Antes da série
The Society é uma série de televisão americana de drama e mistério, criada por Christopher Keyser (Party of Five). A primeira temporada da série foi lançada em 10 de maio de 2019, na Netflix. A série é estrelada por Kathryn Newton, Gideon Adlon, Sean Berdy, Natasha Liu Bordizzo, Jacques Colimon, Olivia DeJonge, Alex Fitzala, Kristine Froseth, Jose Julian, Alexander MacNicoll, Toby Wallace e Rachel Keller.
Sinopse
Allie Pressman (Kathryn Newton) vive com seus pais e irmã em uma pacata cidade permeada por um mau cheiro de origem desconhecida. Enquanto o problema é solucionado, os adolescentes são mandados à uma excursão. Devido ao clima ruim, eles precisam retornar para casa, descobrindo que, assim como o mau cheiro, todos os adultos desapareceram.
Trama e Narrativa
A série explora os acontecimentos em uma cidade sem lei. Sem policias, médicos, advogados ou autoridades para manter a paz, os adolescentes são colocados em uma posição jamais exercida, na qual eles precisam escolher um líder e gerenciar sua própria sociedade para que tudo funcione corretamente.
A medida em que a trama avança e os envolvidos percebem que a ajuda não virá, uma histeria geral toma conta da cidade. Os homens colocam para fora seu lado selvagem e instintivo, causando confusões, brigas e disputas por comida. As mulheres percebem que precisam se unir caso queiram sobreviver, abrindo espaço para um aspecto interessante na série: o feminismo.
The Society também aborda outros temas significativos, como democracia, natureza humana, bem coletivo e bem individual, violência doméstica, dilemas morais sobre o que é certo e errado, privilegiados e excluídos criados por um sistema falho e, finalmente, abuso de poder.
Com tantas proposições interessantes a serem tratadas, o foco inicial da série (descobrir como todos os adultos desapareceram e a origem do mau cheiro) se perde. Os mistérios são jogados para os episódios finais, nos quais os personagens revelam descobertas quase irrelevantes e de forma apressada.
Personagens e Atuações
A pior impressão da série em si. Com muitos núcleos e diferentes personagens, poucos são realmente desenvolvidos e aproveitados. Alguns são até mesmo esquecidos em determinados episódios. É difícil julgar as atuações quando as tramas são tratadas de maneira rápida e simplória. Destaque para Kathryn Newton como Allie Pressman, entregando uma personagem consistente e bem desenvolvida durante os dez episódios.
Considerações Finais
The Society termina com um bom gancho, deixando a possibilidade de uma segunda temporada melhor elaborada. A impressão que a série causa é que os temas propostos não foram aproveitados o suficiente, tanto nos aspectos e questionamentos sociológicos quanto no quesito de mistério e suspense criados no início. Personagens medianos, com atuações razoáveis e tramas abertas a exploração em uma possível continuação.