Os livros servem de base para filmes, séries, novelas e outros tipos de mídia, assim como para os jogos. Como são adaptados, às vezes é difícil identificar de que livros vieram determinados jogos. Não é uma tarefa fácil, mas transformar grandes histórias em uma realidade virtualizada proporciona novas e exclusivas experiências. Então confira agora a lista com 10 jogos que foram inspirados nos livros!
10. DYNASTY WARRIORS
Esta franquia popular é baseada em um grande épico chinês, escrito por Luo Guanzhong: Romance dos Três Reinos. Dynasty Warriors consegue transformar o livro em um divertido jogo hack n’ slash, seguindo a trama do fim da Dinastia Han, na qual 3 estados lutam pela supremacia do território Chinês.
É proporcionado ao jogador (com exceção do primeiro jogo) vivenciar aquele contexto histórico dramático adaptado, com diversas cenas que contam a história e fazem referência aos eventos citados no livro.
9. SPEC OPS: THE LINE
Baseado no livro O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, o jogo foi adaptado e modernizado da mesma forma que o filme Apocalipse Now, também baseado no livro. Na história original, o personagem principal conta a sua história passando pela África, na qual o seu amigo Sr. Kurtz fica louco após uma temporada no deserto, colocando pontos como o colonialismo, racismo e imperialismo à tona.
No jogo, o player precisa encontrar Konrad, o líder do seu batalhão, no meio do caos após uma tempestade de areia atingir Dubai. Além disso, é preciso enfrentar os inimigos, “aliados” e a própria mente afetada pelos traumas da guerra.
CONFIRA: Os 10 melhores jogos de Xbox One!
8. CALL OF CTHULHU: DARK CORNERS OF THE EARTH
Oriundo do conto de HP Lovecraft “The Call of Cthulhu”, inspirado também em “A sombra de Innsmouth”, a sua história apresenta um ser assustador de tentáculos que incorpora no jogo uma experiência sobrenatural de horror e trabalho investigativo, além do terror psicológico caracterizado em uma obra de Lovecraft. Com mecânicas de sobrevivência, pouca munição e sanidade menor ainda, o jogo consegue recriar o ambiente pavoroso das obras lovecraftianas mais famosas.
7. S.T.A.L.K.E.R.: SHADOW OF CHERNOBYL
“Piquenique à beira da estrada” dos irmãos Strugatsky, no qual o jogo é baseado, se passa após eventos extraterrestres ocorrerem ao redor do mundo. Com isso, vários locais ficaram com fenômenos e objetos perigosos, cujas propriedades são sobrenaturais. Entretanto, ao invés de extraterrestres, STALKER coloca no lugar o incidente nuclear ocorrido em Chernobyl, incluindo os experimentos governamentais.
6. METRO 2033
Metro 2033 de Dmitry Glukhovsky é ambientado em uma Moscou pós apocalíptica, com os últimos sobreviventes da catástrofe global tentando sobreviver nos túneis subterrâneos do metrô. No jogo, embora a história seja basicamente a mesma do livro (com adaptações de eventos), o que fica evidente são as mecânicas de sobrevivência e o horror que vai além dos eventos, dando vida ao livro com experiências viscerais, especialmente para quem gosta de jogos de terror.
CONFIRA: Os 10 melhores jogos de Playstation 3 já lançados!
5. TOM CLANCY’S RAINBOW SIX
A série de livros de Tom Clancy é constituída por uma equipe antiterrorista formada por membros do mundo todo, inspirando assim a adaptação para o jogo Rainbow Six: Siege da Ubisoft por exemplo. Este grupo utiliza diversas táticas exclusivas de ataque e espionagem, armas especiais e estratégias das mais variadas.
O jogo não é um run n’ gun como outros títulos FPS, tendo o seu foco em pensar antes de agir. Em resumo, o romance Rainbow Six traz uma visão do gênero militar de forma diferente, enaltecendo o trabalho em equipe, a inteligência e planejamento que são fundamentais para o sucesso, principalmente dentro do jogo.
4. MIDDLE-EARTH: SHADOW OF MORDOR
Em Shadow of Mordor, o protagonista é o guerreiro Talion de Gondor, que após morrer e voltar à vida, busca vingança pela morte da sua família. Além disso, o jogador pode conhecer a origem dos Anéis do Poder e enfrentar o mal de Sauron. Apesar de ser completamente adaptado, o jogo é inspirado nos livros de J. R. Tolkien. Shadow of Mordor foi escrito pelo mesmo criador de Red Dead Redemption, Christian Cantamessa e se localiza no período entre O Hobbit e a Trilogia do Anel, cronologicamente.
3. BIOSHOCK
O sistema objetivo do livro A Revolta do Atlas (Atlas Shrugged) de Ayn Rand está muito presente no jogo. Tanto no jogo quanto no livro, há um grupo de pessoas com mentes brilhantes que se afasta de um mundo ingrato, culminando em uma crítica divisora de águas: o individualismo e capitalismo isolacionista, defendido por um lado e reprovado por outro.
Os jogadores exploram a cidade de Rapture debaixo d’agua e se deparam com um mundo destruído por experimentos extremamente individualistas e auto-destrutivos em detrimento da sociedade. Em Bioshock, a visão de Rand é explorada não só pelas inovações e ganho de eficiência, mas principalmente por uma sociedade que vive em função do individualismo auto-destrutivo.
CONFIRA: Os 10 Melhores jogos de Assassin’s Creed!
2. ASSASSIN’S CREED
O livro Alamut, de Vladimir Bartol, apresenta um grupo de assassinos e guerreiros medievais conhecidos como Hashshashin, que serviu de inspiração para a franquia da Ubisoft. Era uma seita do Islã que lutava contra a autoridade sunita na era medieval. Em Alamut, a história foca numa equipe perigosa e enganada, enquanto no jogo o enredo se difere com um grupo de assassinos do bem, leais e dedicados à uma causa.
1. THE WITCHER
A obra literária de Andrzej Sapkowski foi bem adaptada diretamente para o jogo de mesmo nome. The Witcher conta a história do bruxo Geralt de Rívia, explorada em um mundo aberto incrível e baseado no mito polonês. Apesar da demora para a tradução do livro para o inglês em 2007, o sucesso internacional logo após sua tradução juntamente com o primeiro jogo chegaram na velocidade da luz, dada a sua narrativa incomparável. Além dos 3 jogos, The Witcher também se transformou em uma das melhores séries da Netflix do momento.