Crítica| Adão Negro: Um filme da DC que copia a fórmula Marvel

O filme entrega muita ação e abusa de cenas cômicas e piadas que são típicas dos filmes da Marvel

Antes do filme

Estreia nos cinemas brasileiros no dia 20 de outubro Adão Negro (2022), protagonizado por Dwayne Johnson, o primeiro filme do anti-herói arqui-inimigo do herói Shazam! nas HQs. O filme faz parte do Universo Estendido da DC (DCEU) produzido pela Warner Bros.

Durante o filme

O longa explora a história da origem de Adão Negro ou Teth-Adam (Dwayne Johnson/ The Rock), seu nome de batismo, que data de mais de 5.000 anos quando era um escravo em Kahndaq, um país governado por um tirano com sede de poder, onde consegue seus poderes e com eles sua vingança. Como qualquer anti-herói Adão Negro tem um senso de justiça muito próprio e não se importa de matar para conseguir seus objetivos, por isso, ao ser liberto de sua tumba após 5.000 anos a Sociedade da Justiça, grupo liderado por Carter Hall/Gavião Negro (Aldis Hodge), formado também pelo Senhor Destino (Pierce Brosnan) e os jovens heróis Cyclone (Quintessa Swindell) e Esmaga-Átomo (Noah Centineo), entra em ação para prendê-lo novamente.

O roteiro apresenta pontos fortes como uma discussão sobre o que de fato faz alguém ser um herói, tentando problematizar o sentido de herói como um ser com senso de moral elevada, altruísta e que consegue deixar sempre seus sentimentos de lado para fazer o que é certo, afinal super-heróis não são humanos, são seres superiores que usam sempre os seus poderes para o bem. Esse ideal de herói é questionado quando a Sociedade da Justiça só aparece em Kahndaq para prender Teth-Adam, já que era uma ameaça ao equilíbrio global um homem poderoso que não hesitava em matar quem considerava mau ou o atacava, mas ignorou o fato daquele país ser dominado por um grupo terrorista armado que oprimia a sua população.

Um ponto fraco do roteiro foi a opção de focar exageradamente nos embates entre os heróis e o anti-herói, deixando o vilão em segundo plano, explorando muito pouco seu potencial para a história.

Adão Negro é um filme que entrega muita ação e comédia, conseguiu entregar bons efeitos especiais nas cenas de ação e um CGI muito bem feito, o que normalmente a Warner deixa a desejar nos filmes do DCEU, além de entregar muitas piadas, algumas muito boas inclusive, parecendo copiar um pouco da fórmula Marvel.

Mas uma das coisas que, sem dúvidas, merece destaque é a atuação de Dwayne Johnson, que definitivamente foi a escolha perfeita para interpretar o Adão Negro, um personagem imponente, forte e que não se curva a ninguém, e tudo isso Dwayne conseguiu passar, ao mesmo tempo, entregou carisma e cativou o público nas cenas mais cômicas.

Depois do filme

Adão Negro tem tudo para ser um sucesso de bilheteria e tudo indica que teremos mais vezes Dwayne Johnson vestindo o manto do personagem, pelo menos é o que esperamos, após um filme de heróis que conseguiu entregar uma produção diferente do esperado dos filmes do DCEU.

8

NOTA

Compartilhe: