Crítica | Aos teus Olhos

Filme nacional conta história tensa e provocativa, de forma simples.

Vivemos em tempos onde as informações são compartilhadas e assimiladas com uma velocidade nunca antes vista. Graças ao advento da internet, praticamente todo mundo, tem acesso á meios capazes de propagar informações para um grande numero de pessoas em grande velocidade, algo que, algumas décadas atrás era um luxo exclusivo de veículos de mídia, como jornais e televisão.


Com tudo, pelo menos no campo das idéias, o poder que tais veículos tinham era acompanhado de uma responsabilidade, nem sempre compartilhada pelas pessoas nos dias atuais, nem todo mundo se pergunta se o que está sendo compartilhado pode prejudicar a vida de uma pessoa.


Essa é uma das ideias essências  do filme “Aos Teus Olhos”, longa dirigido por Carolina Jabor, que conta a história de Rubens(Daniel de Oliveira), um professor de natação que é acusado de assediar um aluno de 11 anos.


O detalhe mais interessante dessa história é que em nenhum momento temos a confirmação de que o professor é culpado ou inocente, assim como em muitos casos na vida real a única informação concreta que nos é dada, são as palavras dos envolvidos, e o que nos é mostrado da personalidade do protagonista.


Logo no começo do filme somos apresentados ao rapaz que acusa Rubens, vemos que seus pais são divorciados e não tem uma boa relação, sempre que se encontram acabam discutindo. Tudo isso parece afetar a criança, que aparentemente deve uma piora no seu desempenho na natação.


Paralelamente vemos a vida pessoal de Rubens, que aos 33 anos namora uma garota de 19 (Luisa Arraes), e faz comentários, em tom de brincadeira, com outro professor(Gustavo Falcão) sobre como ele acabaria se envolvendo com as alunas adolescentes se estivesse no lugar de seu amigo.


Um certo dia o pai(Marco Ricca) de Alex(Luiz Felipe Melo) vai até a diretoria do clube dizendo que seu filho alegou ter sido beijado na boca por seu professor. A diretora do clube(Malu Galli) diz que vai apurar a situação, pede calma aos pais e tenta encontrar uma explicação para o ocorrido, que não seja a que Rubens assediou Alex.

Insatisfeita com a atitude da diretora, a mãe de Alex(Stella Rabelo) afirma no grupo de Whatsapp dos pais dos alunos da turma de seu filho, que o menino está traumatizado pelo assédio sofrido pelo professor. A denúncia vai para a página do Facebook do clube, onde é compartilhada por centenas de pessoas, até que o caso vai parar nos jornais.


Nesse momento também pode-se notar uma crítica ao sensacionalismo dos veículos de mídia, pois o que começou como um caso de um garoto que afirmou ser beijado por um professor, termina em manchetes que dizem “Professor de natação é acusado de abusar sexualmente de seus alunos”.


E no final nada de conclusivo sobre o caso pode ser dito. Os pais alegam a mudança de comportamento de seu filho como um sinal claro de abuso, mas isso também pode ser explicado como a reação do garoto ao divórcio de seus pais.


O Professor alega ser inocente, mas as câmeras de segurança mostram que ele foi até o vestiário com o garoto nesse dia. De acordo com ele, para conversar sem que os outros garotos ouvissem. E sabemos que ele faz comentários e brincadeiras sobre se envolver com alunas mais novas, o que não que dizer que eles possam ser levados a sério.     


Assim o veredito sobre as ações de Rubens fica a cargo do expectador, e a conclusão final é diferente aos olhos de cada pessoa, mas o que se pode afirmar com certeza é que graças a facilidade de espalhar informações pela internet, sendo elas verdadeiras ou não, a vida de Rubens foi destruída independente de sua inocência.


Pois graças as postagens feitas pela mãe de Alex, muitos condenaram Rubens mesmo antes de haver julgamento ou investigação, o atacando verbal e fisicamente, além de vários pais pedirem por sua demissão, pois o consideram perigosos demais para dar aula para seus filhos.


E no final temos uma reflexão muito grande sobre o poder que temos, atualmente, de propagar informações, e como isso deve ser feito com cuidado, pois podemos podemos afetar permanentemente a vida de pessoas que talvez sejam inocentes. Já que muitos acreditam cegamente no que vem na internet e agem de forma impensada.


Assim, “Aos Teus Olhos” conta uma história tensa, de forma simples e que desperta reflexões muito importantes e interessantes sobre como nos comportamos com as tecnologias atuais, e as consequências de tal comportamento.

8

NOTA

Compartilhe: