ANTES DO FILME
Em uma colônia religiosa afastada no norte americano, um grupo de mulheres se unem para combater uma rotina de abusos e violências que ali ocorrem. Dirigido por Sarah Polley, esse longa está duplamente indicado ao Oscar desse ano nas categorias Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Um retrato singelo e avassalador do poder da conversa e da união.
DURANTE O FILME
Em Entre Mulheres a narração é um dispositivo utilizado durante todo o longa, especialmente nos momentos de introdução e conclusão e logo de início propõe-se, também, como uma ferramenta provocativa. Quem conta essa história é uma das personagens ali presente. O que, por ora, poderia parecer uma história contada a caráter universal é, em realidade, contada unicamente para uma pessoa que sequer nasceu ainda durante os eventos do filme. Aliás, a compactabilidade é um instrumento sagaz aqui: toda a convenção narrativa ocorre em um período de cerca de 24 horas.
O desafio é claro, mas essas mulheres estão entre a cruz e a espada para a resolver a situação. Em tradução livre do título original, Mulheres Falando é uma escolha sucinta para representar o filme. De fato, o longa consiste na coleção das conversas dessas mulheres durante um dia, analisando as amarras, os devaneios, os perigos e as responsabilidades de cada possível decisão final.
Não há exuberância de cenários ou locações diversas, mas sim o contínuo uso de um espaço expandido, tal qual uma peça de teatro. Entre Mulheres é, enfim, um poderoso ensaio do poder do arbítrio. A diretora Sarah Polley examina a pertinência da fala e da experiência – esta última marcada pelo uso de flashbacks – em frente a uma situação desafiadora.
DEPOIS DO FILME
A belíssima trilha sonora, as poderosas performances e o clima de tensão fazem de Entre Mulheres um filme dominante. Apesar do visual acinzentado que, por horas, incomoda, há aqui uma forte narrativa bem contada. Por fim, as palavras e as entonações fazem do filme um conto prestigioso sobre o papel de gêneros e do patriarcado na sociedade atual, além de trazer importantes questionamentos quanto à religião dentro da contemporaneidade.