Michael Morbius era um famoso e renomado cientista, desde criança ele possuía uma doença genética que o tornava fraco e incapacitado. Michael cresceu determinado a encontrar a cura para tal doença, e ele conseguiu, mas ele pagou um preço caro por isso. O preço foi a Maldição do Vampiro Vivo.
Criado em 1971, Morbius apareceu pela primeira vez como vilão do Homem-Aranha, em O Espetacular Homem-Aranha #101. Desde então ele deu as caras em diversos quadrinhos de personagens da Marvel, como Demolidor, Blade e Motoqueiro Fantasma. Sem mais delongas, vamos ver quem são os maiores inimigos do Morbius.
10 Segredos do Uniforme do Batman
10 – Demolidor
Matt Murdock, também conhecido como Demolidor. O Homem Sem Medo teve os seu encontro com o Vampiro Vivo em Demolidor: Caindo em desgraça. A história se passa logo depois da Saga do Infinito, onde cada herói ganhou uma contraparte do mal.
Com todos sabendo a verdadeira identidade do Demolidor, os vilões não demoram muito para irem atrás de Matt Murdock, e Morbius não fez diferente. Morbius e o Demolidor possuem uma relação de aliados e inimigos nessa saga.
9 – Motoqueiro Fantasma
Nesse caso Motoqueiro Fantasma é o Johnny Blaze. Criado em 1972, O Motoqueiro Fantasma é um personagem sombrio e poderoso, ele é capaz fazer criminosos sofrerem todas as dores que eles já causaram a outras pessoas. Contudo, sua relação com Morbius é complicada.
Morbius e o Motoqueiro Fantasma possuem um relação de amor e ódio. Logo depois de Morbius perder o seu amor, Martine, ele jurou não beber mais sangue de inocentes. Em breve ele seria recrutado para os Filhos da Meia-Noite (Grupo de seres sobrenaturais da Marvel) pelo Motoqueiro Fantasma. Desde então os dois lutaram várias batalhas juntos e brigaram entre si.
8 – Blecaute (Lilin)
Blecaute (lilin) é metade humano, metade demônio. Ele tem as habilidades e fraquezas semelhantes a de um vampiro. Originalmente criado como vilão do Motoqueiro fantasma, Blecaute é quase um vampiro melhorado, ele possui garras e outros complementos físicos.
O Principal encontro entre Blecaute e Morbius foi na batalha final entre os Filhos da Meia-Noite e Lilith com seus demônios (filhos), o combate que ocorreu na Groelândia. A luta teve um final trágico para Blecaute, sendo morto por Blade.
Os 10 Vilões Mais Poderosos dos X-Men!
7 – Carnificina
O Carnificina apareceu pela primeira vez em O Espetacular Homem-Aranha #361. Cletus Cassidy é um dos mais, se não o maior, vilão psicopata do Cabeça de Teia. O embate mais marcante entre Morbius e Carnificina aconteceu em Carnificina Total.
Na história em questão, o Carnificina havia formado uma equipe de vilões e promovido uma verdadeira chacina em Nova York. Morbius não concordou com isso e se uniu a equipe do Homem-Aranha para lutar contra o Carnificina e sua “família”.
6 – Basilisco
Wayne Gifford era um Serial Killer que havia cansado de ser humano, então ele realizou um ritual que o transformou em um montro reptiliano de pele viscosa.
Ele é quase uma contraparte de Morbius. Enquanto Morbius despreza seu lado monstro, matando apenas para viver e se agarrando no pouco de humanidade que lhe resta. O Basilisco mata por pura maldade, desprezando totalmente seu lado humano.
5 – Pesadelo
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, em Stranger Tales Vol.1 #110 de 1963. Pesadelo é um dos maiores vilões do Doutor Estranho e de todo o universo místico da Marvel.
O Encontro entre Morbius e Pesadelo aconteceu quando Vampiro Vivo sugou o sangue de um viciado em drogas e foi arrastado para o Reino (Dimensão) do Pesadelo.
10 curiosidades sobre Sir Nighteye de Boku no Hero Academia!
4 – Demônio Bloodthirst
O Demônio Bloodthirst foi quase que uma segunda personalidade de Morbius. Bloodthirst foi inicialmente uma infecção colocada por Lilith no sangue de Morbius, tal infecção ganhou personalidade que começou a tomar as decisões por ele.
Quando Morbius foi morto por Blade, Bloodthirst conseguiu tomar o corpo e reviver. Nesse tempo Bloodthirst desenvolveu habilidades que Morbius não tinha, como liquidificar o corpo e esticar os membros. No entanto, Bloodthirst foi, também, morto por Blade, fazendo Morbius voltar ao comando. Com o tempo, por mais que Morbius resistisse, Bloodthirst acabaria tomando o controle novamente.
3 – Lilith, mãe dos demônios
Lilith tem um passado envolto de mistérios, mas é no antigo reino de Atlantis que podemos encontrar algumas respostas. Conhecida por ser uma deusa da antiga Atlantis, Lilith pode ter sido criada antes do primeiro humano existir. Ela é uma poderosa feiticeira e instruiu diversos reis de Atlantis, até os deuses antigos serem completamente esquecidos.
Como Lilith, aparentemente, criou o primeiro vampiro, ela naturalmente criou uma obsessão por Morbius. Quando Morbius temou um caminho mais “heroico”, ela começou a influenciar suas decisões indiretamente para que sua moral e lealdade voltassem a ser distorcidos.
2 – Blade
A contexto aqui é fácil de entender. Morbius é um vampiro, Blade é um caçador de Vampiros, logo Blade caça Morbius… e as vezes são amigos. Blade e Morbius possuem uma relação quase como o Morbius com o Motoqueiro Fantasma, porém em um nível muito mais brutal.
Os dois são colegas de equipe nos Filhos da Meia-Noite, mas já travaram embates sinistros. Uma vez foi quando o Vampiro Vivo estava a serviço do Drácula, em Paris, Blade lutou e venceu todo o exército de Drácula, incluindo Morbius. Outro encontro memorável foi quando Blade uniu forças com o Homem-Aranha, a mordida de Morbius em Blade mudou a anatomia do Caçador de Vampiros, fazendo com que Blade conseguisse andar a luz do sol, ganhando o titulo de Vampiro Diurno.
10 Curiosidades sobre a HYDRA!
1 – Homem-Aranha
Morbius e o Homem-Aranha são inimigos de longa data, o primeiro encontro deles foi em O Espetacular Homem Aranha #101. Na história, misteriosamente estavam crescendo quatro braços extras em Peter Parker, ele então foi desenvolver a cura na casa de praia do Dr. Curt Conner, o Lagarto, mas Peter nem imaginava que havia um vampiro escondido na casa.
Após isso, Morbius e o Homem-Aranha se encontraram em diversas ocasiões. A certa altura, o Vampiro Vivo consegue um pouco de sangue do Homem-Aranha e faz uma cura, o que o livra temporariamente do vampirismo. Logo o vampirismo retorna e os dois se enfrentam novamente. Eles fizeram uma breve parceria na saga Canificina Total.