No episódio 4 da quinta temporada da série, a dublagem do diálogo dá a entender que o personagem Charles Boyle (interpretado por Joe Lo Truglio) seria um apoiador do atual Presidente da República Jair Bolsonaro. Na versão original, a piada trabalha em cima do mau uso da palavra “tramp” (traduzido, vagabundo ou vagabunda), que também soa como “Trump”, sobrenome do atual presidente dos EUA, o que talvez tenha gerado uma confusão no estúdio de dublagem.
We are trying to get to the bottom of this.— Dan Goor (@djgoor) 10 de março de 2019
“Estamos trabalhando nisso”
Alguns fãs reclamaram no twitter e o caso chegou aos ouvidos do showrunner Dan Goor, e a dublagem será refeito para exibições futuras.
We’re so thankful @TNTBr is transmitting B99 for us Brazilian fans, but it’s so wrong that the translations are implying Boyle is a Bolsonaro supporter (he’s Brazil’s president – a more extreme version of Trump) since that’s totally against everything B99 and Boyle stand for. https://t.co/D9lp1rs4AG— Brooklyn 99 Updates (@UPDATESB99) 9 de março de 2019
“Somos gratos pela @TNTBr estar transmitindo B99 para os fãs brasileiros, mas é muito errado que as traduções estejam implicando que Boyle é um apoiador de Bolsonaro (ele é o presidente do Brasil – uma versão mais extrema de Trump), e isso é totalmente contra o que B99 e Boyle representam.”
Em 10 de maio de 2018, a Fox anunciou o cancelamento da série após cinco temporadas, sendo resgatada pela sua emissora original, a NBC. No Brasil, as 4 primeiras temporadas estão disponíveis via streaming na Netflix e também é transmitido pelo canal TBS.