A Ordem Jedi é responsável por manter a galáxia unida no universo de Star Wars. A religião Jedi perdura a séculos, e existem diversas regras para que possa se tornar um Cavaleiro da Ordem. Em sua maioria as regras fazem sentido e ajudam o Padawan ou o seu Mestre a não penderem para o Lado Sombrio da Força. Contudo, existem algumas regras bem estranhas, que lhe faz se perguntar se vale a pena ser um Cavaleiro Jedi. Conheça as 10 regras mais ridículas dos Jedi!
10 Personagens de Star Wars que Merecem uma Série!
10 – O treinamento tem que ser iniciado muito jovem
Imagina um filho ser entregue a um completo estranho para servir uma Ordem, é um pouco estranho não? Por causa dessa regra, Anakin quase foi rejeitado pelo Conselho Jedi em Ameaça Fantasma quando Qui-Gon o leva para ser avaliado. No entanto, Qui-Gon foi firme quanto ao fato de que o Talento dele não deveria ser desperdiçado por causa de sua idade. Essa regra existe para que o jovem aprendiz não tenha relações familiares que desviem a sua atenção da Força. Devemos nos lembrar que o apego de Anakin com a mãe, Shmi, desempenhou um papel fundamental para levá-lo para o Lado Sombrio. Fazendo um adendo, grandes usuários da força já começaram seus treinamentos com a idade avançada em relação a regra Jedi, como o Luke e a Rey.
9 – É proibido abrir um Holocron Sith
Assim como os Jedi, os Sith possuem Holocron, comumente piramidais, que guardam informações para suas respectivas ordens. Os Holocron Sith são um dos objetos mais perigosos dá galáxia e para acessá-los é necessária a utilização do Lado Sombrio da Força. Por essa razão o Conselho Jedi declarou proibido abrir um Holocron Sith, mesmo que contenha informações essenciais para derrotá-los.
8 – O que um Jedi pode ou não manipular com a Força
É no mínimo estranho que os Jedi considerem certas práticas da Força como sendo do Lado Sombrio. São delimitações extremamente arbitrárias e que não fazem sentido. Por exemplo: Por que os Jedi não podem usar a força para sufocar os inimigos, como o Vader, mas podem utilizar o truque mental para manipular as pessoas, fazendo com que elas se inclinem a sua vontade?
10 Armas da DC que Podem Derrotar o Thanos!
7 – Obter bens materiais
De acordo com o livro Discípulo Sombrio, quando o Conde Dookan é retirado de sua família ainda criança, o Conselho Jedi manteve escondido de seu conhecimento sobre sua herança e sua elevada classe social. Mesmo com todas essas limitações impostas, a fim de impedir o Conde Dookan de ter apego ou lealdade desnecessárias com seus bens materiais, foi exatamente isso que o fez pender para o Lado Sombrio. Qando o Conde Dookan descobre tudo o que lhe foi negado inconscientemente, ele resolve deixar a Ordem Jedi para se tornar um aprendiz de Darth Sidious.
6 – Quebrar as tradições
O Conselho Jedi tem pouca paciência para aqueles que quebram suas tradições, quem tenta argumentar com o Conselho é repetidamente repreendido e informado que deve fazer apenas aquilo que lhe foi mandado. A Ex-Jedi Ahsoka Tano lutou contra essas tradições no livro Ahsoka. Enquanto ela refletia sobre as atitudes do Padawan, Barriss Offee, responsável pelo ataque ao Conselho Jedi, do qual Ahsoka foi culpada. Ela concluiu que o argumento de Offee é válido: que as tradições da Ordem eram, em certo grau, corruptas, mas o compromisso com a tradição os impediam de ver isso claramente.
5 – Mestres Jedi nunca podem ser questionados
As autoridades Jedi tem total controle sobre as decisões de seus Padawans, e a obediência do aprendiz deve ser completa e nunca questionada, qualquer manifestação pode ser punida com substituição. Ao menos pelos Padawans que nós já podemos ver, sempre ocorriam questionamentos, essa deve ser uma regra levada a sério somente pelo Conselho.
Em comemoração ao Star Wars Day, a Editora Panini oferece desconto em produtos da franquia!
4 – Esconder a verdade
Como mostrado em Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, o Mestre Obi-Wan diz que o pai de Luke era um Jedi que foi derrotado em batalha durante as Guerras Clônicas. Em Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi, depois do Luke descobrir que Darth Vader era o seu pai, ele questiona Obi-Wan e o confronta por não ter contado a verdade. Obi-Wan Argumenta, que não mentiu e que “de um certo ponto de vista”, uma vez que Anakin deixou de ser Jedi e foi derrotado em Mustafar, sua afirmação era verdadeira. Essas Meias verdades e omissões são usadas com frequência pelo Conselho para manipular os Jedi e fazê-los agirem da forma que eles querem. Só torçam para o Jedi não descobrir que teve sua confiança traída.
3 – Proibidos de ter relacionamentos românticos ou familiares
Essa é uma regra bastante famosa dos Jedi, principalmente por Anakin Skywalker. Os Cavaleiros não podem ter relacionamentos românticos, não podem ter vínculos familiares e nem podem ter filhos. De acordo com o Conselho Jedi, esse decreto vem da crença de que formar vínculos pode ser prejudicial, pois o Cavaleiro pode não ter equilíbrio mental e emocional necessário para usar a Força.
2 – Não explorar toda a capacidade da Força
Os ensinamentos Jedi contêm habilidades fantásticas que podem ser acessadas por uso da Força. Entretanto, os Jedi não podem explorar tudo que a força é capaz de produzir, mesmo quando tirado as habilidades do Lado Sombrio. Por exemplo, os ensinamentos oferecidos por Bendu, uma entidade sensível a força que Kanan, personagem de Star Wars: Rebels, encontra no episódio “Steps Into Shadow”. Bendu não se encontrar nem do Lado Luminoso e nem no Lado Sombrio, atingindo o equilíbrio, e com isso, ele tem acesso a poderes da Força desconhecidos pelos Jedi, permitindo que Kanan restaure a sua visão.
Lista de Star Wars: do pior ao melhor!
1 – Quebra uma única regra pode levar a expulsão
O Conselho Jedi emite várias regras e editais que todos da Ordem devem cumprir e seguir cegamente os comandos promulgados. Em caso de descumprimento da regra, pode ocorrer expulsão da Ordem. Mesmo com regras tão rígidas, todos os Jedi acabam sendo culpados por transgressão em um ponto da história, como o Obi-Wan tendo um apego amoroso, Mace Windu entrando em batalha sozinho contra o Palpatine ou Luke com apego emocional com a família e amigos.
Se você leu até o fim, nos diga o que achou? Faltou alguma regra estúpida dos Jedi? Será que foi por isso que o Luke disse que os Jedi precisavam acabar em Star Wars: Os Últimos Jedi? Sua opinião é importante para nós, Obrigado.