10 curiosidades sobre Wakanda!

Quando o Pantera Negra chegou, o mundo conheceu o país fictício mais avançado tecnologicamente do mundo. Foi de Wakanda que veio o Vibrânio, material presente no escudo do Capitão América e no corpo do Ultron, além de tecnologias superiores do que o mundo afora conseguia criar. É um país oculto e cheio de histórias e mistérios, que quase 2 filmes não podem explicar totalmente.

 

Eis aqui 10 fatos que a Marvel nunca revelou sobre Wakanda:

 

10 – Valor do Vibrânio

 

 

No universo Marvel, existem 2 materiais indestrutiveis: Adamântio (usado no Wolverine) e Vibrânio (no escudo do Cap. América e que há em Wakanda). Mesmo abrindo suas fronteiras para o mundo, o material de Wakanda não foi disponibilizado a tempo, porém no passado foi um material muito comercializado.

 

O seu valor não foi revelado no filme Capitão América: O Primeiro Vingador, somente era descrito como um material raríssimo. Mas nos quadrinhos a história é outra: como Wakanda é mais aberta, o preço cotado do Vibrânio é de 10 mil dólares americanos por grama para quem queira comprar.

 

9 – SUS

 

 

A saúde pública é um dos maiores problemas sociais (aqui no Brasil então, bem sabemos). Mas para Wakanda, isso não é uma dor de cabeça. Ninguém fica doente lá, graças aos seus cientistas e tecnologia top de linha, que inclusive já desenvolveram a cura do Câncer.

 

Como seus recursos são quase ilimitados, sua população possui acesso aos serviços de saúde de forma igualitária e gratuita, possuindo assim um dos maiores IDHs do mundo.

 

8 – Plano anti-Galactus

 

 

Galactus é o devorador de mundos e um dos vilões mais poderosos da Marvel. E por incrível que pareça, Wakanda tem planos de defesa até contra essa ameaça intergalática. Isso é visível quando o Agente Ross encontra um livro chamado Galactus: Planos e procedimentos de contingência que inclui protocolos, como sair do planeta em fila ordenada e linha única.

 

7 – Tecnologia

 

 

Como foi dito no início da postagem, Wakanda é o país mais avançado tecnologicamente do mundo. Com acesso ilimitado ao Vibrânio, o país conseguiu desenvolver tecnologias superiores e de forma independente. Sua tecnologia de computação é inigualável. Mas não deixaram a tecnologia exterior de lado, estudando-a de forma a encontrar brechas e invadir redes estrangeiras.

 

Nos quadrinhos, esta nação foi a primeira a conseguir dividir o átomo um século antes do resto do mundo e já lançava satélites vigilantes no espaço, bem na frente dos americanos e soviéticos durante a corrida espacial.

 

6 – Os Criadores

 

 

No filme Pantera Negra, é contada uma curta história sobre a origem de Wakanda e como ela se tornou futurista e escondida do resto do mundo, junto com a queda do meteoro de Vibrânio que atingiu a África há milhões de anos. Nos quadrinhos, há indícios de histórias pré-espaciais que revelam a Terra como o primeiro habitat dos Criadores, espécie de criaturas místicas.

 

Os humanos se esbarraram com eles e a partir daí, tiveram uma convivência pacífica durante um tempo. Quando os recursos começaram a se tornar escassos, Thanos deu a sua solução final (já sabem qual estou falando). Entretanto, os deuses de Wakanda se recuperaram e ajudaram os humanos a banir as criaturas místicas.

 

5 – Educação

 

 

A educação nesse país é invejável. Wakanda possui a maior taxa de alfabetização do mundo, tendo um programa escolar de destaque e ainda ser totalmente gratuita. O único “problema” é quando o aluno vai para faculdade, pois como o país é isolado, é proibido frequentar instituições educacionais estrangeiras. Mas isso não é nem uma dor de cabeça, pois Wakanda tem tudo à disposição do povo.

 

4 – Pulseira Kimoyo

 

 

Essa pulseira é como um telefone, numa forma de comunicação avançada dos cidadãos wakandenses. Nos quadrinhos, cada miçanga da pulseira tem uma função específica. A primeira é dada ao cidadão desde o seu nascimento e funciona como uma ficha médica da pessoa, até a sua morte e outra miçanga dá acesso a internet de Wakanda.

 

Essa pulseira de comunicação permite mais do que chamadas de vídeo, também é possível trocar SMS e traz ferramentas muito semelhantes ao Apple Watch, que possui GPS, segurança doméstica, entre outros.

 

3 – Religião

 

A religião de Wakanda é comumente relacionada ao Antigo Egito. Há vários deuses egípicios inseridos na cultura wakandana, como por exemplo, o Pantera Negra é focado no deus pantera Bast. Mas há uma contradição: M’Baku se referiu a Hanuman, um deus hindu…Então como um reino tão isolado que não é hinduísta adora um deus hindu?

 

Existem 4 cultos em Wakanda: Pantera, Gorila Branco, Leão e Crocodilo, cada um adorando um deus egípicio. No universo Marvel, eles podem aparecer, como a deusa leão Sekhmet, que entrou na mansão dos Vingadores para o Pantera Negra dar informações sobre o deus pantera.

 

 

2 – Sociedades e grupos

 

 

Muitos personagens em Wakanda possuem grupos. Uma delas é a guarda costas do rei, líder da guarda real Dora Milaje, a Okoye. Nakia, o amor de T’Challa, faz parte da rede internacional de espionagem wakandense, os War Dogs. Outro grupo é o Desturi, cheio de xenófobos e conservadores ultranacionalistas que não aceitam a ideia de abrir as fronteiras do país.

 

1 – Atlântida x Wakanda

 

 

O reino de Wakanda foi referenciado num mapa da SHIELD, que possuía vários locais marcados. Um estava na África, mas havia outro no Oceano Atlântico, revelando um futuro encontro com Namor, regente de Atlântida. As duas nações tem uma relação de rivalidade de longa data na Marvel. Namor e o Pantera Negra são inimigos desde que se conheceram.

 

O momento mais crítico nos quadrinhos foi quando Wakanda destruiu Atlântida. Thanos, ao chegar na Terra procurando uma das jóias do infinito, encontra  Namor, que por vingança contou a localização exata da jóia em Wakanda com a intenção de que ele pudesse destruir o país. Há teorias de que o Pantera Negra 2 apresente Atlântida e Namor como o principal vilão.

Compartilhe: