Crítica | Tipos de Gentileza

ANTES DO FILME

“Kinds of Kindness” ou “Tipos de Gentileza”, é o mais novo filme do diretor Yorgos Lanthimos em parceria com a Searchlight Pictures. Após o sucesso de Pobres Criaturas, longa esse que no Oscar de 2023 conquistou 4 estatuetas douradas incluindo a de Melhor atriz para Emma Stone, que retorna para essa produção e divide parte do protagonismo com outras estrelas como Jesse Plemons e Williem Dafoe.

Sua estreia foi em maio no festival de Cannes 2024 e na América do Norte no mês de junho. O longa estreia nas telonas do Brasil no dia 22 de agosto.

DURANTE O FILME

Tipos de gentileza é uma antologia com três histórias distintas. Todas elas em alguma camada mostram sacrifícios de pessoas que fariam de tudo para manter certas posições de paixão. Todas essas histórias possuem os mesmos atores nos núcleos principais, são eles: Emma Stone, Jesse Plemons, Williem Dafoe, Hong Chau, Mamadou Athie e Margaret Qualley.

Na primeira história é nomeada de “R.M.F está morto”, em referência ao homem que aparece na primeira cena do filme. Nesse primeiro conto seguimos Robert, um homem que tem sua vida inteiramente controlada pelo rico empresário Raymond, desde do que iria beber no café da manhã até em que momentos faria sexo com sua esposa Sara, que também foi escolhida para ser esposa de Robert por Raymond.

Sua vida vira de cabeça para baixo após se negar pela primeira vez a cumprir os desejos de Raymond. Este lhe retira a esposa, pertences e presentes que lhe foram dados durante 10 anos de servidão. Após isso, Robert passa a perseguir Raymond e aqueles que o cercam, a fim de que possa retomar sua vida de antes.. Ele fará de tudo para que sua vida volte a ser como antes.

A segunda história é intitulada “R.M.F está voando”. Daniel, um policial que está enfrentando o desaparecimento de sua esposa Liz em um naufrágio. Após sua esposa ser encontrada (o piloto do helicóptero que a traz de volta é R.M.P, por isso o título do curta), o policial passa a desconfiar que aquela mulher não é sua esposa, pois ela apresenta um comportamento que não se assemelha ao que ele se acostumou.. Daniel então faz a mulher provar sua lealdade até a última gota de sangue.

A terceira e última história, leva o nome de “R.M.F come um sanduíche”. Nela, vemos Andrew e Emily à procura de uma mulher que, segundo um certo tipo de profecia, teria um poder de cura suficiente para reanimar mortos. Ambos fazem parte de uma espécie de seita liderada por Omi e Aka, Seus seguidores procuram pela mulher da profecia, enquanto abdicam de suas vidas para isso. Não podem ver familiares nem fazer sexo com quem querem, além de passar por um tipo de ritual de purificação e andar com uma água benzida com as lágrimas de seus líderes.

Depois do desfecho das 3 histórias, vemos R.M.F comendo um sanduíche numa cena pós créditos.

DEPOIS DO FILME

A filmografia do diretor Yorgos Lanthimos é lotada de histórias bizarras e até mesmo incompreensíveis para alguns. Seu filme anterior, “Pobres Criaturas”, Apesar de sua aclamação pela crítica e premiações, ‘Pobres Criaturas’ é, para mim, um dos seus filmes mais ‘controlados’ em termos de estranheza, mesmo que ali, ele ainda seguisse numa toada de questionar as maneiras normativas de se viver. Aqui em “Tipos de Gentileza” vemos novamente o Lanthimos do velho testamento.

As três histórias são bizarras e repletas de elementos narrativos que intensificam o clima de estranheza do filme. A trilha sonora, que começa com a icônica ‘Sweet Dreams’ dos Eurythmics, logo dá lugar a composições com pianos e corais que intensificam o clima sombrio do filme.

Emma Stone, Williem Dafoe e Jesse Plemons tem destaque absoluto, tanto em tempo de tela como em nível de atuação. Mesmo interpretando papéis completamente diferentes em cada uma das histórias eles convencem e tornam críveis aqueles personagens, algo que seria muito difícil ao interpretarem 3 papéis diferentes em cada média.

O diretor de fotografia Robby Ryan, que também trabalhou com Lanthimos em seu longa anterior, aqui parece menos inspirado. Enquanto em “Pobres Criaturas” ele abusava das grandes oculares e das “olho de peixe” que acentuavam a distorção que o filme precisava, aqui essa inventividade ficou de lado, acredito que seja pelo fato das narrativas aqui contadas não terem uma grandiosidade estética e uma direção de arte que, apesar de ser bem realizada, não salta aos olhos.

No geral eu gostei muito de “Tipos de Gentileza”, mais do que outras realizações anteriores do diretor como “A Favorita e “O Lagosta”, mas, perto de outros filmes do mesmo como “Dente Canino”, “Sacrifício do Cervo Sagrado” e até seu antecessor “Pobres Criaturas” ele deixa a desejar.

‘Some of them want to use you
Some of them want to get used by you
Some of them want to abuse you
Some of them want to be abused’

6.5

NOTA

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