Resenha | BTK Profile: Máscara da Maldade

"ESCOTEIRO, PAI DE FAMÍLIA  E PRESIDENTE DA CONGREGAÇÃO LOCAL. UM ASSASSINO EM SÉRIE ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA"

Sobre o livro

Sigla para bind, torture e kill (amarrar, torturar e matar), o BTK desafiou a polícia de Wichita, no Kansas, e se manteve nas sombras por três décadas. Dennis Lynn Rader era pai, esposo, escoteiro e frequentador assíduo da igreja católica, características que o mantinham longe de qualquer suspeita da polícia, mas que não o impediram de assassinar brutalmente crianças, mulheres, homens, senhoras de idade e até mesmo animais, sem um pingo de arrependimento. Tudo isso simplesmente para sanar suas fantasias perturbadoras.

BTK Profile: Máscara da Maldade conta não só detalhes sobre Rader, suas fixações, sua ambição por reconhecimento e seu modus operandi, como também sobre muitos outros nomes fundamentais para sua captura, reunindo fotos, evidências, sendo um dos livros sobre serial killers mais completos, principalmente considerando que os autores estiveram envolvidos diretamente com o caso. O livro faz parte da marca Crime Scene da Darkside Books, assim como outros que abordam o true crime: Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado e Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino.

Primeiramente, é importante deixar claro que o livro se trata de uma descrição detalhada de uma série de crimes reais cometidos por um assassino real. Logo, a leitura pode não ser adequada para todos, principalmente para os que são sensíveis a violência, abuso sexual e tortura. 

A capa do livro reflete a bizarrice do caso, tendo nela representada a máscara que o próprio BTK deixou para trás no corpo de uma de suas vítimas. A edição de capa dura da Darkside Books é novamente uma verdadeira arte que conquista qualquer leitor, e conta com imagens relacionadas ao caso, como fotos de parentes de vítimas na cena do crime, evidências enviadas por Rader para o jornal, algumas fotografias que o BTK tirava dele mesmo  fingindo ser uma de suas vítimas, entre outras. Essas imagens torna mais profunda a conexão que o leitor tem com a história, com as vítimas e suas famílias, e com os policiais que estiveram vivendo aquilo por tanto tempo. Adquirindo o exemplar pelo site da Darkside Books, ele vem acompanhado de um marcador exclusivo.

5 Livros Sobre Serial Killers!

Desenvolvimento e personagens

BTK Profile conta a história do serial killer Dennis Rader pelo ponto de vista do próprio assassino, dos jornalistas do Wichita Eagle – com quem ele se correspondia para inflar o próprio ego e aparecer nas notícias cantando vitória por seus feitos macabros – e, principalmente, pelo ponto de vista dos policiais que deram suas vidas para capturá-lo. O livro aborda majestosamente a luta incessante da polícia de Wichita, suas frustrações ao longo do caso, suas falhas e acertos, suas vitórias ao encontrarem novas evidências. 

A narrativa é longa e detalhada, assim como foi a procura por um suspeito que se encaixasse em todas as pistas. Os autores fazem questão de deixar claro que esses profissionais eram de carne e osso, possuíam família, amigos, uma vida inteira que muitas vezes eles mesmos deixaram de lado pela importância que a segurança dos cidadãos de Wichita representava em suas vidas. Lembrando que a caçada pelo BTK durou 30 anos, desde 1974 até 2005, e contou com a ajuda de pelo menos duas gerações de policiais, tendo apoio do FBI e KBI. Muitos deles chegaram a se aposentar sem ver a prisão do BTK, o que causou muita frustração e a sensação de que não tinham completado uma missão. Alguns continuaram pensando no caso anos depois, escrevendo livros sobre, esperando todos os dias por uma ligação de seus antigos parceiros afirmando terem pego o assassino. 

O livro aponta alguns erros durante a investigação, como a perda de fotos da cena do crime e da necrópsia, mas também aponta as dificuldades que a polícia enfrentou por conta dos jornais. No início, os jornais respeitavam os limites entre o jornalismo e a obstrução da justiça e mantinham uma distância segura da investigação. Com o tempo e a troca de profissionais que ocupavam os postos de jornalista investigativo, a polícia de Wichita teve que lidar com contaminação de cenas do crime por pessoas mais preocupadas com garantir seus furos jornalísticos do que com a cooperação com a investigação.

O livro também aponta escolhas inteligentes por parte da polícia, como a de uma criação de uma coletiva de imprensa falsa, que logo ajudaria a rastrear o criminoso, e a preservação do único material genético recolhido na cena do primeiro crime cometido por Rader, um dos únicos momentos em que ele deixou alguma pista para trás despropositadamente. Essa escolha foi feita pelo chefe da investigação ainda no início da década de 90, já que nessa época os testes de DNA se tornaram uma possibilidade. Entretanto, foi decidido guardar o material para futuros testes, quando a tecnologia avançasse ao ponto de ter seu melhor aproveitamento. Graças a isso, seria possível provar no futuro que o BTK era Dennis Lynn Rader.

BTK Profile: Máscara da Maldade é uma verdadeira análise sobre o comportamento humano, servindo como uma ótima introdução ao mundo das leituras true crime por mostrar toda a estrutura de uma investigação, suas falhas e limitações. A leitura pode ser um pouco lenta pelo tamanho do livro e a quantidade de informação, que vez ou outra pode parecer muita, mas logo percebe-se que tudo é necessário para fechar a história com riqueza em detalhes, como se o próprio leitor tivesse acompanhado a caçada pelo BTK.

 

Silvestre: Lançamento Da Darkside Graphic Novel

 

Informações técnicas (retirados do site da editora): 

 

Formato(s) de venda: livro

Tradução: Eduardo Alves

Páginas: 416

Gênero: True Crime/não-ficção

Marca: Crime Scene

Formato: 23,4 x 16 x 3 cm

ISBN: 978-8594541833

Lançamento: 2019

 

Leia mais:

10

NOTA

Compartilhe: