões de pessoas.
Confira: Os 10 Melhores Jogos Mobile de Anime!
5. SILENT HILL 2
Silent Hill 2 é uma viagem horrível que atravessa a culpa, arrependimento, dor e sofrimento. No centro da história está James Sunderland, que chega a Silent Hill depois de receber uma carta de sua esposa morta dizendo que ela estaria viva e o esperando.
Entretanto, a missão para resgatar sua esposa se torna um pesadelo e logo vira um conto masoquista de redenção, quando é revelado que James matou sua esposa e que a carta é apenas um pedaço de papel em branco. James ficou louco por sua culpa, e tudo o que ele experimenta em Silent Hill é uma manifestação física de suas emoções reprimidas.
4. THE LAST OF US
Na última hora do jogo, o protagonista Joel escolta a jovem Ellie para um centro médico, a fim de encontrar a cura para um vírus ao qual ela parece imune. Quando eles chegam, é revelado pelo líder da instalação que Ellie terá que morrer para que os cientistas sintetizem uma cura para o vírus. Em resumo, Joel estava acompanhando Ellie até a morte durante todo esse tempo basicamente, sendo uma das reviravoltas mais chocantes e dilemáticas.
3. RED DEAD REDEMPTION
Depois de muitos contratempos, o ex-bandido John Marston consegue acabar com todos os membros de sua antiga gangue para salvar sua esposa e filho do corrupto Gabinete de Investigações. Após a matança, Marston se refugia no seu rancho para viver uma vida tranquila. Mal sabia que o Gabinete planejava matá-lo. O jogador é forçado a enfrentar uma linha de agentes fortemente armados, sem chances de sobreviver.
Confira: 10 melhores jogos de XBOX 360!
2. STAR WARS: KNIGHTS OF OLD REPUBLIC
Knights of the Old Republic é considerado por muitos como a maior história de Guerra nas Estrelas já contada. Durante a aventura, o jogador ouve histórias de Darth Revan, o herói Jedi que viajou além do espaço, retornando com uma poderosa força de invasão Sith, bem como Malak, seu aprendiz.
Grande parte da história envolve refazer os passos de Revan e Malak, a fim de descobrir por que os Jedi se voltaram para o lado sombrio. Então surge a reviravolta: você descobre que sempre controlou Revan. Sua memória foi apagada pelos Jedi, que estão te usando para revelar o segredo por trás do poder do Sith.
1. BIOSHOCK
Em BioShock, o jogador controla o misterioso Jack, um sobrevivente de um acidente de avião que deve se aventurar por uma cidade subaquática aterrorizante invadida por lunáticos. O líder da cidade é Andrew Ryan, que está travando uma sangrenta guerra civil contra o enigmático Atlas. Atlas direciona Jack através de muitas situações perigosas, com o objetivo final de derrubar Ryan de uma vez por todas.
Sempre que Atlas pede algo à Jack, ele começa sua frase com a frase: “você faria gentilmente”. Embora a princípio, esse padrão possa facilmente passar despercebido, é finalmente revelado em uma reviravolta chocante que Jack sofreu uma lavagem cerebral antes do início do jogo para cumprir qualquer instrução que comece com essas palavras.
Conclusão
São essas e outras reviravoltas que deixam as histórias dos jogos únicas, emocionantes, chocantes e absolutamente incríveis. Em suma, as reviravoltas nesse contexto traduzem um fato que ocorre não apenas no mundo da ficção, mas na realidade da vida cotidiana: “Nem tudo o que reluz é ouro”. Reviravoltas também nos fazem refletir sobre a realidade à nossa volta e sobre as pessoas e situações que podem ter mais de um lado.
Tem algum plot twist de jogos que não foi citado aqui? Manda aí nos comentários e compartilhe!