10 Filmes Nacionais No Telecine Play!

O cinema brasileiro vive à sombra de Hollywood e dos filmes internacionais. Infelizmente, nossos filmes ainda sofrem muito preconceito pelo público, porém, eles possuem indicações e prêmios internacionais importantes. Chegou a hora de enaltecer a arte nacional com esses filmes que vão te surpreender! Segue a nossa seleção de 10 títulos que podemos encontrar no Telecine Play:

 

10. Cidade De Deus (2002)

Um dos filmes nacionais mais importantes e com nada menos que quatro indicações ao Oscar de 2004, Cidade de Deus acompanha a vida de alguns personagens na favela que se tornou a mais perigosa do Rio de Janeiro. Buscapé (Alexandre Rodrigues) narra o filme, história cheia de violência, com o receio de se tornar também um criminoso. O longa que tem a icônica fala “Meu nome agora é Zé Pequeno!” ainda é muito estudado e reverenciado em todo o mundo.

 

9. A Vida Invisível (2019)

Escolhido para os prêmios do Oscar e do Festival de Cannes, A Vida Invisível já é um marco no cinema nacional. A história acompanha duas irmãs na década de 50, que sofrem na mão do pai rígido. A vida força a separação entre elas, mas ainda sonham com um reencontro. O filme conta com Julia Stockler e Carol Duarte interpretando as irmãs, Gregório Duvivier como Atenor, e a participação de Fernanda Montenegro.

 

8. Aquarius (2016)

Depois que uma construtora compra todos os apartamentos do edifício Aquarius, Clara (Sônia Braga) é a última moradora do prédio. Ela recebe ofertas e ameaças para se desfazer da moradia, mas a história do filme vai além de sua casa, abordando também relacionamentos familiares e amorosos. Apesar da história simples, Sônia Braga dá vida à Clara de forma primorosa, em uma trama em que o velho, o novo e as memórias se chocam.

 

7. Que Horas Ela Volta? (2015)

Regina Casé estrela esse maravilhoso filme, dando vida a Val, empregada doméstica de uma rica família de São Paulo. Val abandonou a filha por causa do trabalho, e vê a chance de melhorar o relacionamento quando a menina viaja para a capital a fim de prestar vestibular. O filme retrata a segregação das classes altas e baixas da sociedade de forma muito bem elaborada: o contraste entre a grande casa de Dona Bárbara (Karine Teles) e os limites de Val, que vão do quartinho de empregada à cozinha, apesar de considerada “parte da família”.

 

6. Tropa De Elite (2007)

Tropa De Elite acompanha os policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro, enquanto capitão Nascimento (Wagner Moura) procura um substituto para seu cargo. O longa ainda aborda a história de Matias (André Ramiro) e Neto (Caio Junqueira), dois novatos na Polícia Militar, com expectativas completamente opostas quanto à profissão. O filme é baseado no livro Elite Da Tropa, e tem como foco a violência urbana e a corrupção. Ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2007.

 

5. Estômago (2007)

O filme conta a história do nordestino Raimundo (João Miguel) em duas linhas do tempo paralelas: na primeira, Raimundo se muda para a cidade grande em busca da promessa de uma vida melhor; na segunda, ele está na prisão. Desenvolvendo os dois momentos, entendemos por que Raimundo foi preso, conhecemos os personagens importantes em sua vida e vemos o desenvolvimento de seu grande talento: a gastronomia.

 

4. Sócrates (2018)

Sócrates (Christian Malheiros) e Maicon (Tales Ordakji): um amor impossível brotando da

Foto: Divulgação

O longa foi montado pelo Instituto Querô, uma ONG de Santos que usa o cinema como capacitador de jovens em vulnerabilidade social. O filme independente teve baixo custo de produção e retrata a vida do adolescente Sócrates (Christian Malheiros), periférico da Baixada Santista, negro e homossexual. Depois que sua mãe morre, ele precisa se encontrar e ser independente, enquanto supera a pobreza e o preconceito.

 

3. Minha Mãe É Uma Peça (2013)

Um dos melhores filmes de comédia da década, Minha Mãe É Uma Peça adapta a peça de teatro do humorista Paulo Gustavo. Ele dá vida a Dona Hermínia, mãe de dois adolescentes, barraqueira e muito engraçada. Ela foge de casa depois que ouve os filhos falando que ela é “chata”, deixando a família desesperada para encontrá-la. A personagem Hermínia é baseada na mãe do ator, uma linda homenagem à sua família.

 

2. Bacurau (2019)

Neste filme, Bacurau, uma cidadezinha do sertão pernambucano é a protagonista. Quando alguns habitantes aparecem mortos, a população deve se juntar para combater uma ameaça estrangeira. O longa-metragem foi elogiado e indicado e ainda venceu vários prêmios, como o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

1. Central Do Brasil (1998)

Só para entender o naipe de Central Do Brasil: ganhou o Globo de Ouro e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro em 1999. Dora (Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois que uma cliente é atropelada, ela ajuda o filho dela a encontrar o pai desaparecido.

 

 

Esta lista do Telecine Play é apenas um pouco do que o a cultura e a arte podem nos proporcionar. O cinema nacional tem muito a oferecer para nós. Que outros filmes vocês acham indispensáveis para qualquer brasileiro ver?

 

 

Compartilhe: