Crítica I Sex Education – Muito Mais Do Que Só Sexo

A série do momento debate temas importantes na adolescência, e não só sobre sexo.

Antes da temporada

A primeira temporada de Sex Education foi aclamada principalmente por jovens, por abordar uma questão muito importante, que é a educação sexual nas escolas. Por conta da onda de conservadorismo no mundo hoje em dia, o assunto nem sempre é abordado nas escolas, ou se é, não é feita de forma satisfatória. Essa é a deixa da premissa da primeira temporada da série, o jovem Otis Milburn (Asa Butterfield), filho de uma terapeuta sexual, cria uma “clínica” de aconselhamento sexual em seu colégio.

Já na primeira temporada, a educação sexual não é o único assunto na série: ela também trata de bullying, homofobia, aborto, assédio, feminismo, amizade, trauma e aceitação.

Trama, roteiro e personagens (Alerta de Spoiler)

Depois que sua amiga Maeve Wiley (Emma Mackey) é expulsa do colégio, Otis para de dar conselhos sexuais para seus colegas. Mas quando o colégio sofre um suposto surto de clamídia, Otis se vê na obrigação de voltar com a clínica. Para seu desespero, sua mãe (Gillian Anderson) é contratada para fazer uma sondagem acerca da educação sexual no colégio depois do surto.

Cada personagem tem seu próprio arco: acompanhamos as questões familiares de Otis e suas reflexões na personalidade e modo de agir, a descoberta da pansexualidade de Ola, a autossabotagem de Jackson, o triângulo amoroso de Eric, a volta da mãe de Maeve, o assédio de Aimee, a superação de Adam e o coração partido de Jean.

Todas as histórias são fluidas e os personagens, muito bem caracterizados e trabalhados. Temos também novos personagens: Rahim e Isaac, com muita polêmica envolvendo os dois.

A mãe de Otis, Jean, tem uma participação maior nessa temporada. Trabalhando no colégio cujo diretor é conservador e não a quer ali, ela persiste até o fim, encarando humilhações dos alunos, até que ela é aceita pelo corpo escolar por seus conselhos. É importante notar como o sexo é motivo de piada e é mau visto no ambiente escolar. Além disso, ela descobre sobre o empreendedorismo de Otis no colégio, e fica extremamente magoada com as mentiras e omissões do filho.

Nenhum desses personagens tem o arco tão bem resolvido como o de Aimee. Depois que eu homem ejacula em sua perna no ônibus, ela faz pouco caso da situação até que Maeve a leva para a polícia, onde ela faz uma denúncia. Depois, ela não consegue mais subir no ônibus com medo do homem que a assediou, e passa a andar muito para todos os lugares que vai. Ela mantém isso em segredo por vergonha, mas acaba contando para algumas meninas, que se identificam e também contam casos de assédio. No dia seguinte, as meninas acompanham Aimee em seu ônibus, mostrando que ela não está sozinha. É uma cena emocionante de mulheres que apoiam mulheres, e provavelmente a cena mais importante da 2ª temporada.

Depois da temporada

Ainda bem que já temos a 3ª temporada confirmada. Muitos assuntos ainda precisam ser resolvidos, como a gravidez de Jean, o relacionamento de Eric e Adam e de Otis e Maeve. A segunda temporada de Sex Education nos entrega uma realidade profunda dos adolescentes, abordando questões que são tabus na nossa sociedade (mas que não deveriam ser), sem perder o humor.

9

NOTA

Compartilhe: