Existem alguns personagens diferentes, além de Steve Rogers, assumindo o papel de Capitão América no MCU, com o mais notável sendo Anthony Mackie na série “The Falcon and the Winter Soldier”. Apesar de Chris Evans não descartar reprisar seu papel como Steve Rogers, e um provável “Capitão Zumbi” na série “What If …?” da Disney+, uma nova versão foi revelada pela Casa das Ideias como parte de uma celebração dos 80 anos da Marvel Comics.
Graças à aparição do Homem-Aranha 2099 no presente, parece ter sido confirmado que Roberta Mendez é canonicamente o próximo Capitão América. Embora Mendez já tenha sido identificado como a sucessora do manto do Capitão no Universo Marvel 2099, pela primeira vez a empresa divulgou e confirmou que agora será o principal futuro do Universo Marvel, e não apenas uma linha do tempo alternativa.
Quanto à aparência do mundo Marvel 2099 em The Amazing Spider-Man #34, o editor Nick Lowe disse o seguinte:
“A história é enorme! E como uma história do Homem-Aranha deveria ser, também muito pequena, e sobre Peter Parker e sua vida, e tudo o que está acontecendo. Esta não é uma linha do tempo alternativa! Este não é um “e se?” Este é o futuro do Universo Marvel! ”
Por que isso é tão importante? Bem, até agora, o futuro da série Marvel atual tem sido razoavelmente flexível, mas agora parece que a empresa está se comprometendo com uma única continuidade que fará da Marvel 2099 uma extensão do núcleo do Universo Terra-616.
No passado, os títulos da Marvel 2099 eram separados na Terra-23291, mas agora parecem fazer parte do cânone principal dos quadrinhos da Marvel, algo que será continuado por uma série de novos títulos futuros. Isso também significa que, como afirmado acima, Mendez é a sucessora de Steve Rogers no futuro de 2099.
Resta saber para onde as coisas vão daqui, mas estamos felizes em ver Roberta Mendez da Marvel 2099 ser reconhecida como a sucessora do Capitão América original, em vez de apenas uma possível encarnação futura do personagem. E quem sabe, talvez com o tempo tenhamos Mendez nas telas como heróina, com o mundo da Marvel 2099 oferecendo muitas oportunidades para estender o MCU atual.