O movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos e também no Brasil colocou em evidência o racismo diário sofrido por pretas e pretos. Mesmo na indústria do cinema, os baixos salários para artistas negros e falta de representatividade nos prêmios nos mostram o quanto sua arte e trabalho são negligenciados.
Assim, precisamos exaltar os filmes protagonizados, produzidos e dirigidos por negras e negros seja em Hollywood, seja no Brasil ou em outros países. O Telecine montou uma lista de filmes com foco na #ExcelênciaPreta disponíveis na plataforma de streaming, e o Referência Nerd selecionou 10 desses maravilhosos longas para vocês. Segue a lista:
10. Nós (2019)
Foto: Divulgação/NBCUniversal
Nós é um filme de suspense e terror escrito, produzido e dirigido por Jordan Peele (também diretor de Corra!, 2017). O filme conta a história de uma família que tem suas férias interrompidas por um grupo de pessoas idênticas a eles. Lupita Nyong’o (conhecida por seus papéis em 12 Anos de Escravidão e Pantera Negra) protagoniza as matriarcas das duas famílias, que fazem de tudo para proteger os que amam.
9. Rafiki (2018)
Foto: Divulgação
Este filme queniano foi o primeiro do país a ser exibido no Festival de Cannes. O longa conta com a diretora e roteirista Wanuri Kahiu e as atrizes novatas Samantha Mugatsia e Sheila Munyiva. Elas dão vida a uma dupla de amigas cujas famílias são rivais políticas. Apesar da sociedade conservadora que permeia as personagens, a amizade evolui para um romance. O filme foi proibido no Quênia, onde a homossexualidade ainda é crime.
8. Tim Maia (2014)
Foto: Globo Filmes/Divulgação
Filme nacional biográfico percorre os anos do músico Tim Maia e sua carreira de sucesso. Robson Nunes e Babu Santana (ele mesmo, do Big Brother Brasil 2020) dão vida a Tim Maia adolescente e adulto, respectivamente. O cantor trouxe o soul americano para o Brasil e é, ainda, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira.
7. Raízes de Sangue (2018)
Foto: Alex Bailey/Rialto Pictures/Studiocanal
Dirigido por Idris Elba (que atuou em Mandela e no Universo Cinematográfico Marvel), Raízes de Sangue se passa na Jamaica nos anos 70. O protagonista vê seu irmão sendo morto; dez anos depois, ele se depara com a chance de acertar as contas com o assassino e vingar o irmão.
6. O Ódio Que Você Semeia (2018)
Foto: Twentieth Century Fox / Everett
O Ódio Que Você Semeia é um filme baseado no livro homônimo de Angie Thomas. Conta a história de uma adolescente negra de 16 anos que presenciou violência policial, causa da morte de seu amigo. Ela faz de tudo para dizer a verdade e levar justiça a ele.
5. Cidade De Deus (2002)
Foto: Divulgação
Um dos filmes nacionais mais importantes e com nada menos que quatro indicações ao Oscar de 2004, Cidade de Deus acompanha a vida de alguns personagens na favela que se tornou a mais perigosa do Rio de Janeiro. Buscapé (Alexandre Rodrigues) narra a o filme, história cheia de violência, com o receio de se tornar também um criminoso.
4. O Sol Também É Uma Estrela (2019)
Foto: Divulgação
Mudando o foco para o romance, O Sol Também É Uma Estrela também é um filme baseado em livro homônimo. Ele acompanha Natasha (Yara Shahidi), uma mulher crítica e lógica, que conhece Daniel (Charles Melton), um romântico incurável. Apesar das diferenças, eles se dão muito bem juntos, mas Natasha não quer se apegar, pois sua família está prestes a ser deportada.
3. Uma Família De Dois (2016)
Foto: Divulgação
Este filme francês conta a história cativante de um pai solteiro. Samuel (Omar Sy) nunca foi muito responsável, mas viu sua vida virar de cabeça para baixo com a chegada de um bebezinho, sua filha, Glória. Desesperado, ele viaja para Londres para encontrar a mãe, mas sem sucesso. Lá, ele recomeça sua vida com a filha, porém 8 anos depois, a mãe reaparece.
2. No Calor Da Noite (1967)
Foto: Divulgação
Filme cult da década de 60 levou cinco prêmios do Oscar em 1968 e acompanha um detetive negro (Sydney Poitier) que foi acusado injustamente de um crime que não cometeu. Depois de sair da prisão, ele começa uma investigação sobre o caso em uma região racista do Mississipi.
1. Infiltrado Na Klan (2018)
Foto: FOCUS FEATURES
Dirigido, produzido e escrito por Spike Lee, Infiltrado na Klan ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019 e deixou muitos revoltados por não ter vencido o de Melhor Filme. John David Washington protagoniza o filme como Ron Stallworth, um detetive negro que se infiltra, na década de 70 na Ku Klux Klan (KKK), organização conservadora e extremista que defendia a supremacia branca. Baseado em uma história real, Ron Stallworth pretendia expor a KKK e colocar um fim nela.