Resenha | Corpos Ocultos – O livro da 2ª temporada de You!

Uma sequência que faz jus ao primeiro tanto em seu ritmo instigante, nos presenteia com surpreendentes viradas de roteiro que nos fazem constantemente nos perguntar o que acontecerá em seguida, mas que por vezes exigem do leitor que ele feche os olhos para algumas coisas.

SOBRE O LIVRO

Os eventos de Você, o livro anterior a este, perseguem Joe ao ponto de que até em seus momentos de prazer e alegria ele não consegue se desvencilhar das pontas soltas que deixou para trás que poderiam condená-lo, Corpos Ocultos o nome do livro que é uma sequência direta dos eventos de Você, nos mostra um Joe decidido em deixar seu passado para trás e recomeçar mesmo que sua mente não permita que seja assim tão fácil quanto ele imaginou que seria, já que cada um dos seus passos ganhou uma grande notoriedade midiática mesmo que o verdadeiro responsável por eles ainda não seja de conhecimento público, e ele espera que continue assim.

O nome do livro já diz muito do que teremos ao longo dessas páginas, uma lista ainda maior e mais significativa de mortes causadas pelo nosso protagonista que agora têm ainda menos pudores que antes, ele sabe que cruzou uma linha, por mais que em sua mente ele sempre tenha justificativas para seus atos cruéis, ele tem consciência que nada é como antes, e aqui ele será constantemente lembrado disso. 

Essa sequência irá nos mostrar o quão perigoso é estar entre Joe e seus alvos, mesmo que indiretamente, e aqui ele terá mais de um alvo e nenhuma intenção de perdê-los de vista.

 

DESENVOLVIMENTO

Quando uma traição ocorre o veremos caçar sua presa incessantemente com suas habilidades surpreendentes de stalker, a rejeição e traição despertam em nosso protagonista uma sede de vingança insaciável,  ao ponto desse sentimento guiá-lo para o lugar em que mais detesta Los Angeles, lá ele precisa quebrar regras, não as da lei, essas ele já quebrou há algum tempo, mas as suas próprias regras, pois só assim ele conseguirá cumprir seu objetivo e ele não têm intenções de ir embora antes que  termine sua missão, e a cada frustração o vemos ainda mais dedicado a colocar um fim naquilo de uma vez por todas.

“Imprimo seu histórico de busca e não há nada mais apavorante do que perceber que a pessoa que te conhece melhor é quem menos te ama, até sente pena de você”. página 41.

E por acaso na cidade onde ele nunca iria imaginar encontrar alguém que pudesse chamar sua atenção está sua Love, o seu novo interesse romântico. 

Diferente de Beck, Love tem muito o que oferecer e quanto mais ela mostra do seu mundo maior é o desejo de Joe de fazer parte dele, mas ele não ambiciona a alcunha de apenas o namorado de Love, ele quer fazer parte ativamente daquilo, fazendo algo grandioso ou que no mínimo gere admiração dos de mais, despertando no homem de Nova Iorque ambições que ele acreditava não ter, a cidade o estava mudando, ou só nos  revelando o nós já sabíamos? Já que tudo isso remete a algo simples: a necessidade ser aceito. 

E assim ele mergulha de vez em seu lado sombrio para conseguir manter a vida perfeita que tem e poderá ter ao lado daquela mulher que o fascina nem para isso ele precise dar passos para trás. 

Podemos observar uma diferença quanto ao primeiro livro é a quantidade de personagens e de interações, se antes o núcleo consistia em um Joe quase sempre a espreita, aqui ele se faz presente já que Love abre seu mundo para ele, ela uma mulher intensa e um livro aberto quer que Joe desfrute dos seus privilégios sem que nenhum dos dois se preocupe com pormenores, sua família com seus pais excêntricos, seu irmão dependente químico e abusivo, todos aparecem e têm funções significativas para o andamento da trama, mas em paralelo vemos Joe interagindo com outras pessoas para cumprir o que o levou até aquela cidade, ou seja, nesse livro as relações são ainda mais importantes e elas são como uma teia interligadas entre si, as pessoas podem não saber do que ele é capaz ao envolver-se com ele, mas ele ainda não percebeu que não está mais em Nova Iorque e essa teia de relações pessoais está prestes a prender nosso protagonista em seu próprio jogo. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quem leu o primeiro tenho certeza que irá gostar do segundo, mesmo que aqui tenhamos de fechar os olhos diante de alguns absurdos que pouco fariam sentido, suspensão da descrença é um artifício necessário, não que o primeiro já não tenhamos o feito, mas não pense que faz a experiência ser ruim, mas o alerta é necessário para possíveis estranhamentos que alguns eventos do livro possam causar e aos pontos de exclamação e/ou interrogação que irão surgir nas cabecinhas de vocês, porque na minha surgiram muitos. 

Decididamente é mais sombrio, se no primeiro o Serial Killer Joe demora bons capítulos e mata pontualmente aqui seu número de vítimas aumenta e ele têm muito mais interesses que ele chega ou não a eliminar ao longo da história nos mostrando um protagonista frio, calculista que usa do amor para esconder sua crueldade e justificar seus atos, mas no fundo até ele sabe a verdade por trás dos seus atos. 

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: Corpos Ocultos.

Formatos de vendas: livro físico e digital.

Páginas: 352.

Gênero: Ficção.

Ano de publicação: 2019.

Editora: Rocco.

9

NOTA

Compartilhe: