Crítica| O Golpista do Tinder – O documentário que mostra que conhecer pessoas em aplicativos pode ser perigoso

(Divulgação: Netflix)

O documentário original Netflix conta a história de três mulheres supostamente enganadas por um falso herdeiro

Antes do filme

O documentário original Netflix conta a história de três mulheres supostamente enganadas por um falso herdeiro da indústria de diamantes que seduzia suas vítimas a fim de conseguir dinheiro para manter a vida de luxo. 

Durante o filme 

Baseado em uma matéria publicada pelo jornal norueguês VG em 2019, o filme documentário mostra depoimentos das três mulheres que supostamente sofreram golpes de Simon Liviev, um suposto herdeiro e empresário do ramo de diamantes, que utilizava do aplicativo de relacionamentos Tinder para conhecer e se aproximar de suas supostas vítimas.

A genialidade do filme se dá, justamente, por intercalar os depoimentos tanto das vítimas quanto dos jornalistas que trabalharam nas investigações, com fotos, vídeos e trocas de mensagens fornecidos pelos mesmos durante o convívio com Leviev . Todavia, por mais que o filme crie uma narrativa coesa, e te prenda do início ao fim, ele admite que mesmo o suposto golpista tendo sido preso, ele jamais foi condenado, julgado ou mesmo indiciado pelos crimes que o documentário se baseia, assim sendo a utilização da palavra “supostamente” torna-se necessária neste caso. 

  Outro grande marco do filme é a montagem que consegue com maestria ressaltar os sentimentos sentidos pelas supostas vítimas nos acontecimentos do golpe, ao utilizar a música, e principalmente a mudança no estilo de edição para causar desconforto e aflição, assim prendendo o espectador do início ao fim do filme. 

Depois do filme 

Apesar da raiva que o espectador sente ao final do filme, o longa continua sendo um excelente documentário, cumprindo a missão de ser uma história cativante, envolvente e um excelente entretenimento.

(Divulgação: Netflix)

8

NOTA

Compartilhe: