Crítica Netflix | Tudo Bem No Natal Que Vem – Novo Sucesso Natalino Brasileiro!

Um filme natalino brasileiro que diverte e emociona

Antes do filme 

Leandro do Hassum é o comediante brasileiro que certamente mais investe em longas-metragens. Este ano, em uma parceria com a Netflix,  ele surpreende ao Brasil e ao mundo mostrando um filme natalino que se passa nas terras tupiniquins. 

Na história, Jorge um pai de família com sérios problemas com o Natal, acaba por desenvolver uma amnésia que o faz lembrar somente dos acontecimentos das vésperas de natal. 

Durante o filme. 

Se você olhar outros filmes com a temática natalina, certamente vai encontrar referências a várias obras norte-americanas, porém ao transportar esses clichês para o Rio de Janeiro, e os problemas familiares dos natais brasileiros, a identificação com cada personagem se torna mais precisa e é fácil se colocar no lugar de Jorge (Leandro Hassum)o que é um ponto muito positivo para o roteiro. 

Porém, enquanto o roteiro torna-se interessante e intrigante, inclusive sendo emotivo e tirando lágrimas dos espectadores no final do filme, o mesmo não ocorre com a parte técnica, como fotografia, edição e som. 

A fotografia trabalha o filme todo com cores predominantemente quentes com o intuito de apresentar o calor do natal brasileiro, porém o excesso da técnica que se estende a cenografia e figurino se torna cansativo em muitos momentos da narrativa. 

O som, com exceção das músicas de natal clássicas de filmes americanos, não atrapalha o enredo, todavia  não contribuiu com uma maior riqueza para a trama, praticamente ele só está la porque tem que estar, o que chega a ser triste. 

A montagem busca referência em um “padrão Netflix”, ou seja, é a mesma montagem “imagem atrás de imagem” que vemos em seus filmes originais, com um “time-lapse” aqui ou ali para fazer o tempo passar ou retroceder, nada de mais. 

Agora a direção de atores torna-se interessante, pois temos profissionais que jogam a favor do roteiro tornando falas simples e emocionantes, são poucas às vezes que os interpretes parecem estar lendo um papel ou fala, e quando ocorre está presente mais no elenco infantil, o que demonstra um excelente trabalho de preparação e ensaio do diretor Roberto Santucci (De pernas para o Ar)

Depois do filme 

O filme é uma boa pedida para se assistir com a família no natal, apesar dos problemas técnicos, o texto apresentado emociona e demonstra personagens conhecidos em praticamente todas as famílias brasileiras, e é importante ver um gênero de filmes que é raramente explorado pelo cinema nacional, espero que a Netflix e outras produtoras se inspirem e continuem a investir neste gênero.

 

Edição: Hugo Montaldi

Revisão: Raquel Severini

7.5

NOTA

Compartilhe: