Sobre o filme
Pulsão é um filme documentário que está em produção desde 2016 e que será lançado de forma digital no próximo dia quatro de setembro gratuitamente, traça uma linha entre a evolução tecnológica brasileira e as mudanças políticas ocorridas no país de 2013 até a eleição do atual presidente da república.
O site Referência Nerd teve a oportunidade de assistir em primeira mão o filme e aqui faremos algumas considerações em tópicos.
Roteiro
O roteiro escrito pelo diretor do filme Diego Florentino e Sabrina Demozzi demonstra uma ampla pesquisa sobre o tema apresentado e é cauteloso ao traçar uma linha do tempo entre os fatos citados além de criar uma correlação entre o aumento de renda do brasileiro médio e seu acesso à internet com as mudanças políticas brasileiras.
A forma em que o documentário apresenta a internet e as mudanças corridas no país durante os governos de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva mostram uma coragem ao apresentar um tema tão enredado principalmente em um momento tão desconexo da política brasileira em que a divisão de ideias se torna presente na sociedade e utiliza justamente essa divisão para embasar as opiniões do filme mostrando sempre os malefícios da desinformação para a sociedade.
Em contra partida, por mais bem feita que seja a linha do tempo o foco dos assuntos apresentados se torna cansativo devido a ampla gama de pontos e momentos históricos que o filme tenta abordar, desta forma, momentos que seriam interessantes ter um maior aprofundamento tornam-se passageiros e em dados momentos cansativos. A impressão que temos é de uma pessoa que acessou algum site na internet e fez várias pesquisas sobre os temas, e em dado momento ficou perdida na gama de informações apresentadas, essa impressão poderia ter sido usada como um trunfo narrativo para a história, porém não é feito.
Montagem
A Montagem de Rodrigo Baptista talvez seja um dos pontos altos do filme, pois além de manipular com maestria os arquivos de imagem apresentados em forma de matérias jornalísticas, matérias publicitárias e arquivos retirados da internet, o Montador cria uma linguagem visual única para o Documentário. Esta linguagem que não é nada original, porem bem executada e bem feita e que separa o filme com clareza em dois momentos, os que se referem a tecnologia e avanço social dos que se referem a politica e mudanças da sociedade, além disso os videografismos simulando janelas de internet ajudam a dar ritmo a montagem e a disfarçar arquivos com resoluções de tele diferentes da proposta de exibição.
Por outro lado, justamente a tentativa de simular a linguagem da internet e passar a experiencia de um usuário ao computador, os cortes acabam ficando muito rápidos causando uma sensação de cansaço ao espectador principalmente sendo os únicos pontos de respiro as mudanças de atos/ tópicos do filme.
Desenho de som
O trabalho de Cesinha Mattos é outro destaque do filme, tão importante quanto a montagem as tirinhas sonoras e musicais apresentadas pelo profissional demonstra um domínio e um entendimento da história que está sendo contada. Os efeitos sonoros utilizados para ambientar e separar momentos chaves ajudam a pontuar as divisões feitas pela montagem além de complementar a narrativa mostrando a transição do país e cheio de esperança para um filme de terror em que a incerteza reina e o presente e o futuro são pontos incertos.
Porem tem como ponto negativo simplesmente o uso do silencio que em dados momentos se assemelham muito mais a erros do que a uma ideia planejada causando uma desconexão momentânea da narrativa.
Conclusão
Diego Florentino sabe bem a historia que quer contar e os pontos que quer abordar, e sua equipe tem o conhecimento e as ferramentas para tornar sua visão em realidade, porem a tentativa de apresentar uma narrativa complexa circulando por vários pontos distintos fazem com que o filme se torne rápido de mais e perdendo o foco, ou sugerindo a perda de foco em dados momentos. Ainda assim é um filme ousado e importante para o momento sociopolitico vivido no país e funciona bem como uma ferramenta de introdução para aqueles que querem entender as mudanças atuais e conhecer pontos para se especializar futuramente, talvez o filme se torne uma excelente ferramenta didática para a introdução estudantes ou estrangeiros que queiram começar a entender melhor o Brasil atual.