Está procurando animes com temáticas mais maduras, voltadas para adultos, mas que não necessariamente seja de ação? Conheça então o Seinen! Este é um subgênero de animes japoneses com temáticas voltadas para adultos, onde recebem mais liberdade criativa e menos restrições para apresentar adequadamente temas maduros do que outros gêneros, como o shonen. Os animes seinen nem sempre precisam abraçar a violência e o sangue, pois os temas adultos também podem ser mais profundos e desgastantes psicologicamente e existencialmente.
Existem muitos animes seinen, clássicos e novos, que se tornaram básicos ao longo dos anos, estabelecendo certos conceitos, estereótipos e estilos narrativos. E na lista de hoje, trago alguns animes exemplos que quebraram os estereótipos ou simplesmente se destacaram do resto e aumentaram o nível dos animes seinen.
10- Land of the Lustrous
Em Land of the Lustrous, a história se foca em seres vivos cristalinos chamados Gems, que servem ao propósito de lutar contra os Lunarians. Os Lunarians procuram invadir e colher Gems como recursos valiosos, o que por si só já nos proporciona diálogos e reflexões interessantes.
Land of the Lustrous se afasta um pouco de conceitos padronizados, e até mesmo seu estilo de arte sai do padrãozão genérico e se volta para um estilo que dá vida à sua premissa. O que não é de se espantar, já que o Studio Orange também deu vida a outro anime revolucionário: Beastars.
9-Mushishi
Após seu lançamento inicial em 2005, Mushishi serviu como um seinen dando boas-vindas a temas adultos instigantes. Mushishi segue um personagem simpático chamdo Ginko, enquanto ele investiga seres sobrenaturais conhecidos como Mushi. Mushishi é incrível na forma como apresenta um cenário calmo para um mistério sobrenatural, mas não diminui sua complexidade para atender a um público mais jovem.
Mushishi é a série perfeita para quem quer uma história bem escrita e única, com belos visuais e lições a serem aprendidas.
8- Monster
Monster é um anime seinen mais antigo que teve um impacto tão grande que elevou consideravelmente o nível para os seinen. O mangá de Monster começou em 1994 e, em 2004, finalmente conseguiu sua tão esperada adaptação em anime.
Monster segue o Dr. Kenzo Tenma enquanto ele toma a difícil decisão de salvar a vida de uma criança sobre a do prefeito, com a criança crescendo para se tornar um serial killer. Monstro levou o tormento psicológico para outro nível, além de possuir cenas extremamente gore e um ritmo pesado. Assista com cautela!
7-One Punch Man
Sendo uma recomendação um pouco mais leve, One-Punch Man deveria ser um conceito genérico de seinen com um herói lutando contra vários monstros grotescos e a violência caótica que se segue. No entanto, One-Punch Man abraça seu charme cômico e paródico, seguindo um protagonista overpower chamado Saitama, mas tornando-o profundo e significativo o suficiente para também ser divertido e criarmos simpatia por seus complexos.
One-Punch Man não se leva muito a sério, mas ainda é perfeitamente capaz de apresentar ameaças sérias, mesmo que possam ser derrotados por Saitama em meros segundos de ativação do modo sério de combate. One-Punch Man é animado pela Madhouse, estúdio de renome também responsável pelo anime Monster indicado acima.
6-Vinland Saga
O mangá de Vinland Saga tem sido bem avaliado e recebido desde sua estreia em 2005, então os fãs ficaram super hypados com o lançamento do anime em 2019. E com o anime devidamente entregue, vemos o caos e a violência da cultura viking com cenas de ações incríves, mas o anime também prosperou ao inserir histórias convincentes e personagens intrigantes nesse cenário.
Personagens complexos como Askeladd e Thorfinn realmente mudaram o jogo e subiram o nível em termos do que os fãs de seinen querem para seus personagens principais. Já se foi o tempo de eiolência irracional e personagens unidimensionais.
5-Kaguya-Sama: Love Is War
Kaguya-Sama: Love Is War é a prova de que os animes seinen nem sempre precisam ser sombrios, corajosos, violentos ou existencialmente instigantes. Kaguya-Sama ganhou sua popularidade sendo uma comédia romântica, mas não só isso, o anime atingiu mais alto escalão das comédias românticas de animes! Na história, Kaguya Shinomiya e Miyuki Shirogane são os melhores alunos da Shuchiin Academy, e quando ambos têm sentimentos óbvios um pelo outro, vira um jogo de provocação divertido.
O primeiro a confessar seu amor mostra fraqueza, então travessuras, truques e caos geral acontecem quando Kaguya e Miyuki lutam com seu orgulho em risco. O anime estreou em 2019, e vem crescendo em popularidade a cada nova temporada. Kaguya-Sama liderou o caminho para várias comédias românticas seinen que vem ganhando aprovação em gera.
4-Kingdom
Enquanto animes como Vinland Saga abordam temas complexos que se destacam dos conflitos que o acompanham, Kingdom é um exemplo contrastante que explora ativamente seus temas de guerra. Kingdom é um seinen militar histórico, seguindo Xin em sua busca por honra e glória.
Para alguns, Kingdom é um anime que demora para engatar e chegar no auge das coisas e ganhar impulso, mas o anime se justifica em seus esquemas, e sua terceira e quarta temporadas realmente chamam a atenção de todos. Ele surpreendeu os fãs com sua profundidade nos esquemas políticos e intrigas da guerra, bem como momentos emocionais e hilários, incluindo muita ação extremamente bem animada.
3-March Comes In Like A Lion
March Comes In Like a Lion é outro excelente exemplo de anime seinen não ter que ser tudo sobre cenários sombrios, violência, sangue ou trauma psicológico. March Comes In Like a Lion aborda questões sérias e complexidades da vida, mas de uma forma genuína. Nela, acompanhamos Rei Kiriyama, um jogador de shogi (uma espécie de xadrez japonês), e Rei é excepcional no jogo. O anime mostra sua vida e luta para equilibar seus dilemas ao lado de sua carreira de shogi.
March Comes In Like a Lion lida com o custo físico e mental de como as duras realidades e as pressões sociais afetam as pessoas, mas não se resume a ser apenas uma narrativa sombria. Em vez disso, ele pega as emoções complexas de Rei e outros personagens e os torna verdadeiramente atraentes, e tudo isso através de uma animação muito incrível. Recomendo bastante atenção na abertura do anime, além da música ser ótima, podemos refletir bastante com as sequências da abertura e os dilmeas de Rei.
2-Ping-Pong: The Animation
Enquanto Haikyuu!! é um shonen muito popular, Ping Pong: The Animation está no topo dos animes de esportes seinen. O anime foi lançado em 2014 como uma adaptação do mangá de 1996 de Taiyo Matsumoto, e se concentra em como a competitividade do esporte pode afetar vidas. E acreditem, Ping Pong: The Animation foi mestre em mostrar a realidade da competição.
Ping Pong e seus temas realistas, juntamente com sua história convincente, o catapultaram para o sucesso que desfrutou. Nenhuma violência sangrenta ou trauma psicológico sombrio foi necessário para este anime, apenas um drama sobre as consequências e pressões da competição no esporte e as pessoas afetadas, com uma complexidade temática impressionante.
1-Akira
Não podendo faltar nesta lista, Akira. Akira foi revolucionário para o terror fantástico e animes como um todo, e é um antigo clássico de lançado em 1988. Akira mergulhou em fantasia, ficção científica e horror sobrenatural de uma só vez, com muito sangue e carnificina em exibição. Akira é um filme que inspirou tantas séries ao longo do anime, desde seus visuais de tirar o fôlego até sua narrativa dramática.
Akira colocou os animes seinen no mapa no final dos anos 80 e estabeleceu um precedente para que outros pudessem se inspirar, ou superar. Apesar dos animes mais novos terem o luxo de tecnologia e recursos avançados, Akira fez um sucesso estrondoso em uma época onde era trabalhoso fazer os visuais icônico que vemos na obra.
Busca mais recomendações do gênero? Confira então o vídeo do Maratonando, canal do Youtube parceiro do Referência Nerd, onde falo sobre sobre meu top 5 animes seinen!