Crítica | How To be a Carioca – A maestria carioca de Carlos Saldanha

Com Seu Jorge, Mart'nália e outros, o diretor Carlos Saldanha nos trás um gostinho doce de como é ser um carioca para o mundo.


Antes da exibição da série:


O evento ocorreu no Cine Odeon no centro do Rio, pois fazia parte do Festival do Rio, o principal evento para o cinema nacional. Com a confusão rolando, consegui entrar na parte lateral reservada para a imprensa um pouco antes dos atores começarem a chegar. Estava meio desolado e sozinho mas consegui arranjar um espaço em meio àquele caos. Com o passar do tempo, mais e mais atores foram chegando e se acomodando no tapete vermelho, posando para fotos entrevistas. Com minha coragem, consegui uma entrevista com o ilustríssimo diretor de cinema Carlos Saldanha (diretor dos filmes Rio, Rio 2 e Era do Gelo), e você pode conferir ela em nosso Instagram. Um pouco após a entrevista, me dirigi à bomboniere para comprar minha pipoca e me preparar para a exibição dos dois primeiros episódios da série.

Durante a exibição da série:


A série nos mostra vários pontos de vista diferentes estrangeiros que vão ao Rio de Janeiro por diferentes motivos. O primeiro episódio nos mostra uma mulher argentina que estava no velório de sua mãe. Ela então recebe uma carta de seu mordomo com o desejo final da falecida: Jogar as suas cinzas do topo do Cristo Redentor. A mulher, sem paciência e rabugenta, decide realizar o desejo se sua mãe acreditando que isso a faria descansar em paz.
O segundo episódio nos mostra um maestro renomado alemão que está para assumir um alto cargo em seu trabalho. Mas, para isso, ele têm de reger uma orquestra no Rio. O maestro é extremamente perfeccionista e ao chegar às terras cariocas, já se encontra em situações mirabolantes e inesperadas.

Após a exibição da série:


Os episódios são simplesmente excepcionais. Roteiro bem executado, personagens marcantes e um humor de dar altas gargalhadas. Mais uma vez, Carlos Saldanha nos trás o bom sentimento em residir na Cidade Maravilhosa. Ele demonstra com maestria, todo o acolhimento que a cidade dá, além de mostrar também como nós abraçamos várias culturas diferentes a fim de que todos possam ter o seu espaço. Realmente, uma obra que precisa ser assistida por todos, principalmente nós cariocas.

How to be a Carioca já está disponível no Star+ e eu sinceramente não poderia a recomendar mais. Assistam, pois vocês não vão se arrepender.

10

NOTA

Compartilhe: