Crítica Dorama Netflix | Me tira daqui – A mais nova sitcom coreana.

A Netflix está investindo pesado no mercado de Kdrama e a sitcom "Me tira daqui" é mais uma opção para os amantes das produções coreanas.

Antes

 A história da Coreia com sitcoms não vem de muito tempo e normalmente suas produções estão ligadas apenas a televisão coreana, com algumas pequenas exceções como Sound of your Heart. 

Tradicionalmente elas não seguem o padrão das sitcoms norte-americanas como Friends e The BigBang Theory, entretanto a união da televisão coreana com a plataforma de streaming Netflix fez com que as produções ficassem cada vez mais próximas do público assinante. No final do mês de junho de 2021 a Netflix, em parceria com a Mysitc Story, lançou a sitcom So Not Worth It ou em português Me Tira Daqui . Com co-direção de Kwon Ik Joon e Kim Jung Shik. A série foi escrita por Seo Eun Jun e Baek Ji Hyun.

Durante

A trama de 12 episódios de 30 minutos cada conta com risadas de fundo e piadas constantes. Por possuir o formato de uma sitcom clássica, cada episódio possui uma história independente que é interligada com os demais através da história individual dos personagens.

A história é sobre um grupo multinacional de estudantes que moram juntos.Se Wan é uma assistente de ensino responsável pelo gerenciamento do dormitório e ama extorquir seus colegas conforme a necessidade. Jamie é um novo estudante do dormitório vindo dos Estados Unidos e esconde um segredo. Sam é filho do presidente de uma cadeia alimentar global tteokbokki que cresceu na Austrália e sonha em se tornar um Idol. Minnie é uma estudante universitária da Tailândia que tem muitas fantasias sobre assistir dramas coreanos e é fã de kpop. Hyun Min é um estudante coreano que não pôde entrar no dormitório, pois este é um local para estudantes estrangeiros. 

O elenco é composto por duas personalidades conhecidas no K-POP como Minnie do (G)I-dle e Choi Youngjae do GOT7, o dorama também conta com  o modelo coreano Han Hyunmin e os atores: Park Se-wan, Shin Hyeon-seung, Joakim Sorensen e Carson Allen. Em grande maioria os personagens possuem o nome original dos atores com exceção de Choi Youngjae que atua como Sam e Shin Hyun Seung como Jaime.

A trama em si é pouco envolvente, com exceção das histórias de Se-wan, JaimeHyunmin, os demais personagens são pouco carismáticos e interessantes. Os episódios iniciais são bem problemáticos por possuírem risadas de fundo e piadas que podem ser consideradas sem graça para o público acostumado com produções norte-americanas. Os únicos momentos que deixam o espectador curioso para o desenvolver da trama são as histórias de Se-wan, JaimeHyunmin. Os dois primeiros com a possibilidade de um romance e o segundo por ser um personagem com uma história simples mas carismática. A atuação de grande parte do elenco é bem ruim, com exceção de alguns poucos momentos. O roteiro também é bem simplista e sem grandes momentos de clímax que possam prender a atenção do espectador. 

Os episódios iniciais são bem aleatórios e sem muito desenvolvimento, porém no decorrer dos episódios a produção começa acertar o tom da comédia, a edição em um ponto aceitável e as risadas de fundo começam a ter sincronia com as cenas de comédia, mesmo que elas não sejam tão engraçadas quanto pareçam. A história possui bastante referência de k-dramas famosos e grupos de kpop.

Me tira daqui tem o propósito de ser uma espécie de web série divertida, o padrão de sitcom que estamos acostumados não é o que as produções coreanas seguem e isso fica bastante claro com o não aprofundamento das histórias individuais dos personagens. A trama deles se desenvolve na mesma proporção que as relações dos personagens vão se desenvolvendo e às vezes surge a história do passado de um deles, mas nada específico.

Depois

Me tira daqui teve uma boa recepção mundial, em especial pelo fato da Netflix ter lançado o drama completo de uma única vez e com dublagens em quatro línguas (português, inglês, francês e alemão). Na Tailândia ficou em segundo lugar e na Arábia Saudita em primeiro na classificação da Netflix.

Uma segunda temporada será pensada dependendo da popularidade da primeira temporada, como foi dito pelo diretor Kwon Ik-joon em uma entrevista.   

Escrito por Thayane Rodrigues

Editado e Revisado por Hugo Montaldi

Imagem/Netflix

06

NOTA

Compartilhe: