Já foi o tempo em que a animação japonesa deixou de ser só japonesa, com admiradores ao redor do globo, a indústria que fatura algo entre 18.6 bilhões de dólares só no seu país de origem, possui histórias que encantam os mais variados públicos. Porém essa arte nascida no início do século XX passou por várias transformações até chegar nos dias de hoje, por isso listamos dez animes clássico que merecem ser vistos, principalmente se você é um verdadeiro fã deste estilo de animação.
10- SUPER DINAMO
Este anime de 1967, foi tão popular que teve uma releitura em 1983 e ainda está no imaginário dos japoneses até os dias de hoje, inclusive ganhou um filme novo em 2004.
A narrativa adaptada de um Mangá conta a história de um grupo de crianças que são escolhidas para serem os novos “Defensores da justiça”. O enredo repleto de piadas e brincadeiras. É um excelente desenho para quem quer simplesmente se divertir e quem sabe relembrar as boas e velhas brincadeiras da infância.
9 – 8 MAN
Talvez você já tenha visto o enredo deste anime em algum filme de Hollywood, ou mesmo em outras animações, porém lembre-se que esta obra surgiu nos mangás em 1963 e teve seu anime lançado em 1964, ou seja, muito antes do enredo ficar repetitivo, talvez de certa forma até ajudando a cria-lo e populariza-lo
Na história, um detetive da polícia é assassinado criminosos, e tem seu corpo levado para um laboratório onde um cientista transplanta sua vida para o corpo de um ciborgue. Após sete tentativas sem sucesso, o cientista finalmente consegue realizar seu objetivo na oitava. Agora o Detetive usa seu novo corpo para lutar contra o crime, e vive uma vida dupla, escondendo sua real forma de sua namorada e seu melhor amigo.
A série fez tanto sucesso em seu país de origem que ganhou um filme em 1994 e uma nova série em mangá em 2005.
8- Hyakujuo Golion
Esse é um dos mais conhecidos no ocidente, recebeu inclusive uma nova roupagem pela Netflix em 2016, mesmo assim, a série original merece ser vista.
O Anime conta a história de cinco jovens pilotos que encontram seu mundo praticamente destruído após retornarem de uma missão. Eles acabam escapando para um misterioso planeta aonde conhecem o robô senciente GoLion, que teve suas partes separadas em cinco feras como punição por sua arrogância.
O anime possui uma versão censurada e drasticamente cortada para o ocidente conhecida simplesmente como Voltron
7- Speed Racer
Outro clássico famoso, esse anime de 1967 possui várias versões e séries futuras e ainda um filme de 2008. Porém a recomendação aqui é sobre a versão clássica, mais especificamente para a versão japonesa Mach Go Go Go, que tem um foco muito mais dramático e impactante do que o versão que foi dublada. Porém devido a dificuldade de se conseguir o material original na internet, a indicação da versão ocidental também se torna presente.
A história gira em torno de Go Mifune, um jovem piloto de corridas que viaja pelo mundo enfrentando desafios em busca de se tornar um grande campeão e honrar a memória de seu irmão mais velho desaparecido e supostamente morto.
6- Ōgon Bat
Outro anime de 1967, é a primeira adaptação de um personagem criado em 1930. na história, após encontrarem a tumba do antigo imperador da cidade perdida de Atlântida, um grupo de aventureiros libertam Fantomas, o antigo guardião do reino perdido que torna-se protetor dos jovens em suas aventuras.
5- Kinnikuman
Se você era criança no início dos anos 2000, você sabe que “Vilões do espaço vieram avisar, Que a raça humana querem liquidar, Lutadores querem resgatar a paz, Com força, agilidade e muito gás.” Porém talvez você não saiba que Músculo Total é a continuação do anime de 1983, e que por sua vez é uma adaptação de um mangá que possui histórias esporádicas sendo publicadas até os dias de hoje.
O enredo gira em torno de um super herói medroso que descobre ser o herdeiro do trono de um planeta de guerreiros e que precisa provar seu valor em um torneio enfrentando os maiores super heróis e vilões do universo. A série é uma grande sátira aos super heróis norte americanos e se você gosta de Boku no hero, você vai amar essa série, pois muita coisa que você vê na academia de heróis é homenagem direta a Kinnikuman.
4- Astroboy
Falar de Animes antigos e não falar de Osamu Tezuka seria um grande desserviço. Astroboy é um personagem mundialmente conhecido. Teve sua primeira adaptação em 1963, e teve, igual toda a obra de Tezuka, forte influência nas animações de Walt Disney, foi expoente da cultura pop japonesa durante décadas. Até os dias de hoje influenciam novos filmes, séries, animes e mangás.
Astroboy conta a história de um garoto que após morrer em um acidente tem suas memórias transplantadas para um robô pelo seu pai, porém este o rejeita após perceber que seu filho está morto e um robô não conseguirá substituí-lo. Anos depois o jovem robô se torna um protetor da terra lutando contra crimes e inimigos enquanto sonha em algum dia ter sua própria família
3- Gatchaman
Talvez a série japonesa mais conhecida e referenciada de todos os tempos, mas que ninguém se lembra. O Anime originalmente intitulado Science Ninja Team Gatchaman, foi lançado em 1972, e adaptado sobre diversos nomes ao longo dos anos e em diversos países, com censuras distintas. No Brasil algumas versões foram exibidas como G- Force: guardiões do espaço e exibida durante anos no Cartoon network, e Batalha dos Planetas, exibido durante certo tempo pela rede Bandeirantes.
O anime já contou com uma adaptação em 2013 em live action, e é considerado por revistas especializadas como uma das maiores e mais importantes franquias de animes de todos os tempos, já tendo sido referenciada em séries como Power Rangers e os Simpsons, e recebido homenagens de artistas como Alex Ross.
A história base, porém, é bem clichê para os dias atuais. Conta como cinco jovens são escolhidos para receberem poderes especiais para se tornarem super heróis e lutarem contra as forças de uma organização terrorista/ alienígena liderada pelo terrível Galactor, determinado a dominar o mundo.
2-Jungle Taitei
Jungle Tatei, ou como é conhecido no ocidente Kimba, o Leão Branco é outra criação do grande Osamu Tezuka. Na história, um Jovem leão branco tem seu pai morto por dois caçadores em meio a um desfiladeiro, o jovem leão então é criado dentro de um navio aonde se torna amigo dos ratos até crescer e poder voltar para as selvas africanas e honrar a memória de seu pai.
Se pela descrição a cima você se lembrou de Rei Leão o clássico filme da Disney, não se preocupe, muitas pessoas discutem até hoje se a obra da Disney é um plagio e ou uma adaptação ocidental da obra de Tezuka.
Vale lembrar também que esse anime sofreu alterações nas versões ocidentais tais como o final da historia, então quando estiver procurando, é importante se atentar a isso.
1- Mole’s Adventure
Por fim e certamente o mais importante, o Anime que se não existisse, provavelmente nenhum dos citados acima existiria, e certamente os que você gosta também não.
Mole’s Adventure lançado em 1958, é uma animação de nove minutos que é considerado o primeiro anime moderno e também o primeiro televisionado. Foi nele que toda a linguagem, traço, e forma de produção desta arte foi inventada e testada. A animação conta a história de uma toupeira que, irritada com a forte luz da terra decide sair do planeta e buscar um pouco mais escuro, e acaba por encontrar um novo lar repleto de novas criaturas.
Você conhecia algum desses animes? Se interessou em ir atrás de algum para assistir? conte para a gente aqui nos comentários
Esse texto foi escrito e editado por Hugo Montaldi para o site Referência Nerd, e revisado por Raquel Severini