Após a morte do rapper Iron (29) e da atriz Song Yoo Jung (26), o debate sobre saúde mental dos astros volta a tona.
Hoje a Coréia acordou com a notícia da morte de duas estrelas, Iron (29) e Song Yoo Jung (26).
Iron (Jung Hun-cheol), de 29, era um rapper coreano em ascensão, cuja carreira foi marcada por polêmicas envolvendo agressões a companheiras. Seu retorno à música foi através do programa de sobrevivência Show Me The Money 3 da Mnet’s.
Hoje, dia 25 de janeiro de 2021, ele foi encontrado sangrando em um campo de flores próximo ao apartamento que morava em Seoul (Coreia do Sul). Um guarda de segurança o encontrou, chamou a emergência e a polícia e infelizmente o cantor não sobreviveu. Até o momento, a polícia não sabe informar as causas de sua morte e declarou que uma investigação foi instaurada.
Em meio às notícias da morte de Iron, a empresa Sublime Artist Agency lançou uma nota em seu instagram comunicando o falecimento da atriz e modelo Song Yoo Jung, de 26 anos.
A atriz faleceu no dia 23 de janeiro de 2021 e a causa da morte não foi divulgada pela agência. Eles apenas informaram seu falecimento e anunciaram que seu velório foi restrito à família e por isso decidiram aguardar a notificação pública. Song Yoo Jung estreou em 2013 como modelo da empresa de cosméticos Estée Lauder e como atriz sua estreia foi em 2014 no drama “Golden Rainbow”.
Nos últimos anos, a Coreia do Sul vem sendo marcada pelas mortes de seus astros, em especial por suicídio. Em dezembro de 2017, a morte de Kim Jong-hyun, um popular cantor de Kpop pertencente ao boy group Shinee, reacendeu as discussões sobre saúde mental de seus astros. Entretanto, essas discussões acabam por ser apenas temporárias e quase dois anos depois, a sociedade sul coreana se viu assombrada pela morte de uma jovem atriz e cantora Sulli (ex integrante do F(x)).
Sulli, 25 anos, cometeu suicídio em outubro de 2019, após sofrer diversos ataques na internet. Sua amiga de longa data, Goo Hara (ex integrante do Kara), foi encontrada morta 6 semanas após a morte de Sulli.
A saúde mental dos astros sul coreanos está no limite, as agências possuem métodos de trabalho cada vez mais rigorosos, os fãs estão cada vez mais exigentes e isso é refletido em suas vidas privadas.
O kpop foi criado para que o mundo conhecesse a cultura sul coreana, os incentivos do governo são altos para que as agências produzam conteúdo para o exterior elevando assim o número de turistas no país. Os astros chegam a treinar mais de 8h por dia e possuem várias funções desde cantar a atuar, devem manter uma vida com índole impecável, além da necessidade de sempre agradar aos fãs.
É necessário entender que artistas são pessoas com problemas comuns e reais, que precisam ter limites respeitados, como suas vidas pessoais e até opiniões sobre assuntos, como política.
É necessário entender também que saúde mental é importante para todos e que todos nós devemos cuidar dela independentemente de sermos artistas ou não.
Fonte:
https://meaww.com/how-did-rapper-iron-die-south-korean-hip-hop-artist-found-unconscious-in-seoul
https://www.koreatimes.co.kr/www/art/2021/01/398_303044.html
https://www.asiaone.com/entertainment/korean-rapper-iron-29-found-bleeding-flower-bed-dies-hospital
Escrito por: Thayane Rodrigues
Revisado por: Thais Trindade
Editado por: Hugo Montaldi