Google anuncia sua plataforma de jogos via stream!

O Google anunciou a STADIA, uma plataforma que promete revolucionar a forma de jogar através do streaming. Basicamente e na teoria, você não precisaria mais comprar um PC Gamer super caro ou um console para se divertir: basta possuir uma internet com no mínimo 25 MB e uma tela (Smart TV, smartphone, notebook ou PC) capaz de rodar o navegador Google Chrome.

 

 

Esse anúncio abalou as estruturas do mercado, principalmente com as concorrentes Microsoft, Sony e Nintendo. Imagine só se você pudesse jogar em qualquer lugar e sem ter que se preocupar com o hardware? Pois o Google está fazendo isso acontecer, prometendo levar ainda na estréia a qualidade 1080p 60fps tão desejado atualmente pelos gamers mais exigentes, podendo chegar ao 4k 60fps e 8k no futuro. Você basicamente acessará via VPN (Virtual Private Network – Rede virtual privada) os servidores do Google no conforto do seu lar e poderá jogar remotamente.

 

 

A única limitação da plataforma até o momento é a própria internet. Nos EUA e Canadá os links são mais estáveis, mas em países como o Brasil a internet ainda deixa muito a desejar em termos de qualidade, estabilidade e cobertura. Sem contar que a conexão não pode cair durante o acesso e também há os problemas de input lag (tempo de resposta do comando dado agora e quando ele chega nos servidores, ocorrendo um atraso), o que pode ser uma fonte de resistência para os jogos competitivos.

 

Os preços deste serviço de streaming de jogos do Google ainda estão só na especulação, com fontes apontando que a faixa de custos será equiparada a da Netflix com 3 planos e outros dizendo que será como a do Game Pass da Microsoft, pagando um valor fixo mensal para acessar diversos jogos, mas não há nada concreto. O STADIA terá integração com o YouTube com o Crowd Play, aumentando a interação entre youtubers e jogadores ao criar salas virtuais multiplayer.

 

 

A plataforma é revolucionária, mas não vai “matar” as gigantes das plataformas de jogos tão cedo. Primeiro o STADIA precisa criar uma fan base, com jogos exclusivos como a Sony e a Nintendo fazem para fixar o seu público. Investir na sua própria industria de games e em produtoras indies seria o caminho, já que as empresas AAA tem um custo maior para se adaptar a uma nova plataforma.

 

Mas antes de tudo isso, é preciso pensar na latência e na qualidade da internet dos países consumidores do serviço, que podem ser otimizados com os diversos servidores do Google espalhados pelo mundo, tirando a necessidade de se conectar em servidores somente nos EUA. No final eu torço pelo sucesso do STADIA, pois na realidade atual manter nossas plataformas de diversão (PC Gamer/Consoles) estão cada vez mais caras e também espero que não se torne mais um Steam Machine da vida.

 

A estréia do STADIA é prevista para acontecer ainda este ano.

Compartilhe: