Desde a sua criação há quase 80 anos, Batman acumulou uma infinidade de vilões capazes e dignos de derrubar o Morcego. Alguns vilões, apesar de serem bastante inofensivos no início, tornam-se muito mais perigosos com o passar do tempo e diferentes escritores desenvolvem o personagem em algo capaz de realmente assustar os fãs. Mas quem entre a galeria dos bandidos assustadores de Batman é o pior? Para isso, compilamos uma lista baseada em histórias clássicas do Cruzado Encapuzado. Vamos lá!
10 – Os Cavaleiros das Trevas
Imagine se o Batman pudesse assumir os poderes e papéis de todos os membros da Liga da Justiça. Interessante, certo? Agora imagine se todos aqueles Batmen tivessem um dia realmente ruim. Essa é basicamente a ideia por trás dos Cavaleiros das Trevas do Universo das Trevas que Bruce consegue liberar durante os eventos de Dark Knights Metal. Apesar de não durarem muito tempo, estes Batmen, incluindo o Batman Que Ri, certamente causaram problemas enormes para o Bruce e o resto da Liga da Justiça.
9 – Espantalho
O único cara em Gotham usando fogo para combater o fogo quando se trata do Batman. Mesmo o Espantalho tendo agora as habilidades de artes marciais que Batman tem, ele é o único homem que se mantem no nível do Morcegão quando se trata de medo. Há uma razão pela qual o Espantalho continua aparecendo em todas as diferentes adaptações de Batman. Desde a trilogia de Christopher Nolan até os jogos Arkham, onde quer que você encontre o Batman, é provável que você encontre o Espantalho, assustando os pobres moradores de Gotham.
8 – Hugo Strange
Muitas pessoas podem não saber disso, mas enquanto o Dr. Hugo Strange é um dos maiores inimigos do Batman, ele também é um dos mais antigos. Tão velho, na verdade, que ele apareceu antes do Coringa, quando Batman estava protegendo Manhattan em vez de Gotham City. Também presente na saga de jogos Arkham, Hugo Strange é um psicopata do mais alto nível, e o fato dele saber a verdadeiro identidade de Bruce o torna mais perigoso ainda.
7 – Silêncio
Apesar de Silêncio não ter aparecido ainda em nenhuma série, filme ou animação do Batman, ele deixou sua marca no Cavaleiro das Trevas, tanto nos quadrinhos quanto no videogame Arkham City. A maioria dos heróis tem um clone ou contraparte sombria na lista de vilões: Superman tem Bizarro, Flash tem Eobard Thawne, Aquaman tem Arraia Negra, etc.
Mas nenhum desses vai tão longe quanto Silêncio. Tommy Elliot cresceu com Bruce quando ambos eram crianças. Mas depois que Thomas Wayne impediu que Tommy matasse seus pais, Tommy jurou se vingar da família Wayne. Apesar dessa história ter diferentes versões, um aspecto se mantém: Silêncio usa de suas habilidades como cirurgião plástico e muda seu rosto para ficar idêntico a Bruce Wayne, algo que gera consequências severas para o herói.
6 – Duas Caras
Por favor, esqueça a versão de Tommy Lee Jones de “Batman Eternamente”. Se possível, esqueça tudo relativo a “Batman Eternamente”. Apesar de Harvey Dent não ser um dos vilões mais poderosos que Batman já enfrentou, ele é certamente um dos mais duradouros. Vários vilões tentaram quebrar completamente os poucos heróis que Gotham tem ao longo dos anos. Bane quebrou o morcego. O Coringa tirou fotos pesadíssimas de Barbara Gordon após aleijar a mesma. Mas foi Harvey Dent que realmente caiu para o submundo do crime de Gotham, e assim como seu rosto, Gotham não tem sido a mesma desde então. Parte do que faz do Duas Caras um dos maiores inimigos do Batman é que ele também era um bom amigo. Vez após vez, vemos Batman tentar e falhar na busca de salvar Harvey de si mesmo. Podemos ver isso claramente na trilogia de Christopher Nolan.
5- O Charada
Novamente, esqueça “Batman Eternamente” e sua ridícula versão do Charada (inclusive, deixo aqui meu apelo nessa lista para que considerem o ator James Mcavoy para fazer o personagem). Enquanto maioria das versões anteriores do Charada o reduziram a um vilão maníaco e obcecado em enigmas do que sendo realmente efetivo como um vilão, arcos recentes como “Ano Zero” e “A Guerra das Piadas e Enigmas” de Tom King, elevaram o personagem muito além de sua capacidade. Edward Nigma certamente recebeu seu devido agradecimento a Tom King e séries como Gotham adicionaram mais profundidade ao personagem distorcido e peculiar. Pode ser fácil esquecer que, além de todos os enigmas, o Nigma é realmente um estrategista incrivelmente habilidoso. Rivalizando com o próprio Morcego. Além disso, também temos sua excelente participação no jogo “Batman: Arkham City”, que trabalha muito bem a psique do personagem.
4- Ra’s Al Ghul
É difícil nomear um vilão mais devastador para o Batman do que o líder quase imortal da Liga das Sombras e sogro do próprio Bruce Wayne: Ra’s Al Ghul. Além do fato de que ele é uma das poucas pessoas que estão cientes da verdadeira identidade de Bruce, ele conseguiu se inserir na família de Bruce. O cara praticamente criou o único filho biológico de Bruce. Ra’s certamente acumulou sabedoria em seus muitos, muitos anos de vida, mas mesmo com alguns séculos sob seu cinturão, ele não é exatamente um vição. Ele é mais um paralelo sombrio do que um verdadeiro malfeitor, como vimos muito bem trabalhado na trilogia de Christopher Nolan, no qual o personagem acreditava que suas ações faziam mais bem do que mal para o mundo.
3 – Bane
Enquanto Ra’s Al Ghul pode ser o líder da Liga das Sombras e sogro do Batman, Bane é o homem que quebrou o Morcego no incrível arco “A Queda do Morcego”. Alguns fãs podem olhar para Bane e achar que ele é somente músculos, mas Bane é muito mais do que isso. Ele é um estrategista brilhante, um mercenário impiedoso e um homem que não para por nada quando se trata de dominar o medo e lutar pela sobrevivência. O Bane de Christopher Nolan retrata isso muito bem quando diz: “Você simplesmente adotou o escuro. Eu nasci nele. Eu fui moldado por ele. ”
2 – Corte das Corujas
Introduzida nos Novos 52, a Corte das Corujas se demonstrou um grupo totalmente eficaz e eficiente em dar trabalho para o Homem Morcego, quebrando a ideia de que o mesmo dominava e conhecia Gotham como a palma de sua mão, chegando até mesmo a invadir a casa do Morcego. Sendo um grupo controlado por milionários e poderosos irrastreáveis, Bruce teve um trabalho imenso para desmantelar o grupo, para depois descobrimos nas histórias solo do Asa Noturna que a Corte era apenas uma ramificação das Corujas, existindo também o Parlamento das Corujas. Vimos pequenas adaptações do grupo nas mídias, como na terceira temporada do desenho “Justiça Jovem” e no filme “Filho do Batman”, mas esperamos mais adaptações desse grupo com enorme potencial.
1 – Coringa
O Coringa fez um nome para si mesmo como o homem que vai levar o Batman ao limite muito mais do que qualquer outro vilão em Gotham. Enquanto Bane pode ter deixado sua marca ao quebrar o Batman, o Coringa deixou sua marca repetidas vezes ao dedicar sua vida ao destruir o Batman. Então, seja batendo no Robin quase até a morte com um pé de cabra antes de dar a ele um explosivo presente ou simplesmente tocando o caos em todas as ruas decrépitas de Gotham, o Coringa está sempre pronto para levar medo e terror as ruas de Gotham pelo simples e puro prazer de enfrenta o Batman. Inclusive, teremos nesse ano de 2019 o filme do Coringa interpretado por Joaquim Phoenix, no qual traremos notícias sobre aqui no site.
E você? Qual seu vilão favorito do Batman? Deixe nos comentários!