Critica| Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

O novo filme da fase quatro da Marvel chega pra inovar e quebrar barreiras

Antes do filme

Shang-Chi é o mais novo filme de origem da Marvel e chega aos cinemas para quebrar barreiras, com um proposito muito maior que qualquer outra obra da nova fase. O novo caminho é expandir o universo de uma maneira que muitos não esperavam. Pelo trailer não temos nem 1% da grandiosidade, representatividade e peso gigantesco que a narrativa trará, não só para a Marvel, mas para a Disney em geral, que ainda é, infelizmente, um estúdio que engatinha bastante quando o assunto é representatividade e diversidade.

Durante o filme

Na trama acompanhamos a vida de Shaun, um homem comum que se mudou para os EUA. Depois que seu próprio pai domina os dez anéis, tudo muda após uma visita inesperada. É quando o tom do filme se transforma completamente e somos levados para muita ação, com kung-fu de alta qualidade. Toda a parte técnica das lutas são bem coreografadas, perfeitamente alinhadas a um CGI estupendo, capaz de deixar qualquer de queixo caído.

A grande surpresa é que boa parte do filme é falado em mandarim. Além de honrar a cultura chinesa, deixa o desenvolvimento com um tom bem mais real, nunca antes visto em produções da Disney. Finalmente é notável que estão evoluindo e apostando na representatividade, que é realmente o que importa!

Filmes da Marvel sempre seguem uma fórmula específica, mas Shang-Chi se beneficia por sua originalidade. Além da maioria do elenco ser asiático e ter um diretor asiático, ele é um filme com um roteiro que transmite genialidade e autenticidade. Também há uma enorme representatividade feminina, que finalmente a Marvel conseguiu acertar, dando espaço para futuras produções.

Depois do filme

Shang-Chi se beneficia de sua autenticidade, ainda mais dentro da Disney. É um filme com grandes riquezas, formando um combo completo que vai conquistar não só a China, como o mundo todo. Com certeza é o filme mais representativo do UCM. Foram mais de 12 anos para tamanha evolução, e ainda esperamos por mais. Após o futuro sucesso de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, com certeza a Disney continuará expandindo seu universo de maneira mais inclusiva. Agora, que venha Eternos!

Correção: Raquel Severini

8

NOTA

Compartilhe: