Antes
Vincenzo é o mais recente kdrama da Netflix que tem feito um grande sucesso, com uma trama envolvente e cheia de artimanhas, grandes efeitos especiais e um mix de culturas visto que a história se inicia na Itália e tem continuidade na Coreia do Sul.
Vincenzo Cassano (Song Joong Ki) é um coreano que foi adotado ainda criança por uma família italiana, entretanto seu pai não era uma pessoa comum, mas um chefe de uma família da máfia (Organização criminosa que surgiu na Itália durante a idade medieval). Após a morte de seu pai, Vincenzo briga com seu irmão e retorna para a Coreia do Sul para buscar o Ouro de seu cliente falecido, um empresário chinês que o contrata para esconder milhões em barras de ouro. Seu retorno é conturbado e cheio de aventuras que se relacionam com suas atividades da máfia italiana e a busca por justiça junto com os advogados Hong Yoo-chan (Yoo Jae-myung) e Hong Cha Young (Jeon Yeo Bin). Além de contarem com toda a família do Geumga Plaza, prédio motivo do retorno de Vincenzo à Coreia do Sul, a trama possui bons antagonistas que trazem um grande vigor ao caminho de Vincenzo atrapalhando os seus planos e levando-o a seguir um caminho diferente do planejado.
Durante
Vincenzo Cassano (Song Joong Ki) é um personagem carismático que busca pelos seus interesses e justiça por aqueles que ele desenvolve afeto de uma forma bastante questionável considerando sua ligação com o crime organizado. Inicialmente achamos que por isso ele não será o herói, mas no decorrer da história vemos o ditado “Olho por olho e dente por dente” ser aplicado de forma satisfatória. Uma trama cheia de mistério, ação, humor ácido e com uma trilha sonora impactante, dividida em 20 episódios que te prendem do início ao fim.
O roteiro não previa um herói, afinal um mafioso também é o vilão. Vincenzo tinha um objetivo definido, recuperar seu ouro e retornar a Itália e assim o drama segue, com início, meio e fim bem definidos. Mesmo que muitas vezes tenhamos visto uma tentativa de heroicização do personagem, ele usava meios ilícitos para atingi-los demonstrando que ele era o lado bom, mas não era o bom moço que protege a mocinha.
A história também não possui uma mocinha a ser protegida. Hong Cha-young (Jeon Yeo-been) não era a donzela em apuros e os acontecimentos que a atingem lhe traz um objetivo e Vincenzo, com seus meios não ortodoxos, se torna seu meio de atingi-lo.
Com um arco de personagens reduzido e boa parte da trama se passando no Geumga Plaza, o elenco surpreende na atuação. Cada ator mostra toda sua versatilidade, em especial os que mais estamos acostumados a ver em kdramas, como Jeon Yeo-been como a advogada Hong Cha-young, Choi Deok-moon como Tak Hong-shik, Yang Kyung-won como Lee Chul-woo, Song Joong Ki como Vincenzo Cassano, Taec-yeon como Jang Jun Woo e Kwak Dong-Yeon como Jang Han Seo. Sendo os três últimos os grandes destaques de atuação da trama.
Song Joong Ki, que é conhecido por Descendentes do Sol, Arthdal Chronicles e Nova Ordem Espacial todos disponíveis na Netflix, traz a vida de Vicenzo, o bom mafioso que luta por aquilo que vai contra as regras da máfia. Ele é um personagem carismático e que não segue o tradicional bom moço dos kdramas. Sendo um consigliere da família Cassano, Vicenzo cometeu grandes crimes enquanto vivia na Itália e segue seu padrão de vida ao retornar à Coreia. A relação com sua mãe biológica é conturbada e vem se apresentando no decorrer da história.
Já Taec-yeon, que é conhecido por Who are you?, Dream High e por ser o rapper do grupo de kpop 2PM, é o grande destaque do kdrama, visto que sua atuação surpreendeu de forma positiva os espectadores e conseguimos ver um lado diferente. A ideia de um personagem que atua como outro personagem é excelente e sua atuação demonstra todo seu profissionalismo e capacidade. Através de mudanças de expressão suave e mudanças na intensidade do olhar, ele consegue trazer a essência de seu personagem de forma única.
Kwak Dong-Yeon, que é conhecido por Adolescence Medley, Love in the Moonlight, Radio Romance e My ID is Gangnam Beauty, surpreendeu saindo das comédias românticas e de personagens clichês para o chefe de um conglomerado que tenta entrar no mundo da venda de entorpecentes ilícitos de forma disfarçada com grandes farmacêuticas e empresas de bioquímicas. As mudanças do personagem acontecem de acordo com as condições das cenas, como se o ator estivesse atuando duas vezes.
O destaque da produção foi o fato de que a trama se inicia na Itália e por estarmos em meio a uma pandemia e todas as gravações possuem limitações, a produção decidiu por usar computação gráfica nas cenas que se passam no país estrangeiro. Nada disso é notado durante os períodos que se passam na Itália, é como se realmente tivessem gravado em terras italianas. Song Joong Ki aprendeu italiano para representar o personagem que possui muitas falas na língua, normalmente essas falar possuem alguma dublagem, porém este não foi o caso na trama da Netflix.
Depois
O drama chegou ao 4° lugar na classificação de estreia no fim de semana da tVN, emissora que o transmite em território coreano, e é a terceira maior estreia da emissora. Atualmente ela é a décima sexta colocação no ranking de maior audiência na televisão por assinatura.
As gravações de Vincenzo se encerraram na penúltima semana do mês de abril e os dois últimos episódios foram ao ar nos dias 01/05 e 02/05 via netflix com um atraso de duas semanas dá previsto inicialmente devido a uma pausa para reorganização de roteiro e para segurança da produção com a pandemia de Covid 19. Além disso, deixou uma boa marca no universo “dorameiro” com seu final surpreendente mesmo que alguns clichês o tenham acompanhado.
Escrito por Thayane Rodrigues
Editado por Hugo Montaldi