Cartoon Network estreia “Garotas Desenham Garotas: Dois Camaleões”!

A indústria cinematográfica, assim como praticamente todas as áreas de atuação, é machista e patriarcal. Nas maiores cerimônias de premiação, como Oscar, as mulheres são reduzidas a apenas duas categorias: Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Desde 1929, apenas uma mulher conquistou o prêmio de Melhor Diretor, em 2008.

Vale destacar uma realidade ainda pior: 97% dos filmes animados desde 2007 foram dirigidos por homens, segundo um estudo de 2019 da USC Annenberg School for Communication and Journalism em parceria com a organização Women in Animation. Além disso, apenas 1% eram diretoras não-brancas. Quanto às séries de televisão, os números são melhores, mas não satisfatórios: 13% são diretoras e 2% não eram brancas. Isso também se repete em cargos como produção e roteiro.

A representatividade feminina, não só nos Estados Unidos como nos países emergentes, não parece alcançar as animações. Sem mulheres, ainda mais negras, latinas e asiáticas, também não há espaço para as narrativas femininas sem estereótipos. Apesar das dificuldades, elas lutam para deixar sua marca no mundo animado.

É com isso em mente que o Cartoon Network, canal de TV a cabo com público majoritariamente infantil, criou o projeto Garotas Desenham Garotas. A segunda edição dessa iniciativa contou com ilustrações de meninas da América Latina, releituras de personagens femininas do canal contando histórias originais. Essas ilustrações fizeram parte de uma exposição em algumas estações de metrô de São Paulo em março, mês da Mulher.

 

 

Esse ano, três meninas (Stephany Rodrigues de 14 anos, brasileira; Sara Cruz Neto de 10 anos, mexicana; e Avril Cespedes de 14 anos, argentina) tiveram seus desenhos transformados em um curta-metragem, produzido inteiramente por mulheres. Garotas Desenham Garotas: Dois Camaleões é o título do filme, que será exibido no Cartoon Network dia 8 de julho às 18:55.

O curta Conta a história de Ibi, uma personagem do caderno de desenhos de Connie que ganha vida de forma mágica. Com a ajuda de uma caneta muito especial, ela decide compartilhar sua criatividade com outros desenhos animados.

A animação é cheia de referências aos desenhos do canal, como a participação de Irmão do Jorel, Ursos Sem Curso, Any Malu, Hora da Aventura e Steven Universo e aborda a sororidade, empatia e união entre as mulheres.

Segundo a diretora sênior do Cartoon Network, Adriana Alcântara:

“Nosso objetivo é inspirar a criatividade feminina, mostrar para toda garota que ela é forte, poderosa e incrível exatamente do jeito que ela é. Queremos empoderar essas produções e, assim, redesenhar um futuro para a animação, com mais delas no comando e em cena

Este projeto do Cartoon Netwoork é muito importante para os dias atuais, pois além de permitir que jovem meninas vejam suas criações nas telas, abre os olhos dos adultos, cobrando mudanças para as gerações futuras. É uma mensagem de esperança para futuras escritoras, produtoras, desenhistas e diretoras de que seus sonhos são possíveis e merecem ser alcançados.

 

Alguns dos desenhos recebidos no Garotas Desenham Garotas (retirados do site do projeto):

   Desenho da Andonella, mexicana.

   Desenho da Josefina Guarracino, argentina.

   Desenho da Bruna Bandeira, brasileira.

 

Compartilhe: