Está pronto para se emocionar?
Hoje trazemos aquela lista perfeita.
São as 10 produções asiáticas mais emocionantes e belas que já vimos. Nossas indicações atingem os mais variados gostos com o mesmo propósito. Não desista de ler só porque um determinado conteúdo não te agradou, persista, pois tenho certeza que alguns desses te deixará curioso.
10- ORANGE
Baseado no mangá de mesmo nome e escrito por Ichigo Takano lançado em 2012 no Japão, aqui no Brasil o mangá foi lançado em 5 volumes entre 2015 e 2016.
A trama conta a história de, Takamiya Naho, de 16 anos, que logo em seu primeiro dia de aula no ensino médio recebe uma carta estranha, com o remetente vindo de si mesma, de dez anos no futuro. Inicialmente, ela pensa que a carta é uma brincadeira de mal gosto, entretanto no decorrer dos dias as coisas escritas na carta realmente acontecem, incluindo o surgimento de um novo colega de classe transferido, Naruse Kakeru, e que se senta ao lado dela na sala de aula.
A carta narra sua vida escolar com exatidão, como se fosse seu diário, incluindo todos os momentos que ela passa com seus amigos. Naho então decide ler a carta até o fim e descobre que o fim daquela nova amizade pode ser trágico. Na carta sua versão de 27 anos diz a versão jovem de 16 anos, que seu maior arrependimento é que Kakeru já não está com eles no futuro, e pede a ela para vigiá-lo de perto.
09- NEVER SAID GOODBYE
Never Said Goodbye é um filme de romance estrelado por Lee Joon-gi, Zhou Dongyu e Ethan Juan. O filme é uma produção coreana-chinesa, com elementos que lembram “PS. I Love You”.
A trama conta a história de Jun Ho (Lee Joon-gi) e Xiao Yu (Zhou DonYu), duas pessoas de nacionalidades diferentes vivendo um romance marcado pelo destino. Ele é um sul coreano que morava com a irmã na Itália, um dia decide se aventurar pelas terras Chinesas através de um intercâmbio. Jun Ho se apaixona por Xiao Yu e enfrenta toda a resistência dela para viverem um romance com todo o clichê possível. Entretanto acontecimentos inesperados afetam seu amor.
08- KOIZORA
O filme e o Dorama foram baseados no mangá de 8 volumes da autora Ibuki Haneda, que também, foi adaptado de um livro inspirado no relato verídico de Mika, publicado originalmente no Mahou no iRando, um popular site de celular japonês, conhecidos como Romances de Celular.
A trama traz a história de Mika e Hiro, dois adolescentes no ensino médio com personalidades diferentes que se apaixonam e vivem um amor intenso, único e difícil. Seu amor é inspirador quando pensamos em tudo que eles passam para estarem juntos. Ficamos impressionadas com o companheirismo e apoio desses jovens que não possuem medo de lutar pelo que querem e por suas vidas.
Mika é uma jovem com personalidade doce, gentil, sensível, tímida, chorona e apegada à sua família que sonha se apaixonar intensamente e viver esse amor. Já Hiro é um jovem rebelde e mal interpretado que com seu cabelo loiro e uma personalidade destemida acaba por se aproximar de Mika de forma inusitada, um beijo. E assim, começou um romance lindo, esperanço e marcado pelo destino.
O dorama traz a história de forma mais completa e detalhada, porém para quem tem ansiedade em viver a dor de uma única vez recomendamos o filme.
07-ANOHANA
Baseado no mangá AnoHana de Mitsu Izumi. A história é bem definida e tanto no mangá quando em suas representações televisivas, nada é simples e todas as cenas são importantes.
A trama traz a história de 5 amigos, Jintan, Anaru, Yukiatsu, Tsuruko, Poppo e Menma, que se separam após uma tragédia quando ainda crianças. Anos depois Menma aparece a Jintan para realizar um desejo. Jintan foi o que mais sofreu com a tragédia e desenvolveu problemas emocionais. Com seu coração apertado ele decide ir em busca dos seus amigos e para realizarem o desejo de Menma.
Em meio às dores do passado, cada um deles vai superando os seus ressentimentos pelo fatídico acidente e, finalmente, acabam voltando a ser o mesmo unido grupo de amigos que eram.
06-A MILLIONAIRE’S FIRST LOVE
O filme conta a história do jovem milionário de 18 anos, Kang Jae-kyung(Hyun Bin), que para receber a herança do seu avô deverá seguir algumas regras impostas por ele. Uma das regras é que o jovem vá para o interior e viva uma vida simples, longe de suas ostentações diárias.
Kang Jae-kyung é um jovem rebelde e sem perspectiva de um futuro promissor além de viver gastando a fortuna de seu avô. A condição de ter que se formar na escola da província de Gangwon e viver a vida simples do interior é um “banho de água fria” em seus desejos de esbanjar a herança.
Ao se mudar para o interior, mesmo a contragosto, ele conhece a jovem Choi Eun-Whan, uma garota bastante sorridente e determinada, que tem uma realidade completamente diferente da sua. Ela é bastante independente e dá o máximo de si para conquistar seus sonhos. Os dois se tornam amigos e essa amizade começa a influenciar Jae-Kyung positivamente.
Com o passar do tempo Jae-Kyung começa a recordar de seu passado e rever seus passos de vida. Com a influência de Eun-Whan e a descoberta de um segredo que ela carrega, ele decide mudar suas ideias e viver esse amor.
05-Until We Meet Again (Boys Love)
“Until we meet again” traz a história de amor entre dois homens em dois momentos diferentes. Korn (Nine Nopparat) e In (Earth Katsamonnat Namwirote) se apaixonam assim que se conhecem na universidade, no final dos anos 1980/início dos anos 1990, entretanto seu amor é fadado ao fracasso quando enfrentam uma sociedade preconceituosa e pais que possuem preconceitos entre si somados ao preconceito a homossexuais que ambos compartilham.
Em 2019 temos Dean (Ohm Thitiwat Ritprasert) e Pharm (Fluke Pongsatorn Sripinta) que se conhecem, também, na universidade. Ambos passaram sua adolescência em busca de alguém que só seus corações conheciam. Logo na primeira troca de olhares sentem que acharam aquilo que tanto procuravam no mundo, um ao outro.Enquanto Dean e Pharm começam se conhecer, eles também começam a descobrir os segredos que vivem em seus corações e no passado de suas famílias. As marcas passadas assombram o casal e demonstram que nem tudo precisa se repetir. Nossos corações passam a série inteira com o receio do fim trágico do casal anterior.
04-A VOZ DO SILÊNCIO
A voz do silêncio, Koe no Katachi, é uma animação baseada no mangá de mesmo nome que foi escrito e ilustrado por Yoshitoki Ōima.
A trama traz a história de Shoya Ishida, um jovem problemático que pratica bullying com seus colegas e Shoko Nishimiya uma menina doce que possui uma deficiência auditiva. Nishimiya é transferida para a escola de Ishida e logo de início se torna alvo de suas ofensas e brincadeiras. O tempo passa e Nishimiya se torna cada vez mais isolada e reclusa em sua vida escolar, porém as coisas mudam quando Ishida passa de bully a vítima. Nesse momento seu apoio vem daquela que ele menos esperava.
03- HAL
O filme é uma animação de mais ou menos 1 hora, diferente das outras produções aqui apresentadas. Baseado no mangá de mesmo nome escrito Umi Ayasi.
Ele traz a história da jovem Kurumi, que entra em depressão após perder seu primeiro amor em um trágico acidente. Para ajudá-la a superar a dor seu avô cria o robô Q01, codinome HAL, este foi designado para substituir o HAL e tentar amenizar a dor de Kurumi. No decorrer da história somos cativados por HAL e sentimos a todo momento que Kurumi merece um final perfeito, mesmo sabendo que ele é apenas um robô. Entretanto tudo que acreditamos na história nos surpreende nos momentos finais e reviravoltas acontecem.
Mesmo a trama sendo bastante parada o que afeta um pouco nossa percepção do filme, toda a atenção é necessária visto que cada detalhe revela um pouco do final surpreendente.
02- EU QUERO COMER SEU PÂNCREAS
Live Action baseado na novel Kimi no Suizō o Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas / Eu quero comer o teu pâncreas) de Yoru Sumino e que também possui um filme em animação.
Ele conta a história de Shiga (Takumi Kitamura/Oguri Shun) após encontrar o diário de sua colega de classe, Sakura (Hamabe Minami) e começar a recordar do passado, o filme vai e volta no tempo. No diário ele descobre toda a trama de sua amiga enquanto passava por uma doença no pâncreas e enquanto isso ele recordar de como a conheceu e o quando sentiu incomodado por ela.
Shiga sempre foi um jovem introvertido que queria passar o ensino médio sem ser notado. Um dia ele conhece uma garota extrovertida, doce e que está sempre feliz. Esse encontro traz uma amizade inusitada e até um novo rumo para a vida de Shiga que acaba se tornando professor, além disso ele se torna amigo dos dois melhores amigos de Sakura, Kyoko (Otomo Karen/Kitagawa Keiko) e Miyata (Yamoto Yuma/Kamiji Yusuke).
01- ODE TO MY FATHER
A trama conta a história de uma família, como muitas outras, que sofre os horrores da Guerra. Durante a Guerra da Coréia, um menino vê seu destino mudar ao perder de vista a irmã e abandonar o pai para procurá-la. Durante os 60 anos seguintes, ele passa pelas minas de carvão da Alemanha e pela Guerra do Vietnã, mas mantém-se fiel à promessa feita ao pai: cuidar e proteger sua família.
Bem, falar desse filme acaba com o meu coração. Esse filme trabalha com as questões familiares do pós guerra da coreia, mas por que ele destrói tanto meu coração? Quando lembramos as consequências da ditadura militar no Brasil ou no caso da Argentina. Tivemos desaparecidos políticos e famílias que nunca mais viram seus parentes, na Argentina temos as mães da praça de maio, que é uma organização de mulheres que perderam seus filhos durante a ditadura militar. E as consequências da Guerra para muitos coreanos não foi diferente da nossa realidade.
Acredito que essas 10 indicações são as melhores para se acabar em lágrimas naqueles dias que queremos desabafar e não sabemos como. São excelentes produções para os mais variados gostos. Saliento que o Japão tem uma excelência em produções de Live Action que valem a pena conferir 😀
*Dorama: novela/série japonesa. Drama: novela/série coreana.