Star Wars é a maior franquia nerd de todos os tempos. Em um total de 10 filmes (com o 11º chegando em dezembro deste ano) campeões de bilheteria, acumulou milhões de fãs e atravessou gerações.
Criada pelo gênio George Lucas, a saga possui um vasto universo, com diferentes tipos de personagens, raças, espécies, planetas e naves. Mas também, diferentes filmes. Mesmo sendo a queridinha da comunidade geek, há algumas obras que não são tão queridas assim, e outras que são consideradas obras-primas.
Aqui está o ranking das produções cinematográficas de Star Wars! Da pior para a melhor!
10. Han Solo: Uma História Star Wars
O polêmico spin off da saga sobre o piloto favorito de todos, não agradou nem um pouco. Apesar de possuir um bom elenco, o filme fica muito abaixo da maioria dos outros da franquia.
Não acrescenta em nada ao universo e serve apenas para responder perguntas – que ninguém pediu – sobre o passado de Han Solo.
O filme foi dirigido por Ron Howard e foi um dos piores desempenhos de Star Wars em questão de bilheteria.
9. Ataque dos Clones (Episódio II)
Lançado em 2002, o filme foi um balde de água fria para os fãs. Apesar de um terceiro ato bem satisfatório , o filme demora para se desenrolar, focando no romance de Anakin com Padmé.
Muitos já estavam decepcionados com seu antecessor, Ameaça Fantasma, mas se desapontaram mais ainda com este que parecia mais uma enrolação para a história. Um filme inteiro para contar a cena da perda de Anakin, que o levaria ao seu trágico destino em Vingança dos Sith.
Dirigido por George Lucas, a produção fez uma bilheteria em torno dos 600 milhões.
8. A Ameaça Fantasma (Episódio I)
Este também é polêmico. Por muitos é considerado o pior da franquia. Porém ele tem suas virtudes.
Além de ter marcado a volta de Star Wars aos cinemas após 15 anos, o filme trouxe cenas e vilões memoráveis e, uma pegada totalmente diferente para a saga.
Possui um tom mais leve, introduziu o personagem Jar Jar Binks, que é ridículo, mas gerou vários memes anos mais tardes na internet. Darth Maul é um dos maiores triunfos do filme, é o vilão favorito de muitos fãs.
O filme também ajudou a expandir o universo, trazendo elementos novos e explorando a cultura dos Jedi. Dessa forma, trouxe o bilhão de bilheteria para a franquia.
7. Rogue One: Uma História Star Wars
Lançado em 2016, Rogue One também possui uma recepção mista. Alguns dizem ser o melhor Star Wars… outros dizem que não precisava existir…
A ideia é muito interessante: apresenta um grupo de rebeldes que roubam os planos da Estrela da Morte, que posteriormente será fundamental na cronologia da saga. Além de Han Solo, é o único filme que não apresenta pelo menos um único Jedi em sua trama. Mesmo assim, possui toda a alma e a Força que percorre o universo Star Wars.
Dirigido por Gareth Edwards, fez mais de um bilhão em bilheteria. Mas será que era um filme realmente necessário?
6. Uma Nova Esperança (Episódio IV)
O primeiro de todos. O que apresentou essas galáxias para o mundo. Uma Nova Esperança é nada mais nada mesmo que um marco.
Porém, há quem diga que o filme não é tão repleto de ação como os outros. Uma pessoa que não conhece nada de Star Wars, pode começar a ver a franquia por este, e estranhar. É um filme bem antigo, que apresenta personagens e um universo.
É incrível? É. Mas pode não ser uma boa porta de entrada para muitos, além de ser um pouco mais “parado” do que os seguintes desta lista.
Fez 700 milhões de bilheteria.
Disney divulga novo trailer de “Star Wars: A Ascensão Skywalker”!
5. A Vingança dos Sith (Episódio III)
Sem muitos spoilers, esta obra é simplesmente icônica. A queda e ascensão da maior figura/personagem de Star Wars. Só isso.
Cenas marcantes, diálogos poderosos… tudo nesse filme é importantíssimo para os fãs de Star Wars. A trilogia próloga foi criada para contar essa história e é por causa desse filme que muitos a defendem.
O último dirigido por George Lucas fez 800 milhões em bilheteria.
4. O Retorno de Jedi (Episódio VI)
A conclusão da trilogia original não poderia ocupar outra posição. Finalmente vemos Luke Skywalker como um Jedi experiente. Em ação. As cenas são de tirar o fôlego.
Qualquer fã de Star Wars fica vidrado vendo esta produção. Até os figurinos são memoráveis…
O filme fez 400 milhões de bilheteria.
3. Os Últimos Jedi (Episódio VIII)
Outra polêmica aqui. Muitos criticaram este segundo filme da nova trilogia… mas ele é ousado.
Desconstrói várias regras da franquia, mas sem perder a coerência. Arrisca mais do que todos os outros filmes da franquia. Além de ser quase perfeito tecnicamente. Com homenagens emocionantes para Carrie Fisher (Leia) e Mark Hammil (Luke), é um divisor de águas para a saga.
Escrito e dirigido por Rian Johnson, fez mais de um bilhão de bilheteria.
2. O Despertar da Força (Episódio VII)
Apresentando novos rostos na galáxia tão tão distante… esta obra é uma grande homenagem a tudo que Star Wars representa. Apesar de repetir um pouco a fórmula de Uma Nova Esperança, o filme traz uma infinidade de novas histórias… novas possibilidades.
É difícil ver alguém falando mal desse filme, é uma obra que foi apreciada por todos, inclusive introduziu Star Wars para uma nova geração…
J. J. Abrams é o diretor e o filme fez em torno de 2 bilhões de bilheteria.
1. O Império Contra-ataca (Episódio V)
Outro divisor de águas para a franquia… Uma das cenas mais icônicas da história do cinema se encontra nesse filme. Não há muito mais para falar né?
Sabe construir a tensão, cheio de reviravoltas… e no final, o Lado Sombrio da Força prevalece…
É sempre listado como um dos favoritos dos fãs, pois simplesmente marcou uma geração.
Lançado em 1980, possui 500 milhões em bilheteria.