Top 5 Filmes clássicos do cinema para conhecer!

Quando falamos de importância histórica e/ou impacto cultural, alguns filmes nem sempre recebem o reconhecimento que merecem. Nesta lista dos top 5 filmes clássicos mais subestimados do cinema, destacaremos  algumas obras-primas muitas vezes esquecidas, ou pouco conhecidas pelo público e que valem muito a pena serem vistos!

5- Uma Garota Irresistível:


O drama biográfico lançado em 2006 e dirigido por George Hickenlooper. O filme retrata a vida da icônica artista e musa da pop art dos anos 60, Edie Sedgwick, interpretada por Sienna Miller. Com uma abordagem autêntica e envolvente, o filme explora a ascensão e queda da jovem socialite, bem como seu relacionamento complexo com o artista Andy Warhol, interpretado por Guy Pearce.

No longa voltamos no tempo, para a era de ouro da cena de arte de Nova York em lendárias festas na Studio 54. O figurino aclamadíssimo por críticos de moda, nos leva diretamente aos ápice dos anos 60 e suas problemáticas, como a vida frenética dos artistas e seu relacionamento com a fama e vícios.

Uma Garota Irresistível (Factory girl) é de suma importância para todos os amantes da arte e da moda e merece mais destaque nas listas de cinéfilos por todo mundo!

Imagem: Reprodução

4- Como agarrar um milionário:

Lançado em 1953 e dirigido por Jean Negulesco, a trama acompanha três modelos ambiciosas, interpretadas por Marilyn Monroe, Betty Grable e Lauren Bacall, que planejam se casar com homens ricos para alcançar a segurança financeira. Com situações hilárias e performances cativantes, o filme aborda temas de amor, amizade e autodescoberta.

No longa podemos enfim ver a versatilidade e carisma de Marilyn, que é sempre um ponto positivo, fora a abordagem do empoderamento feminino, assunto muito progressista para a época em que foi lançado.

É um filme leve, porém com uma complexidade sutil, muitos de seus ensinamentos são relevantes até hoje e sua verdadeira mensagem se esconde nas entrelinhas e nas fabulosas atuações de Marilyn, Betty e Lauren.

Imagem: Reprodução

3- Rosa Púrpura do Cairo:


Dirigido por Woody Allen, em 1985, o filme que recebeu três indicações ao Oscar acompanha a história de Cecilia, que vive a difícil realidade da Grande Depressão, buscando refúgio no cinema. A trama se desenrola de forma encantadora quando um personagem da tela ganha vida e entra em sua jornada pessoal, explorando a fronteira entre fantasia e realidade.

Com temas profundos como o escapismo e a procura pela felicidade, Allen nos transporta para um misto de realidade e fantasia, dando um novo significado a “quebrar a quarta parede do cinema”, marca registrada de seu estilo de direção.

O longa possui um grande contexto histórico, podendo ser usado como objeto de estudo para moda, artes e cinema, a conexão entre realidade e fantasia se assemelha ao surrealismo e por isso, muitas vezes pode ser incompreendido aos olhos do público.

Imagem: Reprodução

2- Crepúsculo dos Deuses:

Dirigido por Billy Wilder e lançado em 1950, é um clássico do cinema noir que narra a decadente história de Norma Desmond, uma estrela do cinema mudo, e seu envolvimento com um roteirista falido.

O filme explora temas como ambição, ilusão e a cruel realidade de Hollywood, com performances memoráveis de Gloria Swanson e William Holden, é dele que vem a famosa citação “All right Mr. DeMille, I’m ready for my close-up”, amplamente citado em sitcoms e filmes da cultura Pop como “Gilmore Girls” e “Better Call Saul”.

Crepúsculo dos Deuses foi indicado a 11 estatuetas, levando 3 Oscars, e inspira cineastas do mundo inteiro até os dias atuais com sua proposta de sátira social e roteiro inovador. Um filme que pode parecer denso, mas que por sua irreverência e diálogos impecáveis, se torna leve e divertido!

Imagem: Reprodução

1- Hello Dolly! :

O musical dirigido por Gene Kelly , em 1969. Estrelado por Barbra Streisand, a história acompanha a casamenteira Dolly Levi em busca do amor verdadeiro. Com reviravoltas românticas e números musicais encantadores, ambientados na Nova York do século 19.

O filme é uma adaptação do famoso musical da Broadway e se destaca pela brilhante atuação de Streisand, seus números de dança são usados como referências em filmes até hoje, como por exemplo a animação “Wall-E”. O longa também recebeu 7 indicações ao Oscar, levando apenas 1 estatueta por melhor direção de arte.

Hello Dolly ganhou uma versão brasileira nos teatros recentemente, o musical “Alô, Dolly!”. A produção ganhou notoriedade entre os apaixonados pela Broadway, mas sua adaptação cinematográfica ainda permanece pouco conhecida. Principalmente por ser ofuscada pelos grandes sucessos de Streisand “Funny Girl” e “Yentl”.

Imagem: Reprodução

Essa lista dos top 5 filmes mais subestimados do cinema revela verdadeiras jóias escondidas que merecem ser valorizadas. Que tal assistir a essas obras incríveis e contribuir para sua popularização, compartilhando sua apreciação com outros cinéfilos de plantão?

Compartilhe: