O Homem de Ferro é provavelmente o mais descolado e elegante herói da Marvel Comics. Tony Stark sempre se veste bem para as mais diversas situações, seja contra o Kang, O Conquistador, Chefiando a S.H.I.E.L.D., ou mesmo lidando com executivos de grandes corporações. O Homem de Ferro está tão longe neste ponto de seus outros amigos Vingadores que ele só compete… bem, com suas versões de outros universos
O Vingador Dourado já apareceu com diversas armaduras muito interessantes em outros universos, algumas com habilidades bastante notórias que chegam a deixa o leitor de surpreso. Aqui vamos analisar as 10 Armaduras Mais Legais do Homem de Ferro.
10 – Homem de Ferro 2099
Em um futuro em que a única empresa importante parece ser a Alchemax, é difícil acreditar que o Homem de Ferro possa existir, pois muito do que tornou Tony Stark importante havia desaparecido há muito tempo nos livros de história. Mas o CEO da Alchemax, Tyler Stone, posteriormente pega o inventor genial Sonny Frisco e o convence ele a se juntar à versão dos Vingadores da Alchemax.
Isso efetivamente transforma o Homem de Ferro em algo que ele sempre fingiu ser, mas nunca foi: um herói de propriedade corporativa. Construindo um traje futurista contendo a tecnologia avançada do ano de 2099, Sonny não durou muito tempo como o herói, mas pelo menos ele parecia legal.
9 – Lorde de Ferro
A sequência da lendária série 1602 de Neil Gaiman, 1602: Novo Mundo, permitiu que muitos outros personagens da Marvel aparecessem. Um deles era uma versão alternativa de Tony Stark que foi capturado pela Inglaterra e torturado para fazer armas para eles.
Depois que Stark sofreu tortura nas mãos de David Banner, ele constrói esta versão do traje do Homem de Ferro – um ser maciço, parecido com um robô, que foge de “garrafas de raios” semelhantes a eletricidade, inicialmente pretendendo usá-lo para caçar Banner. Mesmo em um passado distante, o traje também está carregado de armas elétricas.
8 – Homem de Ferro 2020
Por alguma razão, nos anos 80, era importante definir as coisas no início dos anos 2000, como se nenhum de nós estivesse por perto quando chegássemos a essa época. O Homem de Ferro 2020 foi criado em … 1984, e isso não é nem 40 anos no futuro. De qualquer forma, Arno Stark é o parente não tão distante de Tony Stark do futuro, que comprou a empresa de Tony Stark e assumiu o papel de mercenário enquanto usava uma versão futurista do traje do Homem de Ferro. O traje transpira o mal, com engrenagens mecânicas para as omoplatas e dentes retorcidos na boca.
7 – Homem de Ferro 1872
Durante as Guerras Secretas, recebemos um livro sobre o universo da Marvel no oeste selvagem de 1872. Nesse mundo, Tony Stark interpreta um inventor que foi levado a beber depois de ver pessoas usando suas armas para matar soldados que se renderam.
Ele passa anos ignorando os problemas à sua volta na cidade de Timely, até que finalmente se inspira na morte do xerife da cidade Steve Rogers para usar sua arma final: uma maciça armadura do Homem de Ferro movida a vapor. Esse traje existe para todos os fãs de steampunk se divertirem, pois se assemelha à armadura cinza original de Stark, embora rebitada e usando armas básicas como lança-chamas e “repulsores” gerados por raios.
6 – Mainframe
A linha do tempo MC2 da Marvel é algo do “final feliz” do futuro para o Universo Marvel. Os heróis mais velhos passam sua linhagem para a próxima geração, mas o mundo precisou ser destruído para que isso acontecesse. No caso do Mainframe, é um exemplo de Tony Stark literalmente sendo incapaz de se deixar ir e incapaz de transmitir seu legado a mais alguém.
O mainframe é um andróide com a personalidade de Tony Stark dentro de uma armadura do Homem de Ferro. É um pouco controlador, mas pelo menos ele consegue se tornar sua própria pessoa. Além disso, sua armadura preta e dourada é muito legal.
5 – Maestro
Em 2015, após o evento Guerra Secreta, a Marvel lançou uma história em quadrinhos baseada em seu popular jogo para celular Torneio de Campeões. A série contou com personagens da Marvel em todo o multiverso lutando entre si em troca do poder supremo. Um dos principais antagonistas da série foi uma versão do Maestro, o Hulk do futuro se tornou completamente mal, mantendo o QI incrível de Banner.
Esta versão do Maestro conseguiu matar um Homem de Ferro de um universo onde Hulk era Homem de Ferro e levou a armadura de Stark como troféu. Impressionante e aterrorizante de uma só vez; o que o Hulk deveria ser.
4 – Homem de Ferro 3030
Rhodey Stark foi criada durante a lendária fase de Hickman com os Vingadores. Descendente de Tony Stark de um futuro muito distante, ela viaja no tempo para visitar seu antepassado, ajudando Tony e os Vingadores a resolver um problema impossível: parar um planeta perdido que foi arrancado de sua própria órbita e se lançou em direção a Terra para destruí-lo.
Um problema enorme, não? No Entanto ela lida com bastante facilidade, permitindo aos Vingadores a chance de sobreviver ao restante da Guerra Secreta. Entretanto, o feito mais importante para esta lista, ela conseguiu usar uma armadura de ouro que deveria dar ao seu ancestral algumas ideias para projetos futuros.
3 – Mulher de Ferro (Mangáverso)
No início dos anos 2000, a Marvel flertou brevemente com uma versão mangá do seu universo, pois o anime alcançou novos patamares graças a Toonami e Adult Swim. A versão Mangáverso do Homem de Ferro é Antoinette Stark, a irmã de Tony Stark que assume o papel depois que Tony desaparece.
Anteriormente com a S.H.I.E.L.D., Antoinette transforma o Homem de Ferro em uma organização, com muitos outros “Homens de Ferro” enquanto ela atuava como Mulher de Ferro. Esta versão é bastante narcótica, mas também adicionou armas que lembram os designs de Gundam, fundindo assim um dos super-heróis mais legais com uma das séries de anime mais legais de todos os tempos.
2 – Iron Hammer
Percebendo que eles não podiam mais trazer de volta a Amalgam Comics (Editora tempóraria que mesclava os heróis da Marvel e DC), a Marvel se divertiu um pouco com a recente história de Guerras Infinitas, assim criando um universo alternativo no qual todo o universo da Marvel foi cortado pela metade. Eventualmente isso deixou vários personagens da Marvel mesclados, geralmente para resultados realmente interessantes.
Iron Hammer é o Homem de Ferro mesclado com Thor, em um mundo onde Sigurd Stark já foi filho do Pai de Todos antes de ser banido para Midgard, desprovido de sua memória. O Iron Hammer pega a armadura Centurião de Prata (já um dos designs mais legais) e oferece um martelo gigante. O quão legal é isso?
1 – Lanterna de Ferro
O Amalgam Comics parece algo que só poderia ter acontecido nos anos 90. A DC e a Marvel eram tão absurdamente bem-sucedidas que faziam crossovers o tempo todo, e finalmente decidiram fazer um importante. Então, mesclando ambos os universos elas criaram um único evento de crossover que durou dezesseis lançamentos. No caso do Homem de Ferro, ele foi mesclado com o Lanterna Verde.
No universo do Amalgam, Hal Stark era um homem que precisava de uma armadura elétrica para manter seu coração batendo. Felizmente, ele foi capaz de continuar consumindo a energia de sua próprio bateria.