Resenha | Nós – Iêvgueni Zamiátin

A DISTOPIA QUE INSPIROU GEORGE ORWELL

Sobre o livro

Nós é um romance distópico escrito por Yevgeny Zamyatin após a Revolução Russa¹. Livro quase esquecido e deixado à sombra daqueles que o beberam como fonte, Nós, inspirou clássicos da distopia como Admirável Mundo Novo do escritor inglês Aldous Huxley e 1984 de George Orwell.

Zamiátin foi um engenheiro e escritor russo fortemente perseguido pelas suas críticas ao regime político de seu país. Esta edição traz uma carta enviada a Stálin solicitando exílio voluntário, visto que era proibido de publicar seus textos na Rússia. Nesse livro também consta uma resenha feita por George Orwell na década de 40.

Desenvolvimento

A história se passa no futuro, num mundo onde a matemática é a linguagem oficial. Neste século todas as ações requerem lógica como explicação. Tudo é designado por números, inclusive as pessoas, embora ainda exista a diferenciação biológica.

D-503, o personagem principal, é um entre os muitos matemáticos do Estado Único. O caos de D-503 começa quando ele percebe que uma desconhecida, I-330, não se comporta conforme o previsto. As diferenças enxergadas na mulher o incomoda profundamente e ele a compara à “uma componente irracional que se introduz numa equação e não pode ser analisada”.

As trivialidades da vida não passam de programações feitas pelo Benfeitor. Privacidade não existe e todos vivem cercados de paredes de vidro que só são fechadas, e por alguns minutos, nos Dias Sexuais. Não há casamento nem família e sexo é feito sob permissão e com tempo cronometrado. Não existe mais eu, só existe nós.

Perceber a ilusão a qual estava submetido tira o sono e coloca a vida do matemático em risco. No livro vemos que essa nova percepção do personagem significa que ele desenvolveu uma alma e para o Estado isso é um perigo que precisa ser dizimado. D-503 conhece as intenções de I-330 o que, de acordo com as suas emoções, torna a leitura, propositalmente, mais confusa.

Considerações Finais

Escrito numa época difícil, é um tratado de coragem e experiências do autor. As ideias não vieram apenas da imaginação Zamiatin, pois claramente nos leva aos acontecimentos históricos da Rússia no início do século passado. Posso dizer que é uma crítica ao Estado que promete felicidade em detrimento da liberdade. Mais atual impossível. Vale muito a leitura!

Informações técnicas (retirados do site da editora): 

Formato(s) de venda: livro

Tradução: Gabriela Soares

Páginas: 344

Gênero: FICÇÃO CIENTÍFICA, CLÁSSICOS, DISTOPIA.

ISBN: 9788576573111

Lançamento: 2017

Editora: Aleph

 

¹ Conflitos resultantes da insatisfação popular que derrubou a dinastia Romanov em 1917 e levou os Bolcheviques ao poder sob a liderança de Lênin. 

10

NOTA

Compartilhe: