Crítica | Os Croods 2: Uma Nova Era

(Divulgação: DreamWorks Animation)

A volta da família das cavernas em uma animação igualmente bonita e clichê

Antes do filme 

Após ter sua estreia interrompida, A família Croods retorna ao cinema em uma aventura em que os antigos Homens das cavernas entram em contato com os primeiros homens modernos, em uma trama que mescla o clássico humor pastelão das animações, com um visual lindo em 3d. 

Durante o filme 

Na trama, o Relacionamento de Eep e Guy continua a crescer, para o desespero do pai superprotetor Grug, que tem medo de perder sua filha.  A situação se complica quando a família das cavernas encontra com os Bem Melhores, uma família de homens modernos que incentivam o individualismo. 

Como no primeiro filme, críticas a paternidade e ao conceito familiar são postos a prova, principalmente ao mostrar pais com visões de mundos tão diferentes. A forma como é mostrado que ambas as formas de criação são, simultaneamente, benéficas e prejudiciais e que a busca de um equilíbrio é muito mais saudável, chega a ser clichê, pois simplesmente reprisa temas e piadas da animação spin off  Disponível na Netflix, porém com uma arte 3d muito bem feita e trabalhada. 

As piadas do roteiro são bem típicas de desenhos animados e não mostram muita novidade, além de o tempo todo o filme finalizar a história e iniciar uma nova trama, como se ele fosse pensado para ser um seriado de televisão e não um filme propriamente dito. 

As músicas são facilmente esquecíveis e, com exceção de uma, não complementam a narrativa, dando a entender que foram pensadas de última hora. 

Talvez o maior destaque seja a dublagem, tanto a voz original quanto a voz nacional que conseguem imprimir ideias e emoções em poucas palavras e com muita naturalidade. 

Depois do filme 

Não ha como negar que o filme é divertido,  devendo conquistar a maioria das crianças, principalmente pelo visual colorido e com os designes das criaturas fantásticas presentes no universo, mas infelizmente o filme fica preso em temas e assuntos que já foram vistos em outros filmes como Toy Story e até Carros, e muitas piadas são adaptações e reciclagens do Spin off da franquia, o que é uma pena. 

7.5

NOTA

Compartilhe: