12 FILMES DE TERROR “NÃO TÃO ASSUSTADORES” PARA ASSISTIR COM AS CRIANÇAS

Selecionamos alguns filmes que não deixarão os pequenos acordados à noite.

Outubro chegou, e além do nosso amado Halloween, também celebramos o Dia das Crianças no próximo dia 12. Para os amantes do horror não é tarefa fácil escolher um filme do gênero sem considerar os sustos – e possíveis traumas – que as crianças da casa terão assistindo um giallo sangrento, ou um serial killer imortal.

Mas isso não significa que os pequenos tenham que ver à mesma programação de Halloween do Sr. Val Disnei todos os anos, muito pelo contrário, vários filmes de terror equilibram a dose certa de medo, comédia e romance para que toda a família possa se divertir.

Para te ajudar, selecionamos 12 ótimas opções para todas as idades, desde os pequenos até os que acham que já são adultos. Você e as crianças irão se entreter sem se preocupar com jump scares assustadores, mas fique de olho na classificação indicativa de cada título e analise se a recomendação se aplica o seu caso, ok?

1 – CONVENÇÃO DAS BRUXAS (1990) – LIVRE

“Convenção das Bruxas” de 1990 / Imagem: Divulgação

“Convenção das Bruxas” foi um marco nos anos 1990 e responsável por traumatizar várias crianças com suas bruxas más e medonhas, então, tenha cautela. O filme foi baseado na obra homônima de Roald Dahl, grande escritor de uma série de publicações que migraram para às telas como o já citado “Gremlins”, “James e o Pêssego Gigante”, “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “Fantástico Sr. Raposo”, “O Bom Gigante Amigo” e “Matilda”.

Estrelado por Anjelica Huston, a trama acompanha o jovem Bruno, um menino que se hospeda coma sua vó no Excelsior Hotel, quando ele sai para brincar pelos corredores, acaba em meio a uma convecção de bruxas que acontece no local. O garoto é descoberto e transformado em um rato. Agora, Bruno precisa descobrir uma forma de voltar ao normal e dar um fim ao diabólico plano das bruxas. O longa conta com os incríveis efeitos de Jim Henson, que resistiram ao tempo e continuam impressionando o público.

2 – GREMLINS (1984) – LIVRE

“Gremlins” de 1984 / Imagem: Divulgação

Ótima escolha para ensinar as crianças sobre as responsabilidades necessárias para cuidar de um animal de estimação.

Neste clássico dirigido por Joe Dante, um inventor de habilidades questionáveis, compra para seu filho uma estranha criatura. Ao abrir o presente de Natal, o jovem Billy se depara com um mogwai, um animal raro e fofo que vive cantarolando. O menino é avisado sobre três regras que jamais devem ser ignoradas: o bichinho não pode ser exposto à luz, não deve entrar em contato com a água e, acima de tudo, jamais deve ser alimentado após a meia-noite. Billy o batiza de Gizmo, mas infelizmente, responsabilidades não o forte da família e logo as condições para manter o pet são ignoradas trazendo confusões inimagináveis.

3 – BEETLEJUICE, OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988) LIVRE

“Bettlejuice” de 1988 / Imagem: Divulgação

Sugestão imperdível para crianças e adultos. Em “Beetlejuice, Os Fantasmas se Divertem”, Tim Burton nos apresentou um dos personagens mais carismáticos e estranhos do seu universo: o fantasma interpretado de forma cômica por Micheal Keaton. Com uma mistura de terror e humor sombrio, acompanhamos os protagonistas Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis), um jovem casal que morreu em um acidente e é condenado a passar mais de cem anos em sua nova casa. Entretanto, a residência é comprada por uma rica e excêntrica família que pretende lucrar com a possibilidade da casa ser assombrada. Atormentados pelos novos moradores, o casal decide contratar o fantasma Beetlejuice para expulsá-los do local. A trama mostra um pós-vida burocrático, visualmente divertido, exagerado e inventivo, traços inconfundíveis do diretor. No elenco também estão Winona Rider, Jeffrey Jones e Catherine O’Hara.

4 – PINÓQUIO (1940) LIVRE

“Pinóquio” de 1940/ Imagem: Divulgação

Olha o Sr. Val Disnei dando pinta na lista! “Pinóquio” foi o segundo filme lançado pela Disney e mesmo após oito décadas, se mantém como um dos mais atuais do estúdio. Isso porque conversa com crianças e adultos ao apontar os sonhos, as aventuras e os erros que todos cometemos, seja na infância ou quando já temos mais idade. Na história, Gepeto constrói com as próprias mãos um boneco de madeira que só pode se movimentar com a ajuda de fios, ele o chama de Pinóquio. A marionete ganha vida após o habilidoso marceneiro pedir a uma estrela cadente que transformasse o boneco em um menino de verdade. A Fada Azul, que concedeu o pedido, dá a Pinóquio uma consciência: o Grilo Falante, que deve ajudá-lo em suas escolhas e avisá-lo das possíveis consequências de seus atos. O mote do longa permanece tão atual quando as animações lançadas recentemente pela empresa do Mickey Mouse.

5 – GREMLINS 2 – A NOVA GERAÇÃO (1990) – LIVRE

“Gremlins 2″ de 1990/ Imagem: Divulgação

Se tiver tempo sobrando, não deixe de assistir a sequência de “Gremlins”. Desta vez, acompanhamos Billy, agora mais velho, trabalhando como arquiteto em uma corporação em Nova York. Lá, ele reencontra e resgata Gizmo, que estava sendo estudado em um laboratório do arranha-céu. Billy e sua namorada Kate, acabam acidentalmente molhando o pet, rapidamente o mesmo dá origem a mais quatro animais que fogem de controle e invadem o enorme edifício. Os jovens precisam eliminar as novas versões da espécie antes que eles invadam a cidade e causem o caos.

A produção abraça o humor e brinca com elementos do pastelão para satirizar o capitalismo e as grandes empresas, a filme ainda conta com a participação do ícone do horror Christopher Lee no papel de um cientista maluco, além de fazer várias referências aos clássicos do horror da década de 1950.

6 – AS AVENTURAS DE ICHABOD CRANE (1949) LIVRE

– AS AVENTURAS DE ICHABOD CRANE” de 1949/ Imagem: Divulgação

A animação “As Aventuras de Ichabod Crane” foi produzida pela Walt Disney e distribuída pela corporação RKO em 1949, uma década antes do seu declínio. A obra é composta por dois segmentos, ambos baseados em obras literárias populares nos Estados Unidos: “O Vento nos Salgueiros” de Kenneth Grahame e “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, de Washington Irving

Na primeira história, J. Thaddeus Toad, proprietário do Toad Hall, é um sapo propenso a modas passageiras e esse desejo por novidades o coloca em vários apuros. Cabe a seus amigos, uma Toupeira, um Rato e um Texugo, salvá-lo de suas encrencas. O conto seguinte é ambientado em uma pequena cidade de New England. Ichabod Crane, novo professor da escola local, se apaixona pela bela Katrina Van Tassel, porém, o interesseiro Brom Bones também está interessado na jovem. Para intimidar Ichabod o seu rival lhe conta a assustadora história do cavaleiro sem cabeça, o fantasma de um soldado decapitado durante uma batalha que assombra a cidade em busca de uma nova cabeça.

O filme foi o vencedor do Globo de Ouro em 1949 na categoria “Melhor Fotografia a Cores”.

7 – A FESTA DO MONSTRO MALUCO (1967) LIVRE

-A Festa do Monstro Maluco” de 1967/ Imagem: Divulgação

Neste longa de animação stop-motion, o Doutor Frankenstein decide se aposentar, mas antes precisa escolher um sucessor de confiança para revelar a ele seus segredos mais obscuros. Sendo assim, Frankenstein convoca uma reunião de monstros para decidir o escolhido. Contando com a presença do Conde Drácula, Corcunda de Notre Dame, Doutor Jack e Mr. Hyde, o Lobisomem e muitos outros monstros clássicos, a reunião dos monstros revela ser muito mais do que a aposentadoria do famoso médico. “A Festa do Monstro Maluco” é uma rara obra de arte do gênero. 

8 – KING KONG (1933) – LIVRE

King Kong” de 1933/ Imagem: Divulgação

Fascinado por gorilas, o cineasta, explorador e aviador, Merian C. Cooper, criou a história sobre o Rei dos Macacos enquanto produzia um de seus filmes na África. Nos anos seguintes, Cooper concebeu o longa sobre um gorila humanoide que aterrorizava a civilização da época. Nesta versão original, acompanhamos uma equipe de filmagens que parte em busca de uma locação exótica, lá se deparam com um gorila colossal. A criatura se apaixona pela atriz protagonista e em determinado momento King é capturado e levado para Nova York para ser exibido ao público como um dos maiores e mais perigosos primatas do mundo. Para desespero dos espectadores, o gorila escapa e leva a cidade ao caos. Lançada em março de 1933, em Nova York, a obra completou 89 anos em 2022.

9 – A MORTE LHE CAI BEM (1992) – LIVRE

A Morte Lhe Cai Bem” de 1992/ Imagem: Divulgação

Em ‘A Morte lhe Cai Bem’, acompanhamos a famosa e egocêntrica atriz Madeline Ashton (Meryl Streep). Ela trai a amiga escritora Helen Sharp (Goldie Hawn), e se casa com seu noivo, um famoso cirurgião plástico vivido por Bruce Willis. Quatorze anos se passam até que Sharp retorna com o lançamento de seu livro “Eternamente Jovem”. Madaline e seu marido Ernest são convidados para a noite de autógrafos e se surpreendem com a beleza da escritora. Se sentindo velha e humilhada, a atriz recorre a Lisle Von Rhuman (Isabella Rossellini), uma mulher sensual e misteriosa que lhe oferece uma poção da juventude. Ela aceita, sem desconfiar que o rejuvenescimento terá um terrível efeito colateral. Dirigido por Robert Zemeckis, o longa ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Comédia/Musical para Meryl Streep.

10 – DRÁCULA, MORTO MAS FELIZ (1995) – RECOMENDADO PARA MAIORES DE 12 ANOS

Drácula – Morto Mas Feliz” de 1995/ Imagem: Divulgação

Estrelado pelo comediante Leslie Nielsen no papel título e dirigido por Mel Brooks, a paródia “Drácula, Morto Mas Feliz” traz o próprio cineasta no papel do notório caçador de vampiros, o Dr. Abraham Van Helsing, em uma trama que, apesar de pequenas mudanças, se mantém fiel à essência do clássico literário de Bram Stoker, seguindo a narrativa que os fãs já estão habituados. Aqui, um procurador viaja à Transilvânia para encontrar-se com o Conde Drácula, por quem é hipnotizado, passando a obedecer às suas ordens. O plano do vampiro é ir a Londres em busca de uma nova esposa e parceira para a eternidade, mas Van Helsing fará de tudo para detê-lo. Aviso, o filme apresenta várias personagens com longos decotes, mas nada de nudes!

11 – A MÚMIA (1932) RECOMENDADO PARA MAIORES DE 12 ANOS

“A Múmia” de 1932/ Imagem: Divulgação

Longe dos efeitos especiais de seus sucessores, “A Múmia” da década de 1930 é um clássico é mais engraçado do que assustador. O enredo se passa em 1921, no Egito. Arqueólogos liderados por Sir Joseph Whemple descobrem a múmia de Imhotep (interpretada pelo icônico Boris Karloff), um príncipe que foi enterrado vivo. Também encontram manuscritos com o poder de ressuscitar os mortos. Certa noite, um dos membros da expedição lê as inscrições e traz o príncipe de volta à vida. Dez anos se passam, Imhotep agora se passa por Ardath Bay, um egípcio que se junta à uma expedição na descoberta da tumba do seu amor milenar, uma princesa que irá reencarnar em uma bela e jovem mulher.

12 – NO TEMPLO DAS TENTAÇÕES (1983) – RECOMENDADO PARA MAIORES DE 16 ANOS

“No Templo Das Tentações” de 1983/ Imagem: Divulgação

Considerado o filme mais sombrio já produzido pela Disney (olha ela aqui de novo), “No Templo das Tentações” é uma adaptação do romance “Algo Sinistro Vem Por Aí”, do autor Ray Bradbury, também responsável pelos livros “Fahrenheit 451”, “It Came from Outer Space”, “As Crônicas Marcianas”, “The Illustrated Man”, entre outros sucessos. O projeto surgiu em uma época em que o estúdio havia resolvido apostar em produções mais sérias voltadas ao público adulto. Neste terror sobrenatural, uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos recebe, sem aviso prévio, uma companhia circense no meio da noite. Envolvo em mistérios, a trupe do circo atrai pessoas que anseiam por dinheiro, mulheres e fama, mas em troca de seus desejos, suas almas são aprisionadas.

Todos os filmes estão disponíveis na plataforma Darkflix. Você tem coragem?

Compartilhe: