Quem aqui gosta de se sentir desconfortável? Levar um susto? Pular da cadeira? Rir de personagens tomando decisões estúpidas? Ver gente morrendo das maneiras criativas? Por isso, nada mai justo do que no mês do Halloween fazer uma lista de 10 filmes de terror no Amazon Prime Video.
[Com um mês grátis e um serviço de apenas R$ 9,90 – trinta e cinco reais mais barato que o plano mais caro da Netflix – o Amazon Prime Video finalmente lançou seu serviço completo no Brasil. Você pode fazer sua assinatura clicando AQUI!]
10 – Cronos
Antes de dirigir sucessos como Labirinto do Fauno e A Forma da Água, o mexicano Guillermo del Toro estreava na direção em 1993. Sua história começa em 1536, quando um alquimista criou o Cronos, objeto que concede vida eterna a quem o detém. Séculos depois, Cronos chega às mãos de um vendedor, que dispara o mecanismo e causa uma grande transformação em sua vida. Afinal, quanto mais usa o aparelho, mais jovem fica. No entanto, como tudo na vida, isso tem um preço. Aliás, para quem é fã do cineasta mexicano, seu primeiro trabalho já contém diversas marcas de sua filmografia posterior, como os dramas familiares.
9 – Rejeitados pelo Diabo
Apesar de ser uma continuação do filme A Casa dos 1000 Corpos, Rejeitados pelo Diabo funciona perfeitamente sem ele. Dirigido por Rob Zombie, o filme foi lançado em 2005. Em um rápido resumo, no primeiro longa, dois casais de adolescentes se perdem no meio da estrada e são torturados e mortos pela família Firefly. Após mais de mil mortes nos últimos anos, a polícia finalmente decide cercar a casa dos assassinatos. No entanto, após três membros escaparem, todos que cruzam seu caminho viram cadáveres. Assim, uma carnificina entre o trio e polícia está prestes a acontecer.
8 – O Nevoeiro
Fã de Stephen King? O Nevoeiro é mais uma das inúmeras adaptações para o cinema do prolífico diretor de terror. Dirigido pelo subestimado Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre), o filme é sobre um nevoeiro espesso que atinge a cidade de Maine, nos Estados Unidos. Além disso, diversas criaturas assustadoras aparecem, enquanto as pessoas se reúnem em um mercado e questões de fé são discutidas
10 atrizes que poderiam ser a Tempestade!
7 – Suspiria
Inspirado pelo clássico de 1978 dirigido por Dario Argento, Suspiria é uma releitura da obra original, sendo lançado em 2018. Nas mãos de Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), sua trama aborda uma companhia de dança tomada pelas trevas. Além da versátil Tilda Swinton (Doutor Estranho), o elenco também com Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza) e Chloe Grace Moretz (Obsessão). Cabe saber quem irá ser aterrorizada por esse pesadelo ou quem irá abraçá-lo.
6 – O Dia dos Mortos
Qualquer diretor de terror dos tempos atuais reverencia George A. Romero. Afinal, seus filmes de terror revolucionaram o gênero, através dos comentários sociais e zumbis assustadores. Por exemplo, sabe a convenção de que precisa atirar na cabeça de mortos-vivos? Aplicada pelo cineasta! Lançado em 1985, O Dia dos Mortos segue a série Living Dead, apesar de ser um filme independente. Naquele mundo, os zumbis dominaram os Estados Unidos, exceto uma base subterrânea habitada por um pequeno grupo de cientistas e oficiais militares. Todavia, essas duas classes possuem métodos diferentes e isso gera brigas internas dentro daquele lugar. Assim, o próprio Romero diz que essa é “uma tragédia sobre como uma deficiência de comunicação humana causa caos e colapso mesmo nessa pequena fatia de torta de sociedade”.
5 – Todo Mundo Quase Morto
Que tal dar uma variada na lista? Todo Mundo Quase Morto é uma das melhores sátiras ao gênero de terror já feitas e brinca como todos os seus elementos considerados clichês. Dirigido pelo brilhante Edgar Wright (Baby Driver), a história segue Shaun, um homem perdido na monotonia de sua rotina, quase um zumbi no mundo real. Entretanto, após confrontar com mortos-vivos de verdade ele vê a chance de finalmente ser alguém, salvando seus amigos e familiares e conquistar sua namorada de volta. Além de ser uma comédia, ainda há elementos de terror e muitas críticas sociais dentro do longa.
10 Adaptações de Quadrinhos Mais Fiéis dos Cinemas
4 – Hereditário
Se Midsommar este ano dividiu a crítica internacional, o primeiro trabalho de Ari Aster, Hereditário, é uma unanimidade. Fazendo parte de um subgênero intitulado por muitos de “pós-horror“, esse tipo de filme está muito mais preocupado em criar um ambiente desconfortável do que usar jumpsacares através da montagem e edição de som. A história começa quando a família Graham perde a avó. Mesmo após a partida da matriarca, sua presença continua sendo sentida, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
3 – Bruxa de Blair
Em 1999, o cinema de terror passaria por um grande marco com a Bruxa de Blair. Vendido ao público como uma história real e filmado como um pseudo documentário, seu estilo verossímil assombra quem assiste o filme até hoje. Afinal, o medo no filme é causado muito mais por aquilo que não vemos, mas imaginamos. Na trama, três estudantes de cinema decidem ir para a floresta de Burkittsville para filmar um documentário sobre a fábula da Bruxa de Blair.
2 – Bebê de Rosemary
Primeiramente, cabe aqui separar a arte do artista. Condenado em 1977 por abusar sexualmente de uma criança de 13 anos, Roman Polanski é atualmente foragido da justiça norte-americana e um homem de causar nojo. Todavia, não há como fingir que seus filmes não existiram. E o canalha fez muito longa bom. Antes disso tudo vir à tona, o diretor dirigiu O Bebê de Rosemary em 1968, indicado ao Oscar em duas categorias. Considerado um clássico do cinema, a trama começa quando um casal se muda para um prédio em Nova York. Mesmo após o aviso de que uma senhora louca havia vivido naquele lugar, os dois insistem morar ali e, conforme o tempo passa, coisas estranhas vão acontecendo.
1 – O Segredo da Cabana
Você costuma ficar revoltado quando personagens tomam decisões estúpidas em filme de terror? Fica bravo quando ele entra naquele porão escuro? Em O Segredo da Cabana acontece isso tudo, mas também é uma grande autocrítica consciente do gênero. O longa, de fato, possui seus jumpscares que causam sustos, mas a sutileza da obra de Drew Goddard está justamente na sátira. Primeiramente, veja seus personagens estereotipados: o valentão, a virgem, a puta (palavras do filme), o estudioso e o idiota. Aliás, sua trama não poderia ser mais simples: esses cinco universitários decidem passar um final de semana em uma cabana na floresta, mas, obviamente, tudo dá errado. Por fim, o terceiro ato é uma das coisas mais pretensiosas, divertidas e megalomaníacas dos últimos tempos. Resumidamente, é o fanservice mais incrível do cinema. Imperdível, uma vez que funciona tanto como sátira quanto como terror.