Crítica Netflix/Uma Advogada Extraordinária(Extraordinary Attorney Woo)

O dorama do momento da Netflix que fez novas pessoas conhecerem as produções sul coreanas.

Antes

“O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger. Todos os pacientes com autismo partilham determinadas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares.” (Fonte: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/ )

Durante

A trama conta a história de Woo Young-woo (Park Eun-bin), uma advogada com transtorno do espectro do autismo que foi criada apenas por seu pai, Woo Gwang-ho (Jeon Bae-soo). Ele a cria sozinho e percebe logo na infância seu talento para o direito, visto que ele mesmo é formado em direito e possui diversos livros sobre leis em casa. Young-woo possui uma única amiga desde os tempos da escola, Dong Geu-ra-mi (Joo Hyun-young), uma garota excêntrica que sempre a ajudou e protegeu. Devido a sua condição, Young Woo tem dificuldades de arrumar emprego mesmo tendo se formado como a melhor de sua turma. 

Quando ela é chamada para o seu primeiro emprego em Hanbada, um grande escritório de advocacia de Seul, sua vida como advogada se inicia e seu caminho muda completamente, com sua  inteligência e memória fotográfica ela se torna uma excelente advogada sob a supervisão de Jung Myung-seok (Kang Ki-young). Ao se supervisionada por Myung-seok, ela passa a integrar sua equipe que é composta por sua colega de Faculdade de Direito e grande amiga, Choi Su-yeon (Ha Yoon-kyung), o funcionário de apoio jurídico Lee Jun-ho (Kang Tae-oh) e Kwon Min-woo (Joo Jong-hyuk).

Park Eun-bin é uma atriz extraordinária e traz a personagem Woo Young-woo de forma carismática e perfeita. Sua atuação faz com que compreendamos a personagem e sua condição mais claramente. Alguns episódios sofreram críticas por causa da oscilação de empatia da personagem, que fica claro quando se compreende o transtorno do espectro do autismo que é explicado pela própria personagem no decorrer da série.

Cada episódio da série traz um caso de destaque e em volta deste caso a vida de Young-woo é desvendada desde o seu nascimento, trazendo compreensão para sua história, seu comportamento e sua ligação com seu pai. Além disso, também vemos sua descoberta pelo primeiro amor e o surgimento de uma consciência de sua parte sobre a dificuldade das pessoas que não possuem autismo se relacionarem com pessoas que possuem autismo. A trama traz o preconceito e até mesmo a ideia da sensação de superioridade e inferioridade como podemos ver com o personagem Min-woo. A trama também aborda mulheres em posições de poder, mesmo que Young-woo seja supervisionada por um homem a CEO da Hanbada é uma mulher e o escritório de advocacia concorrente deles também é gerido por uma mulher. 

Uma advogada extraordinária é uma série que precisa ter um olhar crítico para assistir e ter paciência para compreender tudo que se passa. A sociedade tem a ideia de que o autista ele se comporta sempre da mesma forma, mas as situações podem fazer com que esse comportamento mude. A própria Young-woo oscila nos momentos de empatia e a falta dela, esse momentos ficam mais claros quando ela lida com personagens que são próximos a ela e ela sente a liberdade para falar abertamente e questionar. 

A trama é um grande avanço para a compreensão do transtorno do espectro autista, mas também deve ser encarado como uma ficção e ter o cuidado de separar cada pessoa de forma individual sem generalizações sobre o transtorno.

Depois

Uma Advogada Extraordinária (Extraordinary Attorney Woo) teve sua segunda temporada confirmada recentemente pela Netflix, porém sem previsão de estreia. Segundas temporadas não são comuns em produções sul-coreanas e por isso conciliar a agenda entre os atores é algo difícil e precisa ser analisado calmamente pelos produtores da série.

Park Eun-bin é conhecida por diversos papéis sendo alguns deles facilmente encontrados em plataformas de streaming como a Netflix e VIKI. Para aqueles que se interessaram por seu trabalho e querem algo para assistir enquanto esperam pela próxima temporada de Uma Advogada Extraordinária, recomendamos “O rei de porcelana” ( queridinho da autora que aqui escreve), “Do You Like Brahms?”, “Age of Youth 1 e 2”, “Juiz vs. Juiz” e “O Detetive Fantasma”.

Escrito por: Thayane Rodrigues

10

NOTA

Compartilhe: