O mais recente arco de Dragon Ball Super, o Prisioneiro da Patrulha Galática, introduziu um poderoso vilão chamado “Comedor de Planetas” Moro no universo de Dragon Ball, e os poderes de sifonagem da energia vital do feiticeiro malvado foram revelados como tendo o efeito colateral indesejado de cancelar as transformações em Super Saiyajin de Goku e Vegeta.
Se isso não bastasse, o poder da magia de Moro é tão grande que foi preciso um grande sacrifício de Daikaioh, regente do Kais do Universo 7, para selar a magia de Moro por dez milhões de anos. Mesmo assim, o Rei de Kais não pode destruir Moro completamente, e teve que sacrificar a maior parte de seu ki divino apenas para aprisionar o vilão, e isso não é um sinal nada bom para o que acontecerá com os poderes de Deus Super Saiyajin de Goku e Vegeta.
Como o mangá Dragon Ball Super basicamente apresentou Moro como um verdadeiro Assassino de Super Saiyajin, os fãs já estão especulando que a série está se preparando para uma grande reformulação do tipo de poder que os Saiyans usam, e como eles são capazes para canalizá-lo. Uma crescente teoria entre os fãs afirma que Dragon Ball Super: Broly já forneceu a resposta para como Goku e Vegeta derrotarão Moro no arco atual de Dragon Ball Super.
A teoria mergulha no momento em que é explicado sobre como o poder insaciável de Broly funciona no longa. O que aprendemos com o pai de Broly, Paragus, é que Broly já teve grandes explosões de raiva enquanto estava isolado no Planeta Vampa com Paragus – principalmente devido às ferozes transformações de Broly em Grande Macaco (Oozaru), que se tornaram uma ameaça incontrolável. Paragus deu um passo extremo ao decidir amputar à força o rabo de Broly até que ele parasse de crescer. O ato violento de Paragus teve um efeito curioso: Broly evoluiu de uma maneira única, onde ele se tornou capaz de canalizar o poder massivo de Oozaru através de sua forma humanóide.
Quando os fãs ouviram a explicação do poder de Broly no filme, imediatamente aumentaram as especulações de que Dragon Ball Super estava introduzindo o conceito do Super Saiyajin 4 no cânone. Essa transformação foi introduzida na série não-canônica Dragon Ball GT, e basicamente funciona com os Saiyajins acessando o poder de Oozaru, mantendo a forma humanóide (como Broly). A distinção importante aqui é que o SSJ4 é descrito como sendo um ramo totalmente diferente de transformação de SSJ, SSJ2 ou SSJ3 – e definitivamente distante do processo de ki divino de Deus Super Saiyajin ou Super Saiyan Deus Super Saiyajin (Ou Super Saiyajin Azul).
Se o Arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica vai pôr fim à era do poder do Super Saiyajin, a introdução da transformação em Super Saiyajin 4 totalmente canonizada é um passo seguro. Dá a Goku e Vegeta uma nova fonte de energia e compreensão da herança Saiyajin para explorar – além disso, poderia se conectar a outros Saiyajin proeminentes, talvez se ligando ao potencial de poder latente de Gohan (que também não é uma transformação tradicional de SSJ), enquanto também mantém Broly muito relevante para a série, como o possível mentor para ensinar Goku & Cia. o processo de transformação em SSJ4.