A sequência da animação que já vinha sendo aclamada pela crítica e público pelo globo chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (21), Divertida Mente 2. Riley agora se encontra na adolescência, com novas emoções em sua vida, tendo que enfrentar novos desafios nesta nova fase da vida.
O longa possuí um robusto orçamento de quase U$ 200 milhões, duas vezes mais que seu antecessor, mas o filme vem alcançando diversas marcas positivas pelo mundo, se tornando a maior bilheteria do ano de 2024 até aqui, com aproximadamente U$ 835 milhões mundialmente, superando o até então soberano Duna: Parte Dois (U$ 711 milhões). Com o constante crescimento do valor de bilheteria, as expectativas são altas da animação da Pixar ser o primeiro filme do ano de 2024 a chegar na expressiva marca de U$ 1 bilhão nas bilheterias, feito este alcançado por Super Mario o Filme e Barbie no ano de 2023.
Apesar da estreia ter sido adiada no Brasil, isso não impediu Divertida Mente 2 de ser um sucesso em terras nacionais. O longa debutou nas bilheterias como a maior estreia de uma animação no país, arrecadando cerca de R$ 96,3 milhões, se tornando também a segunda maior estreia de um filme da história do Brasil, atrás somente de Vingadores: Ultimato (R$ 102,3 milhões).
O cinema em 2024 não vive seu auge na questão presença de público nas sessões, com cada vez mais dificuldade para atrair espectadores. Um exemplo recente foi Furiosa, que, apesar de ter sido elogiado pela crítica como um bom filme, foi um fiasco total de bilheteria com aproximadamente U$ 168 milhões, frente a um orçamento de também U$ 168 milhões.
A Pixar também não vivia bons momentos em seus lançamentos recentes, mas com uma receita certeira de realizar a continuação de um filme aclamado pelo público a quase 10 anos atrás, combinado com a abordagem de temas profundos de uma forma leve e referências que agradam tanto o público infantil quanto os mais experientes, Divertida Mente 2 tem tudo para marcar o ano de 2024. Quer saber nossa opinião sobre o filme? https://referencianerd.com/divertida-mente-2-critica/