Crítica Netflix | Eu nunca… – Série reinventa a comédia teen

Série aborda a comédia romântica de um jeito novo e realista

Antes da temporada

A nova aposta da Netflix nas séries teen é Eu Nunca…, baseada na vida de Mindy Kaling (atriz de The Office, The Mindy Project e Oito Mulheres E Um Segredo). A história acompanha Devi (Maitreyi Ramakrishnan), uma garota de 15 anos descendente de indianos tentando sobreviver ao Ensino Médio. À primeira vista, parece uma simples comédia romântica de coming-of-age**, mas a nova série guarda momentos únicos.

 

Durante a temporada

Depois de um ano traumatizante, em que seu pai Mohan (Sendhil Ramamurthy) faleceu, e ainda ter ficado paraplégica por três meses, o 2º ano do Ensino Médio de Devi deve ser exemplar. A protagonista é uma menina inteligentíssima, que rivaliza com Ben (Jaren Lewison) para ser o primeiro lugar da turma, tem conflitos com a família e uma personalidade forte. Entre desejar tomar pílulas calmantes e perder a virgindade, Devi só quer se tornar popular e mais adulta. Para isso, ela se envolve com o garoto mais bonito da escola, o primeiro passo para o desenrolar de toda a trama da série.

As melhores amigas de Devi também fazem parte de minorias: Eleanor (Ramona Young) é asiática e Fabiola (Lee Rodriguez) é negra. É interessante notar que muitas produções teen da Netflix têm protagonistas que não são o padrão: Lara Jean, de Para Todos Os Garotos Que Já Amei, tem descendência coreana; Sierra Burgess, de Sierra Burgess É Uma Loser, é acima do peso; e Sam Gardner, de Atypical, é autista. Não só é importante para a representatividade, mas essas produções mostram novas culturas que devem deixar de serem vistas como exóticas; tal como a ironia na cena em que Devi veste um sári, e uma mulher quer tirar uma foto dela por estar “cultural”.

A série também acerta ao abordar o luto. Mohan era a pessoa que mais compreendia Devi, e ela evita abordar o pai em suas sessões de terapia. Ele aparece em flashbacks, e conta com a ótima atuação de Maitreyi para mostrar toda a dor e saudade que Devi sente. A família da personagem também é composta por sua rigorosa mãe Nalini (Poorna Jagannathan) e a prima perfeita, Kamala, que guarda um segredo (Richa Moorjani).

 

Depois da temporada

Eu nunca… é uma série completa: tem humor, drama, deboche, cenas vergonhosas e cenas emocionantes. Com um toque simples e realista, revolucionando as comédias românticas, a história de Devi tem um potencial para uma segunda temporada maravilhosa como a primeira.

 

 

 

**coming of age – gênero que aborda crescimento e amadurecimento de personagem para a idade adulta.

10

NOTA

Compartilhe: