Columbine é lembrado até os dias de hoje sempre que um episódio horrível e similar ocorre, mas boa parte do que sabemos sobre o massacre está errado.

Sobre o livro

Columbine é um estudo definitivo sobre o  massacre em Columbine. Sendo um dos primeiros repórteres a chegar à cena do massacre, Dave Cullen se esforçou muito para juntar material suficiente para a confecção dessa obra documental tão amplamente detalhada. Foram 10 anos de pesquisa entregues nas 480 páginas desta obra. 

Contendo todas as informações a qual Dave teve acesso, o livro é apresentado de uma forma cronológica dos acontecimentos, de acordo com o relato do diário de um dos assassinos, além de todo material apurado por Dave. Desde relato de sobreviventes, dos parentes das vítimas, dos pais de Eric e Dylan, psicólogos, até o material da polícia.

Numa linda edição em capa dura, Columbine, lançado no Brasil pela Darkside Books, traz relatos exatos intercalando o pré e o pós massacre, detalhando a vida dos dois adolescentes assassinos e suicidas, dos 12 estudantes assassinados juntamente com 1 professor. 

Contendo cronogramas de fatos, cópias de partes do diário de Eric, e uma riqueza de detalhes às vezes chocante e desnorteante, Columbine veio para nos fazer entender muitas coisas a respeito do ocorrido. As perguntas mal feitas, a interferência da mídia na investigação, a real motivação desse massacre. Um olhar através da vida de Eric e Dylan, seus amigos, professores e familiares e o impacto causado por tudo isso na vida dos estudantes e moradores da comunidade de Jeffco.

Desenvolvimento e Personagens

Embora grande parte da geração Z  mal saiba de que se trata, o massacre na escola Columbine ocorreu no dia 20 de abril de 1999 em Jeffco (Jefferson Country), no Colorado, EUA. Mesmo que não tenha sido o primeiro tiroteio em massa, o Massacre em Columbine foi o primeiro da era digital.

Me recordo de toda a curiosidade e pavor ao qual me vi envolvida à época. Contudo foi algo bem fugaz. Afinal, tinha apenas 14 anos e o acesso à internet não era tão amplo como hoje em dia. A era digital chegou um pouquinho tarde na minha casa. 🙂

20 anos depois, foi com grande surpresa que tive a oportunidade de receber esta obra para leitura. E posso garantir que o tamanho da surpresa após a conclusão do livro foi imensurável.

Dave nos apresenta Eric Harris e Dylan Klebold. Dois adolescentes oriundos de uma família classe média, onde tinham amigos, emprego, notas altas, um lar tranquilo, e mesmo assim, tinham um lado ao qual ninguém conhecia. Uma raiva mal administrada e frustrações que acarretaram num planejamento de mais de um ano de um assassinato em massa.

E é numa riqueza de detalhes (como mostram os diários de Eric que foram apreendidos após o massacre), que o plano de matar 400 pessoas por meio de bombas escondidas na cafeteria da escola durante o horário de pico do almoço surge. As armas seriam apenas para matar os “sortudos fugitivos” no estacionamento do prédio. 

O plano acabou sendo falho. As bombas não explodiram, o que forçou Eric e Dylan a recorrerem ao Plano B: Atirar em qualquer pessoa que aparecesse pela frente. Graças a essa falha, o saldo de mortes foi de 12 alunos, 1 professor e o suicídio de Eric e Dylan.

Considerações finais

Columbine é uma leitura enriquecedora. um grande trabalho de pesquisa de Dave Cullen. Para amantes da linha Crime Scene da Dark, Columbine é um prato cheio. Recheado de informações e detalhes.  Além obviamente, da edição que está como sempre, impecável. É a Darkside mantendo o padrão trevoso de qualidade.

Contudo vale lembrar:

Embora não tenha imagens no livro, os detalhes descritivos são bem fortes em algumas das vezes. Além de fortes relatos de toda a dor e tormento vivido por muitos no momento. Caso não se sinta pronto para receber essa forte carga emocional, não leia.

 

Informações técnicas (retirados do site da editora):

Formato(s) de venda: livro, e-book

Tradução: Eduardo Alves

Páginas: 480

Gênero: Não-ficção

Formato: 16 x 23 cm

ISBN: 9788594541536

Lançamento: 04/10/2019

9

NOTA

Compartilhe: