Monstro do Pântano viveu no coração sombrio da DC Comics na década de 70. Em uma mistura de heroísmo e terror, a criatura protege o meio ambiente e a humanidade. Através de suas icônicas aventuras nos quadrinhos e adaptações para o TV e o cinema, é um dos monstros mais reconhecidos do gênero.
Sua nova série chega ao serviço de streaming DC Universe ainda neste mês. Portanto confira agora alguma curiosidades antes de assisti-la.
10. Origem
Em um conto típico de homens que se transformaram em monstros, Monstro do Pântano fez sua primeira aparição em House of Secrets # 92 no verão de 1971. Na história de Len Wein e Berni Wrightson, Alex Olsen estava trabalhando em uma fórmula superpotente em uma floresta quando seu laboratório foi atacado por criminosos. Exposto à sua própria fórmula no ataque, Olsen mergulhou no pântano mais próximo para tentar lavar os produtos químicos, mas em vez disso emergiu como Monstro do Pântano.
O personagem e a história foram bem recebidos e levou ao lançamento de sua própria história em quadrinhos. Quando isso ocorreu, Alex Olsen foi substituído por Alec Holland e nessa nova origem, o personagem sofre com a perda de sua esposa Linda e de sua vida em forma humana.
9. Abigail Arcane
Alec Holland pode ter perdido a esposa, mas encontraria amor novamente. Abigail Arcane viajou com o agente da Interpol e então namorado em busca dos desaparecidos Alec e Linda Holland, acreditando que eles foram assassinados por uma criatura conhecida como Monstro do Pântano. Alec ficou instantaneamente apaixonado por ela. Depois que Abby descobriu que Alec havia se tornado a criatura, seu relacionamento floresceu e o casal eventualmente se apaixonou, introduzindo um dos relacionamentos mais duradouros do Universo DC.
8. Poderes
O Monstro do Pântano é, sem dúvida, um dos personagens mais poderosos do Universo DC. Não só ele é tão forte como ele é intimidante, ele tem controle sobre toda a vida vegetal no universo. Ele pode transmitir sua consciência para qualquer planta – seja musgo, uma árvore ou até mesmo uma folha de tabaco – permitindo que ele manipule sua forma e tamanho, e reconstrua seu corpo onde quer que haja vida vegetal, tornando-o praticamente imortal.
7. Origem reformulada
Apesar da popularidade do Monstro do Pântano, as vendas gradualmente diminuíram e a série foi cancelada. Revivido em 1982 para aproveitar o sucesso do filme, Alan Moore se juntou a Stephen Bissett e John Totleben para levar o Monstro do Pântano de volta às páginas dos quadrinhos. Dentro desse renascimento, Moore mudou a mitologia em torno das origens do personagem mais uma vez.
Durante “The Anatomy Lesson”, Alec não se transforma na criatura, mas sim uma “cópia” do cientista. A bio-fórmula permitiu que o pântano recriasse a mente de Alec nesse novo corpo de planta, causando no monstro uma crise de identidade. Alec Holland estava, de fato, morto.
6. O Verde
A passagem de Alec Holland para a vida após a morte não foi a única grande mudança que Moore, Bissett e Totleben introduziram. Eles fizeram dele mais do que um monstro, introduzindo uma mitologia maior em torno de suas origens. Nesta nova interpretação, foi revelado que o Espírito da Terra, Gaia, criou avatares elementares para proteger o planeta.
O mais forte desses elementos era o Monstro do Pântano, ligado a um poder conhecido como O Verde. Alec foi apenas o último de uma longa história de monstros elementares, sugerindo que Alex Olsen foi um dos seus antecessores. O Monstro do Pântano foi apresentado ao Parlamento das Árvores, um conselho de anciãos que vigiava os elementais. Ao criar a lenda do Verde, a criatura tornou-se quase imortal e conectado a outros personagens da DC Comics baseados em plantas, incluindo Era Venenosa e Solomon Grundy.
5. Viagem no tempo
Em um arco, Monstro do Pântano se viu viajando através do tempo, encontrando heróis e vilões clássicos em períodos proeminentes da história: ele conheceu o Sgt. Rock durante a Segunda Guerra Mundial, fez uma aventura na Primeira Guerra Mundial, juntou-se a Jonah Hex no Velho Oeste e até protegeu o Rei Arthur em Camelot.
Existiam planos para que a criatura viajasse de volta para o Império Romano e até que encontrasse Jesus Cristo em sua crucificação. A ideia foi descartada pois a DC Comics considerou o assunto muito delicado.
4. Tefé Holland
Monstro do Pântano e Abby eventualmente teriam uma criança juntos. Acreditando que o monstro estava morto, o Parlamento das Árvores procurou substituí-lo, combinando uma semente da essência do Verde com uma alma humana. Ainda vivo, Monstro do Pântano e Abby concordaram que eles deveriam ter uma filha.
Com a ajuda do amigo íntimo, John Constantine, Tefé foi concebido – parte planta, parte carne. Devido ao envolvimento de Constantine na concepção, ela também nasceu com uma mancha em sua alma. Essa combinação significava que Tefé nem sempre conseguia encontrar compaixão pelos humanos e muitas vezes lutava com seus desejos mais sombrios.
3. Anton Arcane
2. Adaptações
O Monstro do Pântano não é apenas um dos personagens mais fortes do universo da DC, mas também um dos primeiros a receber uma adaptação para a telona, depois do Superman e do Batman. O mestre de terror, Wes Craven, lançou seu Monstro do Pântano em 1982, recontando a história de origem de Alec e colocando-o contra Anton Arcane. O sucesso do filme levou ao renascimento da série de quadrinhos e a uma sequência do filme menos bem recebida em 1988, A Volta do Monstro do Pântano.
Desde então, o personagem voltou a aparecer em animações e games da DC Comics, se consolidando um dos ícones da editora.
1.DC UNIVERSE
O Monstro do Pântano retorna às telas em 31 de maio em uma nova série exibida no aplicativo de streaming DC Universe. Originalmente planejado para treze episódios, a série de dez episódios foi produzida pelo diretor de Aquaman, James Wan, e possui um elenco talentoso, incluindo Andy Bean e Derek Mears como a criatura titular e Crystal Reed como Abby Arcane.
Prometendo ser um show de fantasia e terror, a série mostrará Holland e Arcane descobrindo os mistérios dos pântanos de Louisiana.
Escrito por: Victor Meira