Crítica | Gato de Botas 2: O Último Pedido

ANTES DO FILME

Onze anos após o lançamento do primeiro spin-off da aclamada série de filmes Shrek estrelando Antonio Banderas como o indomável Gato de Botas, estreia no circuito nacional a sequência intitulada O Último Pedido. Nesse filme, Gato de Botas descobre que já gastou oito de suas nove vidas e entra em uma jornada com outros personagens do universo fábulo de Shrek para encontrar o lendário “Último Pedido.”

DURANTE O FILME

O Gato de Botas sempre foi um personagem pra lá de interessante na franquia Shrek não só por seus maneirismos marcantes como seus enormes olhos ou seu vestuário no maior estilo Zorro, mas sim por seu caráter icônico de lenda e a forma como ele navegava pelos filmes deixando sua marca, ao mesmo tempo em que sua presença não era irremovível. Seu personagem, portanto, foi uma excelente escolha para iniciar uma franquia de spin-offs.

Nessa sequência, o tema de amadurecimento é foco. O Gato de Botas que, outrora, era destemido, diligente, vagante, hoje se encontra em uma situação complicada: todas essas características que o personificavam, agora podem ser incitadores de seu fim. A morte é recorrente no filme ao modo em que se põe a finidade das extravagâncias e vaidades da vida ‘lendária’ do herói felino. Não há engano aqui, Gato de Botas 2 é sim um filme infantil, porém dotado de pensamentos maduros que atravessam todas as esferas e etapas da vida.

O filme inova, também, na forma em como escolhe aspectos visuais para entregar a narrativa. As cores, os desenhos e os efeitos diferem bastante dos trabalhos anteriores da franquia. São aspectos vibrantes e vistosos que impressionam desde o desenho base dos personagens e objetos até a forma como a passagem dos frames ocorre. Gato de Botas é um show de visuais incríveis com uma montagem que envolve e cativa.

DEPOIS DO FILME

Gato de Botas 2 é um sucessor exemplar para uma franquia já solidificada. Com visuais incríveis, uma história madura e uma narrativa envolvente, o filme entrega coesão e criatividade para o mercado de animação infantil em um momento necessário. É um excelente filme tanto para crianças quanto adultos, pois entende que certos dilemas ultrapassam os limites geracionais, e faz tudo isso com primor técnico e pragmático. 

8

NOTA

Compartilhe: