Antes do Filme
O icônico personagem do grupo humorístico Porta dos Fundos, Sargento tenente major Peçanha, acaba de receber um filme próprio disponibilizado pela Amazon Prime Video.
Durante o filme
Peçanha contra o animal, uma grande piada ao cinema hollywoodiano, e bebe nos principais clichês do gênero, enquanto adapta da realidade, críticas sociais, a polícia e a política brasileira.
Na história, Peçanha é um policial de moral duvidosa, que mesmo com pouco estudo e com pouco conhecimento, e sempre beirando às margens da lei, torna-se o policial mais competente para solucionar uma onda de assassinatos cometidos por um assassino em série apelidado de “o Animal”.
O filme ainda é uma crítica velada ao aparelhamento estatal, ao mostrar um policial militar exercendo funções de outros órgãos devido à falta de financiamento e suporte do Estado.
Fora as críticas sociais, o filme se destaca por um humor ácido e uma irreverência típica das produções do grupo humorístico, com uma fotografia e uma edição que colaboram com o roteiro.
Apesar de tudo, da mesma forma que o roteiro é o “ponto alto” da produção, ele também é seu principal antagonista, visto que por se tratar de um filme de uma hora de duração, piadas, cenas e situações tornam-se corridas, e personagens que poderiam ser promissores, tornam-se descartáveis
Depois do filme
Como comédia, o filme torna-se uma aula de roteiro e narrativa, porém como obra audiovisual, deixa e muito a desejar, principalmente quando comparado a outras produções do grupo, como os especiais feitos para Netflix, por exemplo. Ainda sim, é um filme divertido e pode ser uma boa pedida para um fim de noite.
Editado por : Hugo Montaldi
Revisado por: Thais Trindade