Profissional convidado pelo VFXRio, parceiro do festival há cinco edições, vai revelar os segredos por trás do filme ganhador do Oscar de Melhor Animação em 2019
A CCXP tornou-se o epicentro da cultura pop ao redor do mundo, onde os fãs podem expressar seu amor, compartilhar ideias e ficar frente a frente com seus artistas favoritos. E como são pessoas apaixonadas pelo conhecimento, descobrir como as obras tomam forma e ganham vida tem grande importância para essa experiência. Por isso, na quinta-feira (5), o festival recebe Pav Grochola, supervisor de efeitos visuais (VFX Supervisor) da Sony Pictures Imageworks e integrante do time responsável pelo ganhador do Oscar 2019 na categoria de Melhor Animação, o longa “Homem-Aranha: No aranhaverso”. Sua participação na CCXP19 – que acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo – é um convite do VFXRIO, um dos mais importantes eventos dedicados à tecnologia e entretenimento, realizado entre 30 de novembro e 2 de dezembro, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro.
Os segredos utilizados pela equipe do filme, e que foram responsáveis por torna-lo um marco na história das animações, serão revelados por Pav Grochola. Um dos elementos mais elogiados pelos especialistas foi o estilo escolhido. Com uma mistura de animação tradicional, quadrinhos e CGI, “Homem-Aranha: No aranhaverso” adotou um formato híbrido, descartando-se como algo nunca antes visto nos cinemas e como um filme aclamado pela crítica e público. O longa rendeu a ele o prêmio da Visual Effects Society na categoria Simulação de efeitos especiais em animação.
Atualmente, Pav Grochola é supervisor e Lead VFX artist da Sony Pictures Imageworks. Depois de terminar o curso de Belas Artes na Austrália, em 1999, Grochola viu seu futuro na produção digital de conteúdo. Ele começou a carreira produzindo efeitos visuais para comerciais e, logo depois, mudou-se para Londres para trabalhar com cinema. O profissional passou cinco anos na Double Negative, especializou-se em animação e trabalhou em vários filmes da franquia Harry Potter. Sua carreira inclui 29 longas-metragens e inúmeros prêmios, entre eles o Annie Award por seu trabalho em “Edge of Tomorrow” (No Limite do Amanhã).