Crítica | Super Mario Bros. O Filme

(divulgação:Universal Pictures)

O filme de videogame feito para toda família

Antes do Filme

Se você cresceu com a franquia da Nintendo sobre o encanador bigodudo mais famoso do mundo, ficou certamente animado com a notícia de um filme do Super Mario. Porém, se você viveu os anos 1990, e viu a primeira adaptação para as telonas, pode ter ficado com medo.

Mas afinal de contas, o filme é bom ?

Durante o filme

Se tivermos que dar uma resposta curta: Sim, o filme é bom!

A Illumination, produtora responsável pela animação, teve uma grande responsabilidade ao trazer a vida este filme. A franquia no mundo dos videogames movimenta milhões, fora o fato um dos personagens mais reconhecidos e amados da cultura pop. Mas que mesmo com a sua fama, tem uma das histórias mais confusas do mundo dos jogos eletrônicos. Durante anos os fãs mais assíduos se perguntavam como seria possível adaptá-lo para outras mídias (visto que seus desenhos animados para TV também nunca foram grandes obras-primas)

A resposta do estúdio então foi:

1º- Contratar um elenco de peso e carismático para fazer as vozes originais.

2º- Criar um visual bonito, amigável e reconhecível para os fãs mais nostálgicos.

3º- Não tentar criar uma obra-prima, ma, sim, focar em contar uma história simples, porém muito bem contada.

O grande enredo da história é a jornada de um homem que quer provar para o mundo que não é o inútil que falam que ele é, ao mesmo tempo que tenta se reencontrar com seu irmão perdido. Sendo uma narrativa muito explorada na ficção, em nenhum momento o filme tenta nos convencer que este é o filme do ano, ou mesmo trata sua aventura como um grande comercial de brinquedos (mesmo que seja). Tudo no filme é pensado para divertir uma criança, com visuais fofos, em quanto usa de referências passadas para criar nostalgia para os adultos.

Depois do filme

Super Mario Bros: O Filme, é a diversão ideal para as crianças no fim de semana, além de ser recheado de nostalgia para encantar os adultos. É divertido tentar encontrar todas as referências do filme, e são muitas, tem até referência ao longa “Detona Ralph”. É um filme que a experiência na sala de cinema pode fazer a diferença, então fica aqui a recomendação. Porém, vale lembrar que é um filme infantil, então não espere nenhum drama iraniano.

Caso você queira saber minha opinião pessoal com spoilers, confira o vídeo que lancei com nossos parceiros do Nerd red Podcast

(divulgação:Universal Pictures)

8

NOTA

Compartilhe: