O ator Luke Perry, conhecido por seus papéis em “Beverly Hills 90210” e “Riverdale”, morreu depois de sofrer um derrame na quarta-feira. Ele tinha 52 anos.
Nascido em Mansfield, Ohio, Perry se mudou para Los Angeles depois do ensino médio para prosseguir atuando. Sua carreira na TV começou quando ele tinha 16 anos, e o ator começou a atuar em programas como “Loving” e “Another World” da ABC, e fazendo trabalhos de dublagem para séries animadas como “The Incredible Hulk” e “Biker Mice”. De Marte.
Em 1990, Perry foi cotado interpretar o solitário Dylan McKay no drama adolescente de sucesso “Beverly Hills, 90210” na Fox. O show se tornou um fenômeno, catapultando Perry para o status de ídolo adolescente. Ele apareceu em uma capa da Vanity Fair em julho de 1992.
Perry teve duas fases em “90210”, uma de 1990 a 1995 e outra de 1998 até o final da série em 2000, período em que seu personagem lutou contra o abuso de álcool e drogas e passou por uma série de relacionamentos tumultuados com vários outros personagens incluindo Brenda (interpretada por Shannen Doherty) e Kelly (interpretada por Jennie Garth).
Coincidentemente, Perry foi hospitalizado no mesmo dia que a Fox anunciou um revival de seis episódios da série, com os membros do elenco Jason Priestley, Jennie Garth, Ian Ziering, Gabrielle Carteris, Brian Austin Green e Tori Spelling. Perry não tinha sido anunciado para o retorno.
Enquanto estrelava em “90210”, Perry fez uma breve aparição como Billy Masterson na ficção científica de Luc Besson, “O Quinto Elemento” em 1997.
Recentemente, Perry fez um retorno bem sucedido ao gênero de drama de TV com um papel regular no programa da CW “Riverdale”. Ele interpretou Fred Andrews, o pai conservador e antiquado do líder da Archie Andrews (KJ Apa).
Ele aparecerá postumamente em “Era Uma Vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino, interpretando o ator americano canadense Wayne Maunder, que estrelou o programa de TV da CBS “Lancer”.
Perry deixa sua filha Sophie e seu filho Jack, um lutador de wrestler profissional que atende pelo nome de “Jungle Boy” Nate Coy.