Recentemente a Tailândia surpreendeu ao trazer novamente o famoso F4 para a televisão em mais uma versão live action de Hana Yori Dango. Essa surpresa remete a trajetória da trama e mesmo com um enredo criticável a história ainda conquista legiões de fãs independente da geração.
Hana Yori Dango é um mangá japonês escrito por Yoko Kamio e publicado entre 1992 e 2003. A trama conta a história de Makino Tsukushi, uma garota de uma família simples e conseguiu ser admitida em uma escola de elite, apesar das dificuldades de sua família. Flower Four ou os F4 são os herdeiros das mais poderosas famílias do Japão e os personagens mais influentes da Eitoku Gakuen, onde ditam as regras e intimidam os que consideram inferiores ou que os incomodam de alguma forma. O grupo é composto por Akira Mimasaka, o herdeiro da mais poderosa máfia japonesa; Soujirou Nishikado, herdeiro da maior escola de cerimônia do chá do país; Rui Hanazawa, herdeiro de um grande empresário; Tsukasa Doumyouji, o líder, herdeiro de uma grande corporação, com negócios pelo mundo inteiro. Quem receber um papel vermelho do F4, recebe uma sentença de morte na escola e é o alvo de todo tipo de bullying que pode levar a saída da escola ou até tentativas de suicídio.
A história foi tão bem aceita pelo público, mesmo com momentos moralmente questionáveis como tentativas de abuso sexual, os abusos psicológicos e as agressões físicas, que a trama teve live actions em 12 nacionalidades diferentes, como podem ver a baixo:
Hana Yori Dango, 1995
Filme japonês lançado em 19 de agosto de 1995, dirigido por Yasuyuki Kusuda.
É a primeira adaptação da trama e atualmente é difícil achar disponível para assistir ou até mesmo encontrar grandes informações. Seu elenco levava nomes de grandes atores japoneses da época, como Fujiki Naohito (Hanazawa Rui), Yuki Uchida (Makino Tsukushi), Kaori Sakagami (Sanjou Sakurako), Marie Eguro (Toudou Shizuka) e Norika Fujiwara (Yamano Minako).
Hana Yori Dango Animação,1996
Produzido pelos estúdios Toei Animation, responsável por grandes produções como One Piece, Dragon Ball, Digimon e muitos outros. Essa versão contou com 51 episódios que foram ao ar entre 1996 e 1997. Caso tenha interesse o anime pode ser assistido pelo Crunchyroll.
Meteor Garden, 2001
Versão produzida pela emissora taiwanesa, CTS. É a primeira versão seriada da história com 19 episódios na primeira temporada e 31 na segunda.
Esse drama reúne os atores Jerry Yan (Dao Ming Si), Barbie Hsu (Dong Shan Cai), Michelle Saram (Ye Sha), Vic Zhou (Hua Ze Lei), Ken Chu (Xi Men) e Vanness Wu (Mei Zuo).
Hana Yori Dango, 2005
Dorama de 2 temporadas, um especial e 1 filme. A primeira temporada com 9 episódios e a segunda com 11 episódios. Em 2007 foi lançado um episódio especial e em 2008 foi lançado um filme com a conclusão da história. Produzido pela TBS o dorama também consagrou grandes atores como Inoue Mao (Makino Tsukushi), Matsumoto Jun (Domyoji Tsukasa), Oguri Shun (Hanazawa Rui), Abe Tsuyoshi (Mimasaka Akira), Matsuda Shota (Nishikado Sojiro) e Nishihara Aki (Matsuoka Yuki).
Boys Over Flowers, 2009
A aclamada versão coreana, que leva em seu elenco o ator Lee Min Ho, possui 16 episódios disponíveis no VIKI e na Netflix.
Esse k drama foi lançado em 2009 e conta com Ku Hye-sun (Geum Jan-di/ Makino Tsukushi), Lee Min-ho (Go Jun Pyo/ Domyoji Tsukasa), Kim Hyun-joong (Yoon Ji-hoo), Kim Bum (So Yi-jung), Kim Joon (Song Woobin) e Kim So-eun (Chu Ga Eul).
Meteor Shower, 2009
Uma nova versão chinesa, produzida pela produtora Hunan Tv, que possui duas temporadas com 36 episódios cada.
Esse drama conta com o elenco principal estreante e que se consolidou da teledramaturgia chinesa. Ele traz Zheng Shuang (Chu Yuxun), Yu Haoming (Duanmu Lei), Wei Chen(Ye Shuo), Zhu Zixiao (Shangguan Ruiqian) e Hans Zhang (Murong Yunhai).
Cinta Cenat Cenut, 2011
A versão da Indonésia produzida em 2011 fiu transmitida pela TransTV e contou com 13 episódios, não fez tanto sucesso e com isso é uma das menos conhecidas das versões.
Seu elenco é composto por Natasha Rizki (Putri Indriani), Rafael Landry Tanubrata (Rafael), Morgan Oey (Morgan), Bisma Karisma (Bisma) e Rangga Dewamoela (Rangga).
Boys Before Friends, 2013
Essa é a versão estadunidense da trama. Sua recepção foi péssima no meio de fãs por ser a versão menos fiel ao mangá, o que fez com que a produtora WillKinn Media cancelasse a série com 6 episódios.
O elenco é composto por Dawn Morrow (Zoey Taylor), Joseph Almani (Liam Montgomery), Trenton L. Culkin (Oliver Young), Jason S. Mordeno (Noah McCallister) e Erik Thomas (Chase Carlton).
Kaisi Yeh Yaariaan, 2014
Adaptação indiana produzida pela BBC Worldwide. Essa versão foi dividida em 3 temporadas totalizando 350 episódios, se tornando assim a adaptação mais longa de todas.
O elenco principal é composto por Niti Taylor (Nandini), Parth Samthaan ( Manik Malhotra), Utkarsh Gupta (Dhruv Vedant) e Vibha Anand (Navya Naveli).
Essa versão foi nomeada a 3 premiações indianas, Garv Indian TV Awards 2015 (Venceu -Best Youth/Supernatural Series), BollyWood Life TV Awards 2015 (Venceu – Hottest TV Actor) e 14th Indian Telly Awards (Não venceu – Best Youth Show).
Meteor Garden , 2018
Versão chinesa mais recente produzida pela Hunan TV e disponível na Netlflix e no VIKI. Essa adaptação também é considerada uma das mais longas, contando com 49 episódios, entretanto é infinitamente menor que a versão indiana.
Seu elenco principal é composto por atores já consagrados na televisão chinesa como, Shen Yue (Dong Shancai), Dylan Wang (Daoming Si), Darren Chen (Huaze Lei), Connor Leong (Feng Meizuo) e Caesar Wu (Yan Ximen).
Como é um clássico das produções chinesas, a trilha musical compõe o enredo de forma única e trazendo mais sentimentos as cenas).
F4: Boys over Flowers, 2021
É a versão mais recente e atualmente a mais aclamada pelo público. Segue o mangá de forma única , mas sua fidelidade é adaptada conforme as versões mais famosas. Como por exemplo ALERTA DE SPOILER a tentativa de abuso que a personagem principal sofre, no mangá é praticado pelo personagem principal, já nas versões de live action mais aclamadas essa cena é delegada para terceiros. Essa adaptação faz com que o personagem principal seja menos repugnante à vista do público.
Essa versão leva em seu elenco Tontawan Tantivejakul -Tu (Gorya Thithara Jundee), Vachirawit Chivaaree -Bright (Thyme Akira Paramaanantra), Jirawat Sutivanichsak – Dew (Renrawin Aira), Metawin Opas-iamkajorn -Win (Kavin Taemiyaklin Kittiyangkul) e Hirunkit Changkham -Nani ( MJ). Bright e Win são tradicionalmente conhecidos por seus papéis no dorama BL( Boys Love), 2gether.
Mesmo com as críticas em cima da trama, cada uma dessas versões merece ser vista e olhada com cuidado. O enredo do mangá é bastante problemático por trazer questões polêmicas como o bullying violento e não se deve romantizar relacionamentos assim. Porém, a produção de cada país traz sua adaptação única com suas características culturais sendo assim não há nada melhor do que uma história iniciada nos quadrinhos japoneses e 11 adaptações de diferentes nacionalidades e gerações para apreciarmos as diferenças culturais e geracionais.
Escrito por: Thayane Rodrigues
Editado por: Hugo Montaldi
Revisado por: Thaís Trindade